Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolzane, Maria Ione Feitosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5587361522839707, https://orcid.org/0000-0002-0428-5774
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876
Resumo: Esta pesquisa resulta da análise das práticas pedagógicas do Centro de Formação Tecnológico CEFORT-AM, a partir de um estudo teórico-empírico realizado em aliança com a Filosofia da Diferença, na perspectiva dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo apresenta a cartografia do Programa PNAIC-AM, como ressonância de uma experimentação singular no campo da Formação Continuada no Amazonas, concebida como processo de subjetivação a partir do agenciamento das tecnologias de comunicação digital em um movimento de construção de uma Geopedagogia da imanência Digital, constituindo-se em uma outra ambiência de formação continuada. Portanto, as considerações são apresentadas como um movimento em aberto resultante de uma rede de relações que envolveu muitos personagens com base na filosofia da diferença a partir de diferentes movimentos e seus desdobramentos, encontrando na cartografia, coerência representativa, visto que esta também faz parte da trama que fundamenta a concepção de imanência no plano do uso das NTICD como recurso para a gestão e formação continuada de professores do ensino básico no Amazonas.
id UFAM_2346a491bd8e49e1f18cf426cdf1e0a0
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7876
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no AmazonasProfessores - Formação ContinuadaGeopedagogia da imanência digitalEducação - Efeito das inovações tecnológicasPráticas pedagógicasPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOFormação continuadaTecnologia digitalAmbiente virtualEsta pesquisa resulta da análise das práticas pedagógicas do Centro de Formação Tecnológico CEFORT-AM, a partir de um estudo teórico-empírico realizado em aliança com a Filosofia da Diferença, na perspectiva dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo apresenta a cartografia do Programa PNAIC-AM, como ressonância de uma experimentação singular no campo da Formação Continuada no Amazonas, concebida como processo de subjetivação a partir do agenciamento das tecnologias de comunicação digital em um movimento de construção de uma Geopedagogia da imanência Digital, constituindo-se em uma outra ambiência de formação continuada. Portanto, as considerações são apresentadas como um movimento em aberto resultante de uma rede de relações que envolveu muitos personagens com base na filosofia da diferença a partir de diferentes movimentos e seus desdobramentos, encontrando na cartografia, coerência representativa, visto que esta também faz parte da trama que fundamenta a concepção de imanência no plano do uso das NTICD como recurso para a gestão e formação continuada de professores do ensino básico no Amazonas.This research is the results of an analysis from Technology Formation Center – CEFORT-AM practices, starting from a study theoretical – empirical performed with the Difference of Philosophy, in a perspective of bookishs as Gilles Deleuze and Félix Gattari. The study presents the cartography from the program PNAIC – AM, as resonance from an singularxperimentation in the field of Continuing Teacher Training in Amazonas, conceived as a process of subjectivation as of support from digital communication in a motion of construction of a geopedagogy of digital immanence, composing another ambience of continuing training. Therefore, the considerations presented as an open movement resulting from a relation network involved many different characters based on a diference philosophy from many different movements and their respective deployments, finding in a cartography, representative coherence, whereas this one also it’s part of the plot that grounds the conception of immanence on the plan of using NTICD as a tool for management of continuing teacher training from basic education.Ce travail a été conçu par des analyses pédagogique du Centre de Formation Technologie d’Amazonas CEFORT-AM, à partir d’un 'étude théorique - empirique réalisé avec la philosophie de la différence sur la perspective des théoriciens Gilles Deleuze et Félix Guattari. Dans cette recherche intitulé géopédagogie de l’immanence digital: une autre ambiance de formation continue de maîtres, notre but est centré sur l’analyse de la cartographie du programme PNAIC-AM. Ce programme est une expérimentation singulier dans le cadre de formation continue de maîtres de l’état d’Amazonas au Brésil, créé avec l’utilisation des Technologies digitales avec l'idée de l’immanence digital. Donc le résultat est présenté comme un mouvement encore en cours, créé par des différentes personnages, en utilisant la cartographie et la philosophie de la différence comme base principal des nouvelles technologies de l’information et communication digital (NTICD) pour la formation continue de maîtres.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMNão encontrei dificuldades. Plataforma bem ergonômica. Parabéns!!Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Dal Molin, Beatriz Helenahttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183Lima, Antonia Silva dehttp://lattes.cnpq.br/3164832298815671Rebelo, Luiza Maria Bessahttp://lattes.cnpq.br/3741861559208184Dolzane, Maria Ione Feitosahttp://lattes.cnpq.br/5587361522839707https://orcid.org/0000-0002-0428-57742020-08-10T21:37:05Z2020-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDOLZANE, Maria Ione Feitosa. Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas. 2020. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-08-11T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-08-11T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
spellingShingle Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
Dolzane, Maria Ione Feitosa
Professores - Formação Continuada
Geopedagogia da imanência digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Práticas pedagógicas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Formação continuada
Tecnologia digital
Ambiente virtual
title_short Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_full Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_fullStr Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_full_unstemmed Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_sort Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
author Dolzane, Maria Ione Feitosa
author_facet Dolzane, Maria Ione Feitosa
http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
https://orcid.org/0000-0002-0428-5774
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
https://orcid.org/0000-0002-0428-5774
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Dal Molin, Beatriz Helena
http://lattes.cnpq.br/3457465179465183
Lima, Antonia Silva de
http://lattes.cnpq.br/3164832298815671
Rebelo, Luiza Maria Bessa
http://lattes.cnpq.br/3741861559208184
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolzane, Maria Ione Feitosa
http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
https://orcid.org/0000-0002-0428-5774
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação Continuada
Geopedagogia da imanência digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Práticas pedagógicas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Formação continuada
Tecnologia digital
Ambiente virtual
topic Professores - Formação Continuada
Geopedagogia da imanência digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Práticas pedagógicas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Formação continuada
Tecnologia digital
Ambiente virtual
description Esta pesquisa resulta da análise das práticas pedagógicas do Centro de Formação Tecnológico CEFORT-AM, a partir de um estudo teórico-empírico realizado em aliança com a Filosofia da Diferença, na perspectiva dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo apresenta a cartografia do Programa PNAIC-AM, como ressonância de uma experimentação singular no campo da Formação Continuada no Amazonas, concebida como processo de subjetivação a partir do agenciamento das tecnologias de comunicação digital em um movimento de construção de uma Geopedagogia da imanência Digital, constituindo-se em uma outra ambiência de formação continuada. Portanto, as considerações são apresentadas como um movimento em aberto resultante de uma rede de relações que envolveu muitos personagens com base na filosofia da diferença a partir de diferentes movimentos e seus desdobramentos, encontrando na cartografia, coerência representativa, visto que esta também faz parte da trama que fundamenta a concepção de imanência no plano do uso das NTICD como recurso para a gestão e formação continuada de professores do ensino básico no Amazonas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10T21:37:05Z
2020-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas. 2020. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876
identifier_str_mv DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas. 2020. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732040677916672