O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mar Júnior, Valquindar Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7397808663614181
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5387
Resumo: A pesquisa versa sobre o ensino da Língua Portuguesa no Centro de Mídias de Educação do Amazonas segundo os documentos padrões de produção e transmissão de aulas no Ensino Médio, buscando, com uma abordagem discursiva, entrecruzá-los com os documentos oficiais desse componente curricular, a fim de verificar se as aulas elaboradas estão em consonância com o que está previsto nos pressupostos legais. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre as novas práticas de ensino de Língua Portuguesa (MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013; e NEVES, 2015) e nos pressupostos legais (PCN 3º e 4º ciclos, 1998; PCNEM, 2000; PCNEM+, 2002; OCEM, 2006; e BNCC, 2015), além de teóricos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969; ORLANDI, 2005; MARTINS DE SOUZA, 2012; e FREIRE, 2014). A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa documental, em que selecionei Planos Didático-Pedagógicos, Cronogramas Sequenciais de Aulas, Planos de Aulas e cartelas/slides, no intuito de analisá-los. A partir dessa análise, a pesquisa favorece o entendimento de que o aparato tecnológico de um centro de mídias, que é inovação midiática, não é suficiente para que as aulas elaboradas e transmitidas pelos profissionais desse centro sejam inovadoras, segundo os avanços da ciência disponíveis nos documentos oficiais quanto às práticas de ensino da Língua Portuguesa.
id UFAM_2784cf42c2c4c0633afa25ae685c6678
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5387
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursivaEnsino mediadoAnálise do DiscursoCentro de MídiasLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASA pesquisa versa sobre o ensino da Língua Portuguesa no Centro de Mídias de Educação do Amazonas segundo os documentos padrões de produção e transmissão de aulas no Ensino Médio, buscando, com uma abordagem discursiva, entrecruzá-los com os documentos oficiais desse componente curricular, a fim de verificar se as aulas elaboradas estão em consonância com o que está previsto nos pressupostos legais. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre as novas práticas de ensino de Língua Portuguesa (MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013; e NEVES, 2015) e nos pressupostos legais (PCN 3º e 4º ciclos, 1998; PCNEM, 2000; PCNEM+, 2002; OCEM, 2006; e BNCC, 2015), além de teóricos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969; ORLANDI, 2005; MARTINS DE SOUZA, 2012; e FREIRE, 2014). A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa documental, em que selecionei Planos Didático-Pedagógicos, Cronogramas Sequenciais de Aulas, Planos de Aulas e cartelas/slides, no intuito de analisá-los. A partir dessa análise, a pesquisa favorece o entendimento de que o aparato tecnológico de um centro de mídias, que é inovação midiática, não é suficiente para que as aulas elaboradas e transmitidas pelos profissionais desse centro sejam inovadoras, segundo os avanços da ciência disponíveis nos documentos oficiais quanto às práticas de ensino da Língua Portuguesa.The research deals with the teaching of Portuguese language in the Amazon Educational Media Center according to the production of standard documents and classes transmission in high school, intertwines them, through a discursive approach, with the official documents of this school subject, in order to verify that the planned lessons are in line with what is provided for legal requirements. The theoretical foundation is sustained in authors that focus on new Portuguese language teaching practices (MENDONÇA, 2006; BEZERRA and REINALDO, 2013, and NEVES, 2015) and legal requirements (PCN 3rd and 4th cycles, 1998; PCNEM, 2000; PCNEM + 2002; OCEM, 2006; and BNCC, 2015), as well as theoretical Discourse Analysis (PÊCHEUX 1969; ORLANDI, 2005; MARTINS dE SOUZA, 2012; and FREIRE, 2014). The research is qualitative, conducted through a desk research, in which I have selected Didactic Pedagogical lessons plans, Sequential Timelines of Lessons, Lessons Plans and slides in order to analyze them. From this analysis, the research favors the understanding that the technological apparatus of a media center, which is mediatic innovation, is not enough to the elaborated and transmitted lessons by the professionals of this center, be innovative, according to scientific advances available in official documents about the Portuguese language teaching practices.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasSouza, Luiz Carlos Martins dehttp://lattes.cnpq.br/4260055312213974Mar Júnior, Valquindar Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/73978086636141812016-12-15T18:50:59Z2016-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAR JÚNIOR, Valquindar Ferreira. O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-05-03T14:45:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-05-03T14:45:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
title O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
spellingShingle O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
Mar Júnior, Valquindar Ferreira
Ensino mediado
Análise do Discurso
Centro de Mídias
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
title_short O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
title_full O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
title_fullStr O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
title_full_unstemmed O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
title_sort O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva
author Mar Júnior, Valquindar Ferreira
author_facet Mar Júnior, Valquindar Ferreira
http://lattes.cnpq.br/7397808663614181
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7397808663614181
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Luiz Carlos Martins de
http://lattes.cnpq.br/4260055312213974
dc.contributor.author.fl_str_mv Mar Júnior, Valquindar Ferreira
http://lattes.cnpq.br/7397808663614181
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino mediado
Análise do Discurso
Centro de Mídias
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
topic Ensino mediado
Análise do Discurso
Centro de Mídias
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
description A pesquisa versa sobre o ensino da Língua Portuguesa no Centro de Mídias de Educação do Amazonas segundo os documentos padrões de produção e transmissão de aulas no Ensino Médio, buscando, com uma abordagem discursiva, entrecruzá-los com os documentos oficiais desse componente curricular, a fim de verificar se as aulas elaboradas estão em consonância com o que está previsto nos pressupostos legais. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre as novas práticas de ensino de Língua Portuguesa (MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013; e NEVES, 2015) e nos pressupostos legais (PCN 3º e 4º ciclos, 1998; PCNEM, 2000; PCNEM+, 2002; OCEM, 2006; e BNCC, 2015), além de teóricos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969; ORLANDI, 2005; MARTINS DE SOUZA, 2012; e FREIRE, 2014). A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa documental, em que selecionei Planos Didático-Pedagógicos, Cronogramas Sequenciais de Aulas, Planos de Aulas e cartelas/slides, no intuito de analisá-los. A partir dessa análise, a pesquisa favorece o entendimento de que o aparato tecnológico de um centro de mídias, que é inovação midiática, não é suficiente para que as aulas elaboradas e transmitidas pelos profissionais desse centro sejam inovadoras, segundo os avanços da ciência disponíveis nos documentos oficiais quanto às práticas de ensino da Língua Portuguesa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15T18:50:59Z
2016-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAR JÚNIOR, Valquindar Ferreira. O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5387
identifier_str_mv MAR JÚNIOR, Valquindar Ferreira. O ensino da Língua Portuguesa no centro de mídias de educação do Amazonas: uma abordagem discursiva. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234107196669952