Interculturalidade e sustentabilidade: jogos e brincadeiras indígenas na Educação Física escolar
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8116 |
Resumo: | No processo de educação e de transmissão intergeracional da cultura, os jogos, brin- quedos e brincadeiras aparecem como importantes instrumentos, propiciando aos indivíduos características próprias, perpetuando a cultura, os modos de vida e fortalecendo identidades. Mas grande parte desses jogos e brincadeiras que encantam estão desaparecendo. Especificamente os jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas herdados pelos povos tradicionais, como é o caso dos povos indígenas, são pouco explorados e muitas vezes invisibilizados, na prática, da Educação Física Escolar. Com isso estão se perdendo no tempo e espaço. Assim, o objetivo desta pesquisa foi resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas de etnias do Rio Negro no Amazonas como subsídio ao desenvolvimento de atividades na Educação Física como forma de promover a interculturalidade e a sustentabilidade no ambiente escolar. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva analítica baseada em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Este estudo foi desenvolvido em bairros da cidade de São Gabriel da Cachoeira e nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campos São Gabriel da Cachoeira – IFAM/SGC. A pesquisa envolveu 82 discentes indígenas IFAM/SGC e 41 participantes também indígenas adultos residentes na cidade de São Gabriel Cachoeira de ambos os sexos. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar as relações de equilíbrio e sustentabilidade com o local onde vivem. Podendo quebrar círculos viciosos de uma sociedade consumista que não considera o protagonismo dos povos indígenas e seus conhecimentos milenares nos processos educacionais. Foram identificados e registrados 43 tipos diferentes de jogos, brinquedos e brincadeiras de 8 etnias indígenas (Tukano, Piratapuia, Baniwa, Baré, Cubeo, Tariano, Potiguara e Dessano) que foram agrupados em sete categorias, a saber: (1) brincadeiras de contingência física; (2) brincadeiras de exercício sensório-motor; (3) brincadeiras de contingência social; (4) brincadeiras de construção; (5) brincadeiras turbu- lentas; (6) brincadeiras simbólicas/faz de conta; (7) brincadeiras de regras. A grande maioria dos jogos e brincadeiras envolveram as dimensões motoras, culturais e de relações sociais e são aplicáveis no ensino da Educação Física escolar. Esses aparato de conhecimentos ampliam formas de discussões diversas no âmbito da sustentabilidade, interculturalidade, globalização, valorização da diversidade étnica e fortalecimento das identidades que podem ser trabalhados antes, durante e depois das aulas e ainda prever adaptações dentro e fora do espaço escolar. Esta pesquisa dará condições de se propor a construção de novos caminhos no qual o presente dialoga com o passado, se fazendo relevante considerar as contribuições e visões desses povos para o desenvolvimento sustentável, assim como para o gerenciamento e a conservação dos recursos naturais. |
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Assim, o objetivo desta pesquisa foi resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas de etnias do Rio Negro no Amazonas como subsídio ao desenvolvimento de atividades na Educação Física como forma de promover a interculturalidade e a sustentabilidade no ambiente escolar. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva analítica baseada em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Este estudo foi desenvolvido em bairros da cidade de São Gabriel da Cachoeira e nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campos São Gabriel da Cachoeira – IFAM/SGC. A pesquisa envolveu 82 discentes indígenas IFAM/SGC e 41 participantes também indígenas adultos residentes na cidade de São Gabriel Cachoeira de ambos os sexos. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar as relações de equilíbrio e sustentabilidade com o local onde vivem. Podendo quebrar círculos viciosos de uma sociedade consumista que não considera o protagonismo dos povos indígenas e seus conhecimentos milenares nos processos educacionais. Foram identificados e registrados 43 tipos diferentes de jogos, brinquedos e brincadeiras de 8 etnias indígenas (Tukano, Piratapuia, Baniwa, Baré, Cubeo, Tariano, Potiguara e Dessano) que foram agrupados em sete categorias, a saber: (1) brincadeiras de contingência física; (2) brincadeiras de exercício sensório-motor; (3) brincadeiras de contingência social; (4) brincadeiras de construção; (5) brincadeiras turbu- lentas; (6) brincadeiras simbólicas/faz de conta; (7) brincadeiras de regras. A grande maioria dos jogos e brincadeiras envolveram as dimensões motoras, culturais e de relações sociais e são aplicáveis no ensino da Educação Física escolar. Esses aparato de conhecimentos ampliam formas de discussões diversas no âmbito da sustentabilidade, interculturalidade, globalização, valorização da diversidade étnica e fortalecimento das identidades que podem ser trabalhados antes, durante e depois das aulas e ainda prever adaptações dentro e fora do espaço escolar. Esta pesquisa dará condições de se propor a construção de novos caminhos no qual o presente dialoga com o passado, se fazendo relevante considerar as contribuições e visões desses povos para o desenvolvimento sustentável, assim como para o gerenciamento e a conservação dos recursos naturais.In the process of education and intergenerational transmission of culture, games, toys and games appear as important instruments, providing individuals with their own characteristics, perpetuating culture, ways of life and strengthening identities. But most of these games and jokes that enchant are disappearing. Specifically, indigenous games, toys and games inherited by traditional peoples, as is the case with indigenous peoples, are little explored and often made invisible in the practice of School Physical Education and are thus being lost in time and space. Thus, the objective of this research was to rescue games, toys and indigenous games from ethnic groups of the Rio Negro in Amazonas as a subsidy to the development of activities in Physical Education as a way to promote interculturality and sustainability in the school environment. The research is characterized as a qualitative approach, with analytical descriptive purpose based on bibliographic, documental and research-action. This study was developed in neighborhoods of the city of São Gabriel da Cachoeira and in the premises of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus São Gabriel da Cachoeira - IFAM/SGC. The research involved 82 indigenous students from IFAM/SGC and 41 adult participants also living in the city of São Gabriel Cachoeira of both sexes. According to the results obtained, it was possible to observe the relations of balance and sustainability with the place where they live, which can break vicious circles of a consumerist society that does not consider the protagonism of indigenous peoples and their millenary knowledge in educational processes. 43 different types of games, toys and games from 8 indigenous ethnic groups (Tukano, Piratapuia, Baniwa, Baré, Cubeo, Tariano, Potiguara and Dessano) were identified and registered, which were grouped into seven categories, namely: (1) physical contingency games; (2) motor sensory exercise games; (3) social contingency games; (4) construction games; (5) turbulent games; (6) symbolic/account games; (7) rule games. The vast majority of games and jokes involved the motor, cultural and social relations dimensions and are applicable in the teaching of school Physical Education. These knowledge apparatuses amplify diverse forms of discussions in the field of sustainability, interculturality, globalization, valuing ethnic diversity and strengthening identities that can be worked on before, during and after school, as well as providing for adaptations within and outside the school space. This research will provide conditions to propose the construction of new paths in which the present dialogues with the past, making it relevant to consider the contributions and visions of these peoples for sustainable development, as well as for the management and conservation of natural resources.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisSimão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Silva, Neliton Marques dahttp://lattes.cnpq.br/2951411669963459Reis, Patricia Rossi doshttp://lattes.cnpq.br/45280305669380412021-02-12T14:06:21Z2021-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Patricia Rossi. Interculturalidade e sustentabilidade: jogos e brincadeiras indígenas na Educação Física escolar. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8116porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-13T05:04:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-13T05:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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