Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ricardo Augusto Lima de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5259288921105182
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8044
Resumo: Esta pesquisa descreve a proposta do Ciclo Avaliação-Ação, uma abordagem para avaliação do processo de ensino-aprendizagem, usando recursos computacionais de baixo custo, disponíveis para professores. A pesquisa foi aplicada no contexto de preparação para uma avaliação em larga escala nacional numa escola estadual. Em geral, tem-se realizado a Prova Brasil no mês de novembro dos anos ímpares, sob a forma impressa. Entretanto, o tempo entre a aplicação, a análise dos resultados e o envio dos relatórios para os professores e gestores das escolas das Secretarias de Educação é longo, pois são divulgados somente seis meses após à aplicação, tornando o processo moroso e pouco efetivo. Na preparação das avaliações externas, as escolas brasileiras geralmente aplicam simulados impressos com o objetivo de melhorar o desempenho dos seus alunos. Em geral, os resultados dos simulados não são organizados e disponibilizados aos professores e gestores das escolas na forma de relatórios estatísticos. Desta forma, o objetivo da pesquisa é analisar o uso da abordagem de Ciclo Avaliação-Ação para identificação e análise, pela professora do nível de desempenho em testes simulados de Matemática de Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Trata-se de um Estudo de Caso fundamentado nos descritores da Prova Brasil, para isto foram aplicados testes simulados de Matemática para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, tabulando os dados em Planilhas Eletrônicas para análise dos resultados de cada teste. Então, usaram-se os relatórios gerados para organizar as intervenções pedagógicas individuais dos estudantes e das turmas, centrados nos descritores que apontaram maior porcentagem de erros. Calcularam-se estatísticas dos desempenhos individualizados e das turmas, identificando as questões com descritores e caracterizando o grau de domínio. Os relatórios forneceram as informações para a professora organizar intervenções pedagógicas focadas nos descritores com maior grau de dificuldade, acelerando o ciclo ensino-aprendizagem-avaliação. Em suma, os resultados apontam para a contribuição da abordagem na prática avaliativa da professora e também no desenvolvimento de atividades para aprendizagem dos tópicos de matemática.
id UFAM_28d81469d300b6a4d49cfa01895954bb
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8044
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino FundamentalRecursos computacionais de baixo custoEnsino-aprendizagemMatemática (Ensino fundamental)Matemática - AvaliaçãoMatemática - Estudo e ensinoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAAvaliaçãoEducação MatemáticaPlanilha EletrônicaProva BrasilEsta pesquisa descreve a proposta do Ciclo Avaliação-Ação, uma abordagem para avaliação do processo de ensino-aprendizagem, usando recursos computacionais de baixo custo, disponíveis para professores. A pesquisa foi aplicada no contexto de preparação para uma avaliação em larga escala nacional numa escola estadual. Em geral, tem-se realizado a Prova Brasil no mês de novembro dos anos ímpares, sob a forma impressa. Entretanto, o tempo entre a aplicação, a análise dos resultados e o envio dos relatórios para os professores e gestores das escolas das Secretarias de Educação é longo, pois são divulgados somente seis meses após à aplicação, tornando o processo moroso e pouco efetivo. Na preparação das avaliações externas, as escolas brasileiras geralmente aplicam simulados impressos com o objetivo de melhorar o desempenho dos seus alunos. Em geral, os resultados dos simulados não são organizados e disponibilizados aos professores e gestores das escolas na forma de relatórios estatísticos. Desta forma, o objetivo da pesquisa é analisar o uso da abordagem de Ciclo Avaliação-Ação para identificação e análise, pela professora do nível de desempenho em testes simulados de Matemática de Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Trata-se de um Estudo de Caso fundamentado nos descritores da Prova Brasil, para isto foram aplicados testes simulados de Matemática para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, tabulando os dados em Planilhas Eletrônicas para análise dos resultados de cada teste. Então, usaram-se os relatórios gerados para organizar as intervenções pedagógicas individuais dos estudantes e das turmas, centrados nos descritores que apontaram maior porcentagem de erros. Calcularam-se estatísticas dos desempenhos individualizados e das turmas, identificando as questões com descritores e caracterizando o grau de domínio. Os relatórios forneceram as informações para a professora organizar intervenções pedagógicas focadas nos descritores com maior grau de dificuldade, acelerando o ciclo ensino-aprendizagem-avaliação. Em suma, os resultados apontam para a contribuição da abordagem na prática avaliativa da professora e também no desenvolvimento de atividades para aprendizagem dos tópicos de matemática.This research describes the proposal of the Evaluation-Action Cycle, an approach to evaluation of the teaching-learning process, using low-cost computational resources available to teachers. The research was applied in the context of preparation for a large-scale national evaluation in a state school. In general, the Prova Brasil has been held in November of the odd years, in the printed form. However, the time between the application, the analysis of the results and the sending of reports to teachers and managers of the schools of the Departments of Education is long, because they are disclosed only six months after the application, making the process time consuming and ineffective. In the preparation of external evaluations, Brazilian schools generally apply printed simulations in order to improve the performance of their students. In general, the results of the simulations are not organized and made available to teachers and school managers in the form of statistical reports. Thus, the objective of the research is to analyze the use of the Evaluation-Action Cycle approach for identification and analysis by the teacher of the level of performance in simulated tests of Mathematics of 9th Grade Students of a Public School. This is a Case Study based on the descriptors of Prova Brasil, for this they applied simulated math tests for students of the 9th grade of elementary school, tabulating the data in Spreadsheets for analysis of the results of each test. Then, the reports generated were used to organize the individual pedagogical interventions of the students and classes, centered on the descriptors that indicated a higher percentage of errors. Statistics of individualized performance and classes were calculated, identifying the questions with descriptors and characterizing the degree of domain. The reports provided the information for the teacher to organize pedagogical interventions focused on descriptors with the highest degree of difficulty, accelerating the teaching-learning-evaluation cycle. In a statement, the results point to the contribution of the approach in the evaluation practice of the teacher and also in the development of activities for learning the topics of mathematics.Eu destaco neste espaço, o trabalho elogiável da equipe do SISTEBIB da UFAM pela elaboração de manual, pois contribuiu bastante para o preenchimento correto dos campos. Desta forma, tornou mais eficiente o autodepósito da minha dissertação.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaMagalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Pio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Cabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Souza, Ricardo Augusto Lima dehttp://lattes.cnpq.br/52592889211051822020-12-14T15:54:14Z2016-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Ricardo Augusto Lima de. Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8044porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-12-15T05:04:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-12-15T05:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
title Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
spellingShingle Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
Souza, Ricardo Augusto Lima de
Recursos computacionais de baixo custo
Ensino-aprendizagem
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Avaliação
Matemática - Estudo e ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Avaliação
Educação Matemática
Planilha Eletrônica
Prova Brasil
title_short Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
title_full Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
title_fullStr Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
title_sort Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental
author Souza, Ricardo Augusto Lima de
author_facet Souza, Ricardo Augusto Lima de
http://lattes.cnpq.br/5259288921105182
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5259288921105182
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Netto, José Francisco de
http://lattes.cnpq.br/3958238119785924
Pio, José Luiz de Souza
http://lattes.cnpq.br/1014904168887285
Cabral, Valtemir Martins
http://lattes.cnpq.br/9865165503190305
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ricardo Augusto Lima de
http://lattes.cnpq.br/5259288921105182
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos computacionais de baixo custo
Ensino-aprendizagem
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Avaliação
Matemática - Estudo e ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Avaliação
Educação Matemática
Planilha Eletrônica
Prova Brasil
topic Recursos computacionais de baixo custo
Ensino-aprendizagem
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Avaliação
Matemática - Estudo e ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Avaliação
Educação Matemática
Planilha Eletrônica
Prova Brasil
description Esta pesquisa descreve a proposta do Ciclo Avaliação-Ação, uma abordagem para avaliação do processo de ensino-aprendizagem, usando recursos computacionais de baixo custo, disponíveis para professores. A pesquisa foi aplicada no contexto de preparação para uma avaliação em larga escala nacional numa escola estadual. Em geral, tem-se realizado a Prova Brasil no mês de novembro dos anos ímpares, sob a forma impressa. Entretanto, o tempo entre a aplicação, a análise dos resultados e o envio dos relatórios para os professores e gestores das escolas das Secretarias de Educação é longo, pois são divulgados somente seis meses após à aplicação, tornando o processo moroso e pouco efetivo. Na preparação das avaliações externas, as escolas brasileiras geralmente aplicam simulados impressos com o objetivo de melhorar o desempenho dos seus alunos. Em geral, os resultados dos simulados não são organizados e disponibilizados aos professores e gestores das escolas na forma de relatórios estatísticos. Desta forma, o objetivo da pesquisa é analisar o uso da abordagem de Ciclo Avaliação-Ação para identificação e análise, pela professora do nível de desempenho em testes simulados de Matemática de Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Trata-se de um Estudo de Caso fundamentado nos descritores da Prova Brasil, para isto foram aplicados testes simulados de Matemática para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, tabulando os dados em Planilhas Eletrônicas para análise dos resultados de cada teste. Então, usaram-se os relatórios gerados para organizar as intervenções pedagógicas individuais dos estudantes e das turmas, centrados nos descritores que apontaram maior porcentagem de erros. Calcularam-se estatísticas dos desempenhos individualizados e das turmas, identificando as questões com descritores e caracterizando o grau de domínio. Os relatórios forneceram as informações para a professora organizar intervenções pedagógicas focadas nos descritores com maior grau de dificuldade, acelerando o ciclo ensino-aprendizagem-avaliação. Em suma, os resultados apontam para a contribuição da abordagem na prática avaliativa da professora e também no desenvolvimento de atividades para aprendizagem dos tópicos de matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
2020-12-14T15:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Ricardo Augusto Lima de. Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8044
identifier_str_mv SOUZA, Ricardo Augusto Lima de. Ciclo avaliação-ação: uma abordagem para análise do desempenho em matemática de estudantes do Ensino Fundamental. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234117109907456