Mistura asfáltica com resíduos de PEAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Leandra Libório Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5722056586087751
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8083
Resumo: Em conformidade com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) (2019), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com cerca de 11,3 milhões de toneladas, posição inferior relativo aos Estados Unidos, China e Índia. Desse montante, coletaram-se mais de 10,3 milhões de toneladas (91%), e somente 145 mil toneladas (1,28%) foram efetivamente recicladas, ficando bem abaixo da média global de 9% concernente a reciclagem plástica. Em outra vertente, tem-se os dados provenientes do Anuário Estatístico Consolidado da Confederação Nacional de Transporte (CNT), em 2019, que classificou 1.046 km de rodovias pavimentadas no Estado do Amazonas, em regular (65,59%), ruim (7,55%) e péssimo (26,86%). Tal resultado aliado à preservação ambiental motivam o emprego de resíduos na construção de pavimentos asfálticos, objeto do presente trabalho. Nesse contexto, avaliou-se o comportamento mecânico de misturas asfálticas alternativas com resíduo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), nos teores de 1% e 2%, em substituição ao agregado miúdo, pó de pedra. Tal material originou-se do descarte pós-consumo de tubos de PEAD,procedentes da instalação de ramais prediais na cidade de Manaus. A mistura asfáltica referência, do tipo Concreto Asfáltico (CA), seguiu uma das dosagens aplicadas em serviços de pavimentação da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Determinou-se o comportamento mecânico desses compósitos de acordo com os ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT) e Módulo de Resiliência (MR), submetidos às temperaturas de 25°C e 40°C. Os resultados evidenciaram que os valores da relação MR/RT para as formulações com resíduos poliméricos, respeitante à mistura referência, mostraram-se inferiores à temperatura de 25°C, e discretamente superiores na temperatura igual a 40°C. Porém, destaca-se que no comparativo do conjunto dos resultados concernente à citada razão, as composições alternativas assinalaram menores valores, em altas temperaturas, alusivo a temperatura de 25°C. Consequentemente, melhor comportamento quanto à elasticidade e à resistência à tração em temperaturas similares a regional. Pelo exposto, pode-se concluir que o emprego de resíduos de PEAD, como agregado miúdo,revelaram satisfatórios resultados, consoante aos aspectos técnicos e ambientais para serviços de pavimentação.
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Tal resultado aliado à preservação ambiental motivam o emprego de resíduos na construção de pavimentos asfálticos, objeto do presente trabalho. Nesse contexto, avaliou-se o comportamento mecânico de misturas asfálticas alternativas com resíduo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), nos teores de 1% e 2%, em substituição ao agregado miúdo, pó de pedra. Tal material originou-se do descarte pós-consumo de tubos de PEAD,procedentes da instalação de ramais prediais na cidade de Manaus. A mistura asfáltica referência, do tipo Concreto Asfáltico (CA), seguiu uma das dosagens aplicadas em serviços de pavimentação da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Determinou-se o comportamento mecânico desses compósitos de acordo com os ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT) e Módulo de Resiliência (MR), submetidos às temperaturas de 25°C e 40°C. Os resultados evidenciaram que os valores da relação MR/RT para as formulações com resíduos poliméricos, respeitante à mistura referência, mostraram-se inferiores à temperatura de 25°C, e discretamente superiores na temperatura igual a 40°C. Porém, destaca-se que no comparativo do conjunto dos resultados concernente à citada razão, as composições alternativas assinalaram menores valores, em altas temperaturas, alusivo a temperatura de 25°C. Consequentemente, melhor comportamento quanto à elasticidade e à resistência à tração em temperaturas similares a regional. Pelo exposto, pode-se concluir que o emprego de resíduos de PEAD, como agregado miúdo,revelaram satisfatórios resultados, consoante aos aspectos técnicos e ambientais para serviços de pavimentação.In accordance with the Worldwide Fund for Nature (WWF) (2019), Brazil is the fourth largest producer of plastic waste in the world, with about 11.3 million tons, a lower position in relation to the United States, China, and India. Of this amount, over 10.3 million tons (91%) are collected, but only 145 thousand tons (1.28%) are actually recycled, well below the global average of 9% regarding plastic recycling. In another aspect, the Consolidated Statistical Yearbook of the National Transport Confederation (CNT) in 2019 classified 1,046 km of paved highways in the State of Amazonas as regular (65.59%), poor (7.55%) and terrible (26.86%). This result combined with environmental preservation motivates the use of residues in the construction of asphalt pavements, which is the object of this study. Hence, the mechanical behavior of alternative asphalt mixtures with High Density Polyethylene (HDPE) residue was evaluated, in ratios of 1% and 2%, replacing the fine aggregate, which is stone powder. Such a material originated from the post-consumer disposal of HDPE tubes, from the installation of building extensions in the city of Manaus. The reference asphalt mix, which is of Asphaltic Concrete (AC) type, followed one of the dosages applied in paving services of the Municipality of Manaus (PMM). The mechanical behavior of these composites was determined according to the Tensile Strength by Diametral Compression (TS) and Resilience Modulus (RM) tests, submitted to temperatures of 25 °C and 40 °C. The results showed that the RM/TS ratio values for the formulations with polymeric residues in comparison to the reference mixture were lower at the temperature of 25 °C, and slightly higher at the temperature of 40 ° C. However, it was remarked that when comparing the set of results concerning the aforementioned ratio, the alternative compositions presented lower values at high temperatures, alluding to the temperature of 25 °C. Consequently, a better behavior with regard to elasticity and tensile strength at temperatures similar to the region’s is observed. From the above, it can be concluded that the use of HDPE waste as a fine aggregate revealed satisfactory results for paving services depending on technical and environmental aspects.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de MateriaisFrota, Consuelo Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4200047916528088Trichês, Daniela Menegonhttp://lattes.cnpq.br/8037054732461325Lima, Newton Silva dehttp://lattes.cnpq.br/8260286716470764Vasconcelos, Leandra Libório Costahttp://lattes.cnpq.br/57220565860877512021-01-19T17:04:50Z2020-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Leandra Libório Costa. Mistura asfáltica com resíduos de PEAD. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8083porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-01-20T05:04:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-01-20T05:04:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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