A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho. |
id |
UFAM_20c672eb0d56fcaea8fdea33399d8e55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5231 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de PolinômiosModelagem MatemáticaInterpolação de LagrangePolinômios e Equações AlgébricasPolinômiosEquações AlgébricasCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho.This study aims to present the mathematical modeling as an important alternative in the recovery of a significant teaching mathematics in high school . We presented Lagrange Interpolation to complement strategy of a problem situation modeled with regard to trend analysis and forecasting of results of an experiment . Thus, we suggest a proposed class for high school students in which are carried out activities so that students know Interpolation of Lagrange , learn to use it and apply it from simple situations to interdisciplinary problems involving, for example , biology, physics and Geography . The main objectives of this class , the material and the time needed and the prerequisites for its success are also detailed in this work .CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Silva, Clicio Freire dahttp://lattes.cnpq.br/61257338669898982016-10-03T13:23:27Z2016-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Clicio Freire da. A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:17:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:17:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios |
title |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios |
spellingShingle |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios Silva, Clicio Freire da Modelagem Matemática Interpolação de Lagrange Polinômios e Equações Algébricas Polinômios Equações Algébricas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios |
title_full |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios |
title_fullStr |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios |
title_full_unstemmed |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios |
title_sort |
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios |
author |
Silva, Clicio Freire da |
author_facet |
Silva, Clicio Freire da http://lattes.cnpq.br/6125733866989898 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6125733866989898 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clicio Freire da http://lattes.cnpq.br/6125733866989898 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Interpolação de Lagrange Polinômios e Equações Algébricas Polinômios Equações Algébricas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Modelagem Matemática Interpolação de Lagrange Polinômios e Equações Algébricas Polinômios Equações Algébricas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-03T13:23:27Z 2016-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Clicio Freire da. A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231 |
identifier_str_mv |
SILVA, Clicio Freire da. A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732018209030144 |