Imprensa e poder: A propaganda varguista na imprensa amazonense (1937-1945)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3737 |
Resumo: | No dia 10 de novembro de 1937, após um golpe de Estado, foi instalado no Brasil o Estado Novo; um governo autoritário de cunho elitista, que procurou dotar o Estado de uma identidade superior, identificada com a própria Nação e, ainda, procurou se apresentar junto com o seu presidente, Getúlio Vargas, como os únicos sujeitos históricos capazes de resolverem os problemas do Brasil daquele período. Para ajudar na viabilização de seus objetivos, que também tangenciavam à sua legitimidade, além é claro de perseguir discursos divergentes, o novo regime desenvolveu uma forte estratégia de propaganda política, que era, em boa medida, veiculada pelos mais variados meios de comunicação, como a imprensa. Fruto dessa ação a Imprensa sofre incursões e restrições diversas à sua liberdade, o que também atingia os mais variados estratos da sociedade brasileira. No eixo centro-sul, estudos acerca da atuação da propaganda estadonovista, que ajudou na criação de um imaginário social favorável a Vargas e ao Estado Novo, vêm se avolumando. Contudo, quando se volta o olhar para estudos sobre essa temática no Amazonas, percebe-se uma lacuna na historiografia. Há mesmo, com a exceção de pouquíssimos trabalhos, carência de estudos históricos sobre o Amazonas no período compreendido entre o fim do ciclo da borracha e a emergência da Zona Franca. Caminhado na intencionalidade de contribuir com e para a renovação da historiografia regional e ajudar a atenuar, mesmo que minimamente estas lacunas, é que a presente Dissertação vem à tona. Para tanto se utilizou como principais fontes, os mais importantes periódicos amazonenses que circularam nesse período e que foram utilizados, pelo regime, enquanto veículos da propaganda estadonovista. Nessa perspectiva se procurou analisar as formas pelas quais o Estado Novo e Vargas se apresentaram para os amazonenses e representaram a sociedade e o Estado como o intuito de convencer a sociedade local à assimilar o projeto estadonovista. Buscou-se também visualizar a imprensa enquanto objeto de estudo, o que nos permitiu é claro, perceber atuações favoráveis e, por vezes, também contrárias ao regime. |
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Imprensa e poder: A propaganda varguista na imprensa amazonense (1937-1945)Estado NovoVarguismoPropaganda PolíticaEstado NovoGetúlio VargasPolitical PropagandaCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIANo dia 10 de novembro de 1937, após um golpe de Estado, foi instalado no Brasil o Estado Novo; um governo autoritário de cunho elitista, que procurou dotar o Estado de uma identidade superior, identificada com a própria Nação e, ainda, procurou se apresentar junto com o seu presidente, Getúlio Vargas, como os únicos sujeitos históricos capazes de resolverem os problemas do Brasil daquele período. Para ajudar na viabilização de seus objetivos, que também tangenciavam à sua legitimidade, além é claro de perseguir discursos divergentes, o novo regime desenvolveu uma forte estratégia de propaganda política, que era, em boa medida, veiculada pelos mais variados meios de comunicação, como a imprensa. Fruto dessa ação a Imprensa sofre incursões e restrições diversas à sua liberdade, o que também atingia os mais variados estratos da sociedade brasileira. No eixo centro-sul, estudos acerca da atuação da propaganda estadonovista, que ajudou na criação de um imaginário social favorável a Vargas e ao Estado Novo, vêm se avolumando. Contudo, quando se volta o olhar para estudos sobre essa temática no Amazonas, percebe-se uma lacuna na historiografia. Há mesmo, com a exceção de pouquíssimos trabalhos, carência de estudos históricos sobre o Amazonas no período compreendido entre o fim do ciclo da borracha e a emergência da Zona Franca. Caminhado na intencionalidade de contribuir com e para a renovação da historiografia regional e ajudar a atenuar, mesmo que minimamente estas lacunas, é que a presente Dissertação vem à tona. Para tanto se utilizou como principais fontes, os mais importantes periódicos amazonenses que circularam nesse período e que foram utilizados, pelo regime, enquanto veículos da propaganda estadonovista. Nessa perspectiva se procurou analisar as formas pelas quais o Estado Novo e Vargas se apresentaram para os amazonenses e representaram a sociedade e o Estado como o intuito de convencer a sociedade local à assimilar o projeto estadonovista. Buscou-se também visualizar a imprensa enquanto objeto de estudo, o que nos permitiu é claro, perceber atuações favoráveis e, por vezes, também contrárias ao regime.In November 10 of 1937, after a stroke of State, is installed in Brazil the Estado Novo (New State); an authoritarian government with elitist nature, that tried to build the State of a superior identity, identified with Nation itself, presenting, along with your president Getúlio Vargas, as the unique historical kind capable of solving Brazil s problems from that time. To improve viability of your projects, that also tangential at your legitimacy, in addition, it s clear, of trying to persecute different discourses, the new regime developed a political propaganda, to be run by several kinds of media, like the press, those who suffered incursions in your freedom, that would reach several kinds of social extracts of Brazilian society. At center-south middle, studies regarding the actuations of the Estado Novo propaganda, which helped in creating a social imaginary favorable to Vargas and the Estado Novo, are increasing. However, when the point of view turns to the studies regarding these matters in Amazonas, there is a void in the State s historiography, better saying, with exceptions of a few works, there s a void, regarding these studies about Amazonas at Era Vargas . Turned at the intentionality of contributing with and for the renovation of the regional historiography and, help to tenure, even a little, the void regarding the Amazonas history of the Era Vargas, the present dissertation emerge. For so was utilized like principal resources, the most important Amazonian journals that circulated at that time and that were utilized, by the regime, as vehicles of the Estado Novo propaganda. In this perspective was focused: analyze the forms in which the Estado Novo and Vargas were presented to Amazonians and, represented as the local community and the State, hopping to convince the local community to accept the varguista project; visualize the press as study object, that allowed for sure, realize its favorable actuations and time after time against the regime.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em HistóriaPinheiro, Luís Balkar Sá PeixotoAlves, Hosenildo Gatohttp://lattes.cnpq.br/88988661936537122015-04-22T22:18:36Z2015-04-092009-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Hosenildo Gato. Imprensa e poder: A propaganda varguista na imprensa amazonense (1937-1945). 2009. 208 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:49:04Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:49:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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