Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Oziel Coelho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6206155403814595
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5308
Resumo: Este trabalho teve como propósito fornecer um mecanismo de apoio à análise e comparação da interação e do desempenho de alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle por meio do uso de dispositivos móveis e de computadores desktops. O mecanismo proposto foi baseado em um plugin disponibilizado e submetido à validação de professores e tutores em turmas de ensino semipresencial e a distância. A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório e conduziu-se por intermédio de um estudo de caso em que se buscou fazer um comparativo de duas turmas: uma utilizando o Moodle convencional e outra usando, além do Moodle convencional, também um aplicativo Moodle para dispositivos móveis. O objetivo foi identificar elementos relevantes nos registros de dados e logs de acesso do AVA Moodle que pudessem fornecer alguma informação referente à interação e ao desempenho dos alunos e assim determinar a correlação existente entre esses elementos, por meio de análises estatísticas. A motivação para este estudo surgiu da observação de cursos de Educação a Distância ministrados pelo CED da UFAM em que foi verificado um índice significativo de evasão. Espera-se que esta pesquisa possibilite encontrar elementos que auxiliem a tomada de medidas preventivas e assim contribuir para o combate à reprovação, à desistência e à evasão escolar.
id UFAM_2640df464a3174919d2be023b2e1f33d
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5308
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagemAmbiente Virtual de AprendizagemEducação a DistânciaAprendizagem móvelEvasão escolarVirtual learning environmentDistance learningMobile learningTruancyCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOEste trabalho teve como propósito fornecer um mecanismo de apoio à análise e comparação da interação e do desempenho de alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle por meio do uso de dispositivos móveis e de computadores desktops. O mecanismo proposto foi baseado em um plugin disponibilizado e submetido à validação de professores e tutores em turmas de ensino semipresencial e a distância. A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório e conduziu-se por intermédio de um estudo de caso em que se buscou fazer um comparativo de duas turmas: uma utilizando o Moodle convencional e outra usando, além do Moodle convencional, também um aplicativo Moodle para dispositivos móveis. O objetivo foi identificar elementos relevantes nos registros de dados e logs de acesso do AVA Moodle que pudessem fornecer alguma informação referente à interação e ao desempenho dos alunos e assim determinar a correlação existente entre esses elementos, por meio de análises estatísticas. A motivação para este estudo surgiu da observação de cursos de Educação a Distância ministrados pelo CED da UFAM em que foi verificado um índice significativo de evasão. Espera-se que esta pesquisa possibilite encontrar elementos que auxiliem a tomada de medidas preventivas e assim contribuir para o combate à reprovação, à desistência e à evasão escolar.This research provides a mechanism to support the analysis and comparison of the interaction and the performance of students in the Moodle virtual learning environment through mobile devices and desktop computers. The proposed mechanism is based on a plugin provided to validation of teachers and tutors in classes and distance education. The methodology used in this survey was exploratory and was conducted through a case study where a comparison of two classes were made, one using conventional Moodle and the other using Moodle application for mobile devices. The goal was to identify relevant elements in the data records and access logs of VLE Moodle that could provide some information regarding student interaction and performance, and so determine the correlation that exists between these elements by statistical analysis. The motivation for this study began from the observation of distance education courses taught by the UFAM CED where a significant rate of withdrawal was detected. It is hoped that this research makes it possible to find elements that support using preventive measures and thus contribute to combating the disapproval, withdrawal and school evasionFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaOliveira, Elaine Harada Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/6553721651836761Antunes, Oziel Coelhohttp://lattes.cnpq.br/62061554038145952016-12-02T13:26:21Z2016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANTUNES, Oziel Coelho. Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-12-03T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-12-03T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
Antunes, Oziel Coelho
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Aprendizagem móvel
Evasão escolar
Virtual learning environment
Distance learning
Mobile learning
Truancy
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
author Antunes, Oziel Coelho
author_facet Antunes, Oziel Coelho
http://lattes.cnpq.br/6206155403814595
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6206155403814595
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
http://lattes.cnpq.br/6553721651836761
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Oziel Coelho
http://lattes.cnpq.br/6206155403814595
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Aprendizagem móvel
Evasão escolar
Virtual learning environment
Distance learning
Mobile learning
Truancy
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Aprendizagem móvel
Evasão escolar
Virtual learning environment
Distance learning
Mobile learning
Truancy
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description Este trabalho teve como propósito fornecer um mecanismo de apoio à análise e comparação da interação e do desempenho de alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle por meio do uso de dispositivos móveis e de computadores desktops. O mecanismo proposto foi baseado em um plugin disponibilizado e submetido à validação de professores e tutores em turmas de ensino semipresencial e a distância. A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório e conduziu-se por intermédio de um estudo de caso em que se buscou fazer um comparativo de duas turmas: uma utilizando o Moodle convencional e outra usando, além do Moodle convencional, também um aplicativo Moodle para dispositivos móveis. O objetivo foi identificar elementos relevantes nos registros de dados e logs de acesso do AVA Moodle que pudessem fornecer alguma informação referente à interação e ao desempenho dos alunos e assim determinar a correlação existente entre esses elementos, por meio de análises estatísticas. A motivação para este estudo surgiu da observação de cursos de Educação a Distância ministrados pelo CED da UFAM em que foi verificado um índice significativo de evasão. Espera-se que esta pesquisa possibilite encontrar elementos que auxiliem a tomada de medidas preventivas e assim contribuir para o combate à reprovação, à desistência e à evasão escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T13:26:21Z
2016-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTUNES, Oziel Coelho. Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5308
identifier_str_mv ANTUNES, Oziel Coelho. Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732018454396928