Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elciclei Faria dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5608950272165284
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741
Resumo: A pesquisa tematiza a formação de docentes indígenas, sob a ótica da experiência do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. O Projeto Pedagógico do referido curso emerge a partir de um processo de discussão, elaboração, implantação e diálogo compartilhado entre docentes da UFAM e da Organização de Professores Indígenas Mura – OPIM. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora e formadora em cursos junto a docentes indígenas, em especial junto aos docentes mura, com os quais desenvolvemos diversas pesquisas. A problemática da tese buscou investigar a existência de uma correlação entre a dimensão intercultural da formação e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Para responder a problemática levantada pela tese, fizemos as seguintes indagações: qual a concepção de interculturalidade presente no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas? - Quais disciplinas, ementas e atividades apontam para a promoção da interculturalidade na turma Mura? - Que atividades repercutem a dimensão intercultural na prática docente mura? A investigação foi realizada a partir de: análise documental, observação da prática pedagógica em duas escolas indígenas mura e entrevistas semiestruturadas com docentes mura, bem como docentes da UFAM que atuaram no curso, turma Mura. Pela singularidade dos sujeitos sociais envolvidos, este estudo utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, orientada pelo método da abordagem hermenêutica-dialética (MINAYO, 2006). O resultado da investigação defende a tese de que existe uma correlação entre a dimensão intercultural da formação docente e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Tal prática se caracteriza como intercultural pela forma como os/as docentes mura articulam os conhecimentos da cultura mura aos conhecimentos de outras sociedades; contextualizam os conhecimentos partindo do local para o universal; utilizam conhecimentos das diversas áreas do conhecimento situando sua prática na perspectiva interdisciplinar e intercultural na busca do bem viver.
id UFAM_1edc13d5743eded98f23a2446f13f5b1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6741
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente MuraPovo MuraFormação docente indígenaLicenciatura InterculturalPrática pedagógica interculturalMura peopleIndigenous teachers graduationIntercultural LicentiateshipIntercultural pedagogical practiceCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa tematiza a formação de docentes indígenas, sob a ótica da experiência do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. O Projeto Pedagógico do referido curso emerge a partir de um processo de discussão, elaboração, implantação e diálogo compartilhado entre docentes da UFAM e da Organização de Professores Indígenas Mura – OPIM. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora e formadora em cursos junto a docentes indígenas, em especial junto aos docentes mura, com os quais desenvolvemos diversas pesquisas. A problemática da tese buscou investigar a existência de uma correlação entre a dimensão intercultural da formação e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Para responder a problemática levantada pela tese, fizemos as seguintes indagações: qual a concepção de interculturalidade presente no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas? - Quais disciplinas, ementas e atividades apontam para a promoção da interculturalidade na turma Mura? - Que atividades repercutem a dimensão intercultural na prática docente mura? A investigação foi realizada a partir de: análise documental, observação da prática pedagógica em duas escolas indígenas mura e entrevistas semiestruturadas com docentes mura, bem como docentes da UFAM que atuaram no curso, turma Mura. Pela singularidade dos sujeitos sociais envolvidos, este estudo utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, orientada pelo método da abordagem hermenêutica-dialética (MINAYO, 2006). O resultado da investigação defende a tese de que existe uma correlação entre a dimensão intercultural da formação docente e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Tal prática se caracteriza como intercultural pela forma como os/as docentes mura articulam os conhecimentos da cultura mura aos conhecimentos de outras sociedades; contextualizam os conhecimentos partindo do local para o universal; utilizam conhecimentos das diversas áreas do conhecimento situando sua prática na perspectiva interdisciplinar e intercultural na busca do bem viver.This research has as its theme the graduation process of Mura indigenous teachers under the light of the Indigenous Teachers Graduation Course of the Federal University of Amazonas - UFAM. The pedagogical process of such a course emerges from a series of dialog, creation, implementation processes between UFAM Professors and Mura Indigenous Teachers Organization – OPIM. The choice of such theme took inspiration in this educator and researcher’s experience in a variety of courses taken with other indigenous teachers, specially those of the Mura ethnical group with whom several researches have been developed. The object of this thesis aimed to investigate the existence of a correlation between the intercultural magnitude of Teachers graduation process and this of these indigenous teachers’ pedagogical practice at their schools. In order to respond to the questioning made in this thesis, these other questions were made: how does the Indigenous Teachers Graduation Course conceive the interculturality? What disciplines, subjects and activities lead to interculturality in a Mura class? What activities reverberate the intercultural magnitude in the Mura teaching practice? The investigation was conducted from: documental analysis, observation of the teaching practice in two Mura schools and semiformal interviews with Mura teachers and with those from UFAM who worked with the Mura class along the graduation course. Given the singularity of the social individuals involved, this study made use of the qualitative methodology of research, guided by the Hermeneutic-Dialectic Method (MINAYO, 2006). The result of the investigation defends that there exists a correlation between the intercultural scope of teachers graduation and the intercultural scope of the pedagogical practice of teachers at school. Such a practice is seen as intercultural due to the form as the Mura teachers articulate knowledge from their own culture with others from different societies; how they contextualize knowledge from a local sphere to a universal one; how they use such knowledge from several areas situating its practice in the interdisciplinary and intercultural perspectives in the pursuit of welfare.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoWeigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084Nascimento, Rita Gomes dohttp://lattes.cnpq.br/1608776186937258Luciano, Gersem José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1021166118431706Silva, Rosa Helena Dias dahttp://lattes.cnpq.br/5738798217460045Santos, Elciclei Faria doshttp://lattes.cnpq.br/56089502721652842018-10-31T15:39:02Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Elciclei Faria dos. Formação de Docentes Indígenas: Interculturalidade e prática docente Mura. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T18:17:22Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T18:17:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
spellingShingle Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
Santos, Elciclei Faria dos
Povo Mura
Formação docente indígena
Licenciatura Intercultural
Prática pedagógica intercultural
Mura people
Indigenous teachers graduation
Intercultural Licentiateship
Intercultural pedagogical practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_full Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_fullStr Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_full_unstemmed Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_sort Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
author Santos, Elciclei Faria dos
author_facet Santos, Elciclei Faria dos
http://lattes.cnpq.br/5608950272165284
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5608950272165284
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/6273580825792084
Nascimento, Rita Gomes do
http://lattes.cnpq.br/1608776186937258
Luciano, Gersem José dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1021166118431706
Silva, Rosa Helena Dias da
http://lattes.cnpq.br/5738798217460045
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elciclei Faria dos
http://lattes.cnpq.br/5608950272165284
dc.subject.por.fl_str_mv Povo Mura
Formação docente indígena
Licenciatura Intercultural
Prática pedagógica intercultural
Mura people
Indigenous teachers graduation
Intercultural Licentiateship
Intercultural pedagogical practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Povo Mura
Formação docente indígena
Licenciatura Intercultural
Prática pedagógica intercultural
Mura people
Indigenous teachers graduation
Intercultural Licentiateship
Intercultural pedagogical practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa tematiza a formação de docentes indígenas, sob a ótica da experiência do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. O Projeto Pedagógico do referido curso emerge a partir de um processo de discussão, elaboração, implantação e diálogo compartilhado entre docentes da UFAM e da Organização de Professores Indígenas Mura – OPIM. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora e formadora em cursos junto a docentes indígenas, em especial junto aos docentes mura, com os quais desenvolvemos diversas pesquisas. A problemática da tese buscou investigar a existência de uma correlação entre a dimensão intercultural da formação e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Para responder a problemática levantada pela tese, fizemos as seguintes indagações: qual a concepção de interculturalidade presente no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas? - Quais disciplinas, ementas e atividades apontam para a promoção da interculturalidade na turma Mura? - Que atividades repercutem a dimensão intercultural na prática docente mura? A investigação foi realizada a partir de: análise documental, observação da prática pedagógica em duas escolas indígenas mura e entrevistas semiestruturadas com docentes mura, bem como docentes da UFAM que atuaram no curso, turma Mura. Pela singularidade dos sujeitos sociais envolvidos, este estudo utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, orientada pelo método da abordagem hermenêutica-dialética (MINAYO, 2006). O resultado da investigação defende a tese de que existe uma correlação entre a dimensão intercultural da formação docente e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Tal prática se caracteriza como intercultural pela forma como os/as docentes mura articulam os conhecimentos da cultura mura aos conhecimentos de outras sociedades; contextualizam os conhecimentos partindo do local para o universal; utilizam conhecimentos das diversas áreas do conhecimento situando sua prática na perspectiva interdisciplinar e intercultural na busca do bem viver.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31T15:39:02Z
2018-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Elciclei Faria dos. Formação de Docentes Indígenas: Interculturalidade e prática docente Mura. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741
identifier_str_mv SANTOS, Elciclei Faria dos. Formação de Docentes Indígenas: Interculturalidade e prática docente Mura. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732030699667456