Informação ambiental como instrumento para a gestão das unidades de conservação no Estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Edna Freitas da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7588179747314212
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2597
Resumo: O objeto dessa pesquisa foi o Parque Estadual Nhamundá, primeira Unidade de Conservação UC criada no Estado do Amazonas, em 06 de Julho de 1989, por meio do Decreto Estadual nº. 2.175, com uma área de 28.370 ha. Neste período, a legislação referente ao processo de criação ainda não estava consolidada, porém, encontrava-se legitimada no artigo 225, parágrafo III, da Constituição Federal e em leis específicas. Não foi realizado estudo técnico na área proposta da unidade e somente no final de 2005 o Órgão Gestor da área protegida, se fez presente para realizar sua implementação e informar aos comunitários sobre a existência do Parque e promover encaminhamentos das questões fundiárias. Pela legislação não poderia haver população residente na área do Parque, todavia, há 687 famílias morando no local, muitas das quais já moravam lá por ocasião da criação da UC. Em virtude desse longo processo de esquecimento e inexistência de efetiva gestão do Parque e o atual horizonte empregado para solução desse problema fez-se necessário perceber se a Informação Ambiental, no processo de Gestão do Parque Estadual Nhamundá, foi recebida e absorvida pelos comunitários, visando ao subsídio técnico para a formulação de mecanismos eficazes de transmissão e formatação da linguagem, bem como torná-los aptos para tomar decisões na gestão participativa dessa área protegida. Foi adotado o método Estudo de Caso para a realização da pesquisa bibliográfica e de campo e aplicação de 68 questionários junto aos comunitários residentes na área afetada pelo Parque. Detectou-se que os comunitários gostam de morar no local que residem por ser aprazível, proporcionar segurança, bem-estar, além de poderem sustentar suas famílias com o que produzem da terra e produtos extraídos da natureza como o peixe. Percebe-se que os comunitários do Parque têm conhecimento sobre as questões ambientais transmitidas pelos diversos veículos de comunicação em suas práticas cotidianas. Um fator preponderante é a transmissão oral dos fatos que ocorrem cotidianamente. Nota-se que eles recebem estas informações e absorvem, pois há mudanças nas atitudes referentes ao meio ambiente, no entanto, há necessidade de fortalecimento do processo e alternativas de aprimorar os conhecimentos desses atores sociais. Conclui-se que, para que o processo de gestão efetiva do Parque possa realmente ocorrer, há a necessidade da interação dos atores e o desenvolvimento de amplo processo de disseminação da Informação Ambiental, com o detalhamento das informações pertinentes ao processo de criação e gestão de unidades de conservação que promovem o sentimento de pertencimento com o lugar e o fortalecimento das relações sociais e ambientais como símbolo de oportunidade para a melhoria das condições de vida dos usuários, que possibilitará o desenvolvimento de atividades sustentáveis como ecoturismo, contratação de usuários locais para trabalhar no Parque, entre outros, contemplando a capacitação desses recursos humanos.
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Pela legislação não poderia haver população residente na área do Parque, todavia, há 687 famílias morando no local, muitas das quais já moravam lá por ocasião da criação da UC. Em virtude desse longo processo de esquecimento e inexistência de efetiva gestão do Parque e o atual horizonte empregado para solução desse problema fez-se necessário perceber se a Informação Ambiental, no processo de Gestão do Parque Estadual Nhamundá, foi recebida e absorvida pelos comunitários, visando ao subsídio técnico para a formulação de mecanismos eficazes de transmissão e formatação da linguagem, bem como torná-los aptos para tomar decisões na gestão participativa dessa área protegida. Foi adotado o método Estudo de Caso para a realização da pesquisa bibliográfica e de campo e aplicação de 68 questionários junto aos comunitários residentes na área afetada pelo Parque. Detectou-se que os comunitários gostam de morar no local que residem por ser aprazível, proporcionar segurança, bem-estar, além de poderem sustentar suas famílias com o que produzem da terra e produtos extraídos da natureza como o peixe. Percebe-se que os comunitários do Parque têm conhecimento sobre as questões ambientais transmitidas pelos diversos veículos de comunicação em suas práticas cotidianas. Um fator preponderante é a transmissão oral dos fatos que ocorrem cotidianamente. Nota-se que eles recebem estas informações e absorvem, pois há mudanças nas atitudes referentes ao meio ambiente, no entanto, há necessidade de fortalecimento do processo e alternativas de aprimorar os conhecimentos desses atores sociais. Conclui-se que, para que o processo de gestão efetiva do Parque possa realmente ocorrer, há a necessidade da interação dos atores e o desenvolvimento de amplo processo de disseminação da Informação Ambiental, com o detalhamento das informações pertinentes ao processo de criação e gestão de unidades de conservação que promovem o sentimento de pertencimento com o lugar e o fortalecimento das relações sociais e ambientais como símbolo de oportunidade para a melhoria das condições de vida dos usuários, que possibilitará o desenvolvimento de atividades sustentáveis como ecoturismo, contratação de usuários locais para trabalhar no Parque, entre outros, contemplando a capacitação desses recursos humanos.The object of this research was the Nhamundá State Park, first Conservation Unit UC created in the state of Amazonas on July 6, 1989 through the State Decree n. 2175, with an area about 28,370 hectares. In this time-frame, the legislation pertinent to the creation process had not been solidified yet, however, was legitimate according to paragraph 3 of article 225 of the Federal Constitution and specific laws. A technical study on the unit s proposed area was not done and the protected area s Organization Manager was only present to implement and inform the community members about the park s existence and promote the forwarding of founding issues at the end of 2005. By the legislation shouldn t have a live-in population over the Park s area, nevertheless, there are 687 families living there, many of them have already been living there since the unit s creation. Because of this long warming-up process and non-existence of effective Park management and the current horizon employed for this problem s solution, it has been necessary to notice if the Environmental Information, in the Nhamundá State Park Management process was welcomed and absorbed by the community members, aiming the technical subsidy to the formulation of effective transmission mechanisms and language formatting, as well as making them able to make decisions in participative management of this protected area. The method adopted was "Case Study" to perform the literature search and field and application of 68 questionnaires sent to community residents in the affected area by the Park. It s was noticed that the community members like living in the location where they reside because it s pleasurable, bringing security, wellbeing, besides being able to support their families with what they produce from the soil and products extracted from nature like fish. Notice that the Park community members know about the environmental issues transmitted through communication in their daily practices. A preponderant factor is the oral transmission of the facts that occur daily. Note that they receive this information and absorb it because there are changes in the attitudes in relation to the environment, however, there s a need for strengthening in the process and alternatives in fine-tuning knowledge of these social roles. It can be concluded that for an effective Park management process to actually occur, interaction and the development of an ample environmental information dissemination process are necessary, with detailing the pertinent information of the creation process and conservation unit management, which promote the feeling of belonging to the place and the strengthening of social and environmental relations as a symbol of opportunity for improving the life conditions of the users, which will make sustainable activity development possible, those like ecotourism, local user contracting to work in the Park, among others, complementing the qualification of these human resources.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Ciências AgráriasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaSantos, Elizabeth da ConceiçãoCosta, Maria Edna Freitas dahttp://lattes.cnpq.br/75881797473142122015-04-11T13:54:40Z2015-04-082009-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Maria Edna Freitas da. Informação ambiental como instrumento para a gestão das unidades de conservação no Estado do Amazonas. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:28:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:28:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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