A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clicio Freire da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6125733866989898
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho.
id UFAM_20c672eb0d56fcaea8fdea33399d8e55
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5231
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de PolinômiosModelagem MatemáticaInterpolação de LagrangePolinômios e Equações AlgébricasPolinômiosEquações AlgébricasCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho.This study aims to present the mathematical modeling as an important alternative in the recovery of a significant teaching mathematics in high school . We presented Lagrange Interpolation to complement strategy of a problem situation modeled with regard to trend analysis and forecasting of results of an experiment . Thus, we suggest a proposed class for high school students in which are carried out activities so that students know Interpolation of Lagrange , learn to use it and apply it from simple situations to interdisciplinary problems involving, for example , biology, physics and Geography . The main objectives of this class , the material and the time needed and the prerequisites for its success are also detailed in this work .CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Silva, Clicio Freire dahttp://lattes.cnpq.br/61257338669898982016-10-03T13:23:27Z2016-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Clicio Freire da. A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:17:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:17:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
spellingShingle A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
Silva, Clicio Freire da
Modelagem Matemática
Interpolação de Lagrange
Polinômios e Equações Algébricas
Polinômios
Equações Algébricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_full A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_fullStr A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_full_unstemmed A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_sort A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
author Silva, Clicio Freire da
author_facet Silva, Clicio Freire da
http://lattes.cnpq.br/6125733866989898
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6125733866989898
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clicio Freire da
http://lattes.cnpq.br/6125733866989898
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Interpolação de Lagrange
Polinômios e Equações Algébricas
Polinômios
Equações Algébricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Modelagem Matemática
Interpolação de Lagrange
Polinômios e Equações Algébricas
Polinômios
Equações Algébricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-03T13:23:27Z
2016-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Clicio Freire da. A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231
identifier_str_mv SILVA, Clicio Freire da. A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732018209030144