Socioespacialidade, territorialidade e o movimento da Cobra-Canoa da Transformação: o caso Tuyuka
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6954 |
Resumo: | Ao final de 2015, alguns índios da etnia Tuyuka, pertencentes ao sib Opaya, tradicionalmente habitantes do alto rio Tiquié, região que faz fronteira com a Colômbia, “desceram” até a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, à margem esquerda do rio Negro, numa área há poucos quilômetros de Manaus, onde fundaram a Aldeia Ʉtapinopona-Tuyuka. Lá, construíram uma maloca e passaram a oferecer aos turistas performances de cantos e danças tradicionais e alimentos típicos dos índios do alto rio Negro. Esta dissertação trabalha com a hipótese de que esse movimento espacial realizado pelos Tuyuka até o Tupé pode ser compreendido como um contínuo processo de transformação e construção de corpos e de localidades, conforme iniciado no contexto da viagem mitológica da Cobra-Canoa da Transformação, quando se tinha tão-somente uma protohumanidade ancestral, passando a se dar no período propriamente da humanidade e chegando até os dias atuais. A territorialidade dos Tuyuka, nesse sentido, obedeceria a uma norma relacional complexa, em permanente construção, sendo moldada no contexto da interação entre o Universo em pensamento (o espaço mitológico), as relações socioespaciais (o espaço social), e a paisagem propriamente dita (o espaço físico). |
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Socioespacialidade, territorialidade e o movimento da Cobra-Canoa da Transformação: o caso TuyukaSocioespacialidadeIndigenização da modernidadeTuyukaOrganização social no UaupésReserva de Desenvolvimento Sustentável do TupéCIÊNCIAS HUMANASAo final de 2015, alguns índios da etnia Tuyuka, pertencentes ao sib Opaya, tradicionalmente habitantes do alto rio Tiquié, região que faz fronteira com a Colômbia, “desceram” até a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, à margem esquerda do rio Negro, numa área há poucos quilômetros de Manaus, onde fundaram a Aldeia Ʉtapinopona-Tuyuka. Lá, construíram uma maloca e passaram a oferecer aos turistas performances de cantos e danças tradicionais e alimentos típicos dos índios do alto rio Negro. Esta dissertação trabalha com a hipótese de que esse movimento espacial realizado pelos Tuyuka até o Tupé pode ser compreendido como um contínuo processo de transformação e construção de corpos e de localidades, conforme iniciado no contexto da viagem mitológica da Cobra-Canoa da Transformação, quando se tinha tão-somente uma protohumanidade ancestral, passando a se dar no período propriamente da humanidade e chegando até os dias atuais. A territorialidade dos Tuyuka, nesse sentido, obedeceria a uma norma relacional complexa, em permanente construção, sendo moldada no contexto da interação entre o Universo em pensamento (o espaço mitológico), as relações socioespaciais (o espaço social), e a paisagem propriamente dita (o espaço físico).By the end of 2015, some Tuyuka Indians belonging to the Opaya sib, traditionally inhabitants of the upper Tiquié River, a region bordering Colombia, "descended" to the Tupé Sustainable Development Reserve, on the left bank of the Negro River, in an area a few kilometers from Manaus, where they founded the Ʉtapinopona-Tuyuka Village. There, they built a maloca and began to offer tourists performances of traditional songs and dances, not to mention typical food the upper Rio Negro Indians. This dissertation works with the hypothesis that this spatial movement performed by the Tuyuka down to the Tupé can be understood as a continuous process of transformation and construction of bodies and localities, as initiated in the context of the mythological journey of the Transformation Cobra-Canoe, when there was only an ancestral protohumanity, passing along to the period of the humanity and eventualy reaching out to the present day. The territoriality of the Tuyuka, in this sense, would obey a complex relational norm, in permanent construction, being shaped in the context of the interaction between the Universe in thought (the mythological space), socio-spatial relations (social space), and landscape itself (the physical space).Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialSilva, Raimundo Nonato Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/7059404327451265Rodrigues, José Exequiel Basinihttp://lattes.cnpq.br/8521382192383104Jatobá, Maria do Socorro da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5134140065035102Barbieri, João Paulo Undiciattihttp://lattes.cnpq.br/29350650783868842019-02-18T13:50:46Z2018-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBIERI, João Paulo Undiciatti. Socioespacialidade, territorialidade e o movimento da Cobra-Canoa da Transformação: o caso Tuyuka. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-02-19T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-02-19T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Ao final de 2015, alguns índios da etnia Tuyuka, pertencentes ao sib Opaya, tradicionalmente habitantes do alto rio Tiquié, região que faz fronteira com a Colômbia, “desceram” até a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, à margem esquerda do rio Negro, numa área há poucos quilômetros de Manaus, onde fundaram a Aldeia Ʉtapinopona-Tuyuka. Lá, construíram uma maloca e passaram a oferecer aos turistas performances de cantos e danças tradicionais e alimentos típicos dos índios do alto rio Negro. Esta dissertação trabalha com a hipótese de que esse movimento espacial realizado pelos Tuyuka até o Tupé pode ser compreendido como um contínuo processo de transformação e construção de corpos e de localidades, conforme iniciado no contexto da viagem mitológica da Cobra-Canoa da Transformação, quando se tinha tão-somente uma protohumanidade ancestral, passando a se dar no período propriamente da humanidade e chegando até os dias atuais. A territorialidade dos Tuyuka, nesse sentido, obedeceria a uma norma relacional complexa, em permanente construção, sendo moldada no contexto da interação entre o Universo em pensamento (o espaço mitológico), as relações socioespaciais (o espaço social), e a paisagem propriamente dita (o espaço físico). |
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