Conservação de quelônios como processo educativo em comunidades ribeirinhas amazônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aldeniza Cardoso de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5454027915668646
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6280
Resumo: As comunidades ribeirinhas da Amazônia são formadas por uma população heterogênea, que tem como principais integrantes as diferentes etnias indígenas que se misturaram aos brancos, principalmente portugueses e nordestinos que vieram para a região Amazônica no tempo áureo da borracha. Essa população guarda consigo um tesouro cultural inestimável sobre a sobrevivência, o uso das plantas da floresta, o uso da terra e o manejo dos recursos naturais, em especial para essa pesquisa aquáticos da bacia Amazônica. Neste contexto surge o manejo participativo local para fortalecer e articular o conhecimento técnico/científico e o empírico na conservação para o uso da biodiversidade Amazônica, em especial os quelônios. O Projeto Manejo Comunitário de Quelônio (Pé-de-Pinha), coordenado pela Universidade Federal do Amazonas, que surgiu há 17 anos, nas comunidades do Médio Rio Amazonas e do Juruá, com o objetivo de conservar as populações de quelônios de forma participativa. O objetivo desta pesquisa foi analisar a conservação dos quelônios como processo educativo desenvolvidos pelo projeto Pé-de-Pincha, visando a sustentabilidade dessa prática de base comunitária. A análise das informações foi geradas pelo Projeto Pé-de-Pincha, coletadas dos relatórios anuais do projeto, entre 1999 e 2014 e também de um questionário semi estruturado aplicado 12 comunidades, sendo oito comunidades com manejo de quelônios (CCMQ) duas de cada município (Parintins: Santa Rita da Valéria e Sabina, Barreirinha: Piraí e São Paulo do Açú; Oriximiná: Ascenção e S. João; Terra Santa: Núcleo do Piraruacá e Jauaruna) e quatro comunidades sem manejo de quelônios (CSMQ) sendo uma de local, Parintins: N. S. de Nazaré do Zé Açú; Barreirinha: N. S. de Nazaré; Oriximiná: São Sebastião; Terra Santa: Boca do Piraruacá.a. Adotou-se o enfoque analítico dos processos envolvidos na conservação dos quelônios utilizado pelo projeto, dando ênfase nas variáveis que indicam troca de conhecimento, benefícios e lacunas. Dentre os principais resultados e considerações, destacam-se: a) a busca do conhecimento cientifico pelos moradores como forma de combate à exploração descontrolada dos quelônios (Podocnemis expensa e P. unifilis); b) a gestão de caráter participativo-comunitário dos quelônios desenvolvida pelo projeto Pé-de-Pincha, que envolveu instituições locais como cooperativas, escolas, postos de saúde e algumas prefeituras; c) os processos participativos que tiveram como objetivo a aprendizagem coletiva sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Conclui-se que as comunidades perceberam e reconheceram a influência da participação social que resultou no aumento da população de quelônios, na melhora da convivência das famílias, no maior envolvimento e valorização das comunidades e no fortalecimento das organizações comunitárias.
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spelling Conservação de quelônios como processo educativo em comunidades ribeirinhas amazônicasQuelônios - ConservaçãoComunidades RibeirinhasProcessos EducativosDesenvolvimento SustentávelCIENCIAS BIOLOGICAS: ZOOLOGIA: ZOOLOGIA APLICADA: CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAISAs comunidades ribeirinhas da Amazônia são formadas por uma população heterogênea, que tem como principais integrantes as diferentes etnias indígenas que se misturaram aos brancos, principalmente portugueses e nordestinos que vieram para a região Amazônica no tempo áureo da borracha. Essa população guarda consigo um tesouro cultural inestimável sobre a sobrevivência, o uso das plantas da floresta, o uso da terra e o manejo dos recursos naturais, em especial para essa pesquisa aquáticos da bacia Amazônica. Neste contexto surge o manejo participativo local para fortalecer e articular o conhecimento técnico/científico e o empírico na conservação para o uso da biodiversidade Amazônica, em especial os quelônios. O Projeto Manejo Comunitário de Quelônio (Pé-de-Pinha), coordenado pela Universidade Federal do Amazonas, que surgiu há 17 anos, nas comunidades do Médio Rio Amazonas e do Juruá, com o objetivo de conservar as populações de quelônios de forma participativa. O objetivo desta pesquisa foi analisar a conservação dos quelônios como processo educativo desenvolvidos pelo projeto Pé-de-Pincha, visando a sustentabilidade dessa prática de base comunitária. A análise das informações foi geradas pelo Projeto Pé-de-Pincha, coletadas dos relatórios anuais do projeto, entre 1999 e 2014 e também de um questionário semi estruturado aplicado 12 comunidades, sendo oito comunidades com manejo de quelônios (CCMQ) duas de cada município (Parintins: Santa Rita da Valéria e Sabina, Barreirinha: Piraí e São Paulo do Açú; Oriximiná: Ascenção e S. João; Terra Santa: Núcleo do Piraruacá e Jauaruna) e quatro comunidades sem manejo de quelônios (CSMQ) sendo uma de local, Parintins: N. S. de Nazaré do Zé Açú; Barreirinha: N. S. de Nazaré; Oriximiná: São Sebastião; Terra Santa: Boca do Piraruacá.a. Adotou-se o enfoque analítico dos processos envolvidos na conservação dos quelônios utilizado pelo projeto, dando ênfase nas variáveis que indicam troca de conhecimento, benefícios e lacunas. Dentre os principais resultados e considerações, destacam-se: a) a busca do conhecimento cientifico pelos moradores como forma de combate à exploração descontrolada dos quelônios (Podocnemis expensa e P. unifilis); b) a gestão de caráter participativo-comunitário dos quelônios desenvolvida pelo projeto Pé-de-Pincha, que envolveu instituições locais como cooperativas, escolas, postos de saúde e algumas prefeituras; c) os processos participativos que tiveram como objetivo a aprendizagem coletiva sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Conclui-se que as comunidades perceberam e reconheceram a influência da participação social que resultou no aumento da população de quelônios, na melhora da convivência das famílias, no maior envolvimento e valorização das comunidades e no fortalecimento das organizações comunitárias.The riverside communities of the Amazon are formed by a heterogeneous population, whose main members are the different indigenous ethnic groups that mixed with the whites, mainly Portuguese and Northeast who came to the Amazon region in the golden age of rubber. This population carries with it an invaluable cultural treasure on the survival, the use of the forest plants, the use of the land and the management of the natural resources, especially for this aquatic research of the Amazon basin. In this context, local participatory management appears to strengthen and articulate the technical / scientific and empirical knowledge on conservation for the use of Amazonian biodiversity, especially the chelonians. The Community Management of Quelônio (Pé-de-Pinha) Project, coordinated by the Federal University of Amazonas, which emerged 17 years ago in the communities of the Middle Amazon River and Juruá, with the objective of conserving the populations of chelonians in a participatory manner. The objective of this research was to analyze the conservation of chelonians as an educational process developed by the Pé-de-Pincha project, aiming at the sustainability of this community-based practice. The analysis of the information was generated by the Pé-de-Pincha Project, collected from the annual reports of the project, between 1999 and 2014 and also from a semi-structured questionnaire applied to 12 communities, eight communities with management of chelonians (CCMQ), two from each municipality (Santa Maria de Valéria and Sabina, Barreirinha: Piraí and São Paulo do Açú, Oriximiná: Ascenção and S. João, Santa Terra: Piraruacá and Jauaruna nucleus) and four communities with no management of chelonians (CSMQ), Parintins: NS of Nazaré do Zé Açú; Barreirinha: N. S. of Nazaré; Oriximiná: São Sebastião; Holy Land: Mouth of Piraruacá.a. We adopted the analytical approach of the processes involved in the conservation of the chelonians used by the project, emphasizing the variables that indicate knowledge exchange, benefits and gaps. Among the main results and considerations, the following stand out: a) the search of the scientific knowledge by the inhabitants as a way to combat the uncontrolled exploitation of the chelonians (Podocnemis expensa and P. unifilis); b) the participative-community management of the chelonians developed by the Pé-de-Pincha project, which involved local institutions such as cooperatives, schools, health posts and some prefectures; c) participatory processes aimed at collective learning about the environment and sustainable development. It was concluded that the communities perceived and recognized the influence of social participation that resulted in the increase of the population of chelonians, in the improvement of the coexistence of the families, in the greater involvement and valorization of the communities and in the strengthening of community organizations.Período de Embargo: 06/04/2018 - 29/03/2021Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências BiológicasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTESouza, Antonia Queiroz Lima dehttp://lattes.cnpq.br/8499987875894209Miranda, Ires Paula de AndradeSantos, Elizabeth da ConceiçãoAndrade, Paulo Cesar MachadoLima, Aldeniza Cardoso dehttp://lattes.cnpq.br/54540279156686462018-04-06T14:25:42Z2017-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIMA, Aldeniza Cardoso de. Conservação de quelônios como processo educativo em comunidades ribeirinhas amazônicas. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6280porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-30T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-30T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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