Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Lucenir da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4029176031559329, https://orcid.org/0000-0002-6462-722X
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7866
Resumo: É indiscutível as contribuições das atividades experimentais realizadas em laboratórios para desenvolver habilidades, aprendizagem de conceitos, compreensão da natureza da Ciência e atitudes nos alunos. No entanto, ainda prevalecem os procedimentos experimentais fechados e descontextualizados nos laboratórios. A presente dissertação tem como objetivo identificar as possibilidades, limites e contribuições das atividades experimentais investigativas no ambiente laboratorial para o desenvolvimento de habilidades científicas, visando a formação inicial do professor de Ciências que atenda as orientações da Base Nacional Comum Curricular. As habilidades científicas nesta pesquisa aludem aos processos e métodos que os cientistas utilizam na construção de conhecimentos e na resolução de problemas abertos. Assim, a proposição de uma situação problema foi fundamental na condução da pesquisa, em diálogo com as ideias de Bachelard de que conhecimento tem sua origem em uma pergunta e que os problemas são favoráveis à formação do espírito científico. Para atingir nosso objetivo foi elaborada e aplicada uma oficina de experimentos, baseados na Metodologia Investigativa, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com licenciandos em Física e em Química. Foram analisadas as habilidades científicas de projetar um experimento para testar uma hipótese, de conduzir um experimento de aplicação para testar uma hipótese, de coletar e analisar dados experimentais e de comunicar ideias. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, atividades escritas, analisadas por rubricas já validadas, e entrevistas realizadas após a oficina com os licenciandos participantes. Observou-se que os estudantes de Licenciatura em períodos finais dos seus cursos apresentam muitas dificuldades para elaborar uma hipótese que leve à solução de um problema. No entanto, constatou-se indícios relevantes de que as demais habilidades estudadas podem ser desenvolvidas em laboratório didático e contribuir com melhorias na formação inicial de professores de ciências.
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A presente dissertação tem como objetivo identificar as possibilidades, limites e contribuições das atividades experimentais investigativas no ambiente laboratorial para o desenvolvimento de habilidades científicas, visando a formação inicial do professor de Ciências que atenda as orientações da Base Nacional Comum Curricular. As habilidades científicas nesta pesquisa aludem aos processos e métodos que os cientistas utilizam na construção de conhecimentos e na resolução de problemas abertos. Assim, a proposição de uma situação problema foi fundamental na condução da pesquisa, em diálogo com as ideias de Bachelard de que conhecimento tem sua origem em uma pergunta e que os problemas são favoráveis à formação do espírito científico. Para atingir nosso objetivo foi elaborada e aplicada uma oficina de experimentos, baseados na Metodologia Investigativa, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com licenciandos em Física e em Química. Foram analisadas as habilidades científicas de projetar um experimento para testar uma hipótese, de conduzir um experimento de aplicação para testar uma hipótese, de coletar e analisar dados experimentais e de comunicar ideias. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, atividades escritas, analisadas por rubricas já validadas, e entrevistas realizadas após a oficina com os licenciandos participantes. Observou-se que os estudantes de Licenciatura em períodos finais dos seus cursos apresentam muitas dificuldades para elaborar uma hipótese que leve à solução de um problema. No entanto, constatou-se indícios relevantes de que as demais habilidades estudadas podem ser desenvolvidas em laboratório didático e contribuir com melhorias na formação inicial de professores de ciências.The contributions of experimental activities performed in the laboratory for the development of abilities, learning concepts, understanding of the nature of science and attitudes in students are undeniable. However, closed and decontextualized experimental procedures in science laboratories still predominate. This dissertation aims to identify the possibilities, limits and contributions of experimental investigative activities in the laboratory environment for the development of scientific abilities, aiming at initial formation of a Science teacher, which fulfils the guidelines of the Common National Curricular Base. The scientific abilities in this research allude to the processes and methods that scientists use to build knowledge and solve open problems. Thus, the proposition of a problem situation was fundamental in conducting the research, in dialogue with Bachelard's ideas that knowledge has its origin in a question and that the problems are favorable to the formation of the scientific spirit. To achieve our goal, an experiment workshop was developed and applied, based on Investigative Methodology, at the Federal University of Amazonas, in Manaus, with undergraduate students in Physics and Chemistry. The scientific abilities of designing an experiment to test a hypothesis, conducting an application experiment to test a hypothesis, collecting and analyzing experimental data, and communicating ideas were analyzed. As data collection instruments, an initial questionnaire, written activities, analyzed by previously validated rubrics, and interviews conducted after the workshop with the participating undergraduates students were used. It was observed that undergraduate students in the final periods of their courses have many difficulties in developing a hypothesis that leads to the solution of a problem. However, it was found relevant evidence that the other abilities studied can be developed inlaboratory and contribute to improvements in the initial training of science teachers.Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas - SEDUCO trabalho aborda sobre o potencial das atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades científicas com licenciandos de Física e Química. A abordagem é interessante de ser implementada na formação inicial docente pois apresenta aportes que são pedagogicamente coerentes com a natureza da Ciência como uma atividade humana e em constante relação com o pensar e o fazer.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaGusmão, Marta Silva dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8041390600721249Farias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Gibin, Gustavo Bizarriahttp://lattes.cnpq.br/4695253173194100Frazão, Lucenir da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4029176031559329https://orcid.org/0000-0002-6462-722X2020-08-02T00:21:27Z2020-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRAZÃO, Lucenir da Silva. Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências: contribuições de atividades experimentais investigativas. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7866porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-08-02T05:03:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-08-02T05:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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