Educação em Saúde na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): estudo observacional
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7410 |
Resumo: | Introdução: A educação em saúde compreende um conjunto de práticas sociais humanas que devem gerar fenômenos constituintes das relações sociais. Esta prática tem se mostrado fundamental para o entendimento dos indivíduos sobre as mudanças físicas e psicológicas provocadas pelas doenças. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é um grave problema de saúde pública, depende de medidas de educação em saúde para o seu controle. Objetivo: Investigar se um grupo de indivíduos com DPOC, em tratamento médico pneumológico, recebem informações sobre sua doença. Métodos:Estudo observacional, descritivo, analítico, constituído da aplicação e análise de um questionário semiestruturado para a avaliação do conhecimento dos indivíduos sobre a DPOC. Os dados coletados foram todos registrados e analisados no Google Docs. O software Microsoft Excel® foi direcionado para o cálculo de medidas estatísticas. Para a análise da caracterização dos participantes da pesquisa utilizou-se a distribuição de frequências para os dados agrupados pela Fórmula de Sturges. Resultados: Este estudo forneceu conhecimento sobre quais informações um grupo de indivíduos com DPOC, em tratamento médico em um hospital universitário, tem sobre a DPOC e de onde veem tais informações. Os entrevistados foram indivíduos com média de idade de 70 anos, em sua maioria mulheres, com nível de formação fundamental e médio e tempo médio de diagnóstico de 6,8 anos. A maior parte da amostra relatou ter conhecimento e consciência a respeito da doença, sendo a maioria informada por médicos, seguida dos fisioterapeutas. Conclusão: De maneira geral, os pacientes com DPOC receberam informações gerais e relevantes sobre a patologia, principalmente por seus médicos. Entretanto, pontos relevantes como a prática da atividade física, nutrição e a reabilitação pulmonar ainda foram pouco abordados. Apesar do papel do Ministério da Saúde na educação em saúde, os indivíduos foram melhor informados por seus médicos do que por campanhas públicas sobre a doença. Vale ressaltar o conhecimento do perfil e o contexto ecossistêmico do individuo é importante para traçar estratégias de comunicação sobre DPOC. |
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Educação em Saúde na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): estudo observacionalHealth Education in Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD): observational studyPneumopatias obstrutivas - Manaus (AM)Pulmões - Doenças - Manaus (AM)CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOEducaçãoSaúdeDPOCEcossistemas comunicacionaisIntrodução: A educação em saúde compreende um conjunto de práticas sociais humanas que devem gerar fenômenos constituintes das relações sociais. Esta prática tem se mostrado fundamental para o entendimento dos indivíduos sobre as mudanças físicas e psicológicas provocadas pelas doenças. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é um grave problema de saúde pública, depende de medidas de educação em saúde para o seu controle. Objetivo: Investigar se um grupo de indivíduos com DPOC, em tratamento médico pneumológico, recebem informações sobre sua doença. Métodos:Estudo observacional, descritivo, analítico, constituído da aplicação e análise de um questionário semiestruturado para a avaliação do conhecimento dos indivíduos sobre a DPOC. Os dados coletados foram todos registrados e analisados no Google Docs. O software Microsoft Excel® foi direcionado para o cálculo de medidas estatísticas. Para a análise da caracterização dos participantes da pesquisa utilizou-se a distribuição de frequências para os dados agrupados pela Fórmula de Sturges. Resultados: Este estudo forneceu conhecimento sobre quais informações um grupo de indivíduos com DPOC, em tratamento médico em um hospital universitário, tem sobre a DPOC e de onde veem tais informações. Os entrevistados foram indivíduos com média de idade de 70 anos, em sua maioria mulheres, com nível de formação fundamental e médio e tempo médio de diagnóstico de 6,8 anos. A maior parte da amostra relatou ter conhecimento e consciência a respeito da doença, sendo a maioria informada por médicos, seguida dos fisioterapeutas. Conclusão: De maneira geral, os pacientes com DPOC receberam informações gerais e relevantes sobre a patologia, principalmente por seus médicos. Entretanto, pontos relevantes como a prática da atividade física, nutrição e a reabilitação pulmonar ainda foram pouco abordados. Apesar do papel do Ministério da Saúde na educação em saúde, os indivíduos foram melhor informados por seus médicos do que por campanhas públicas sobre a doença. Vale ressaltar o conhecimento do perfil e o contexto ecossistêmico do individuo é importante para traçar estratégias de comunicação sobre DPOC.Introduction: Health education comprises a set of human social practices that must generate phenomena that are constituent of social relations. This practice has been shown to be fundamental for the understanding of individuals about the physical and psychological changes caused by diseases. Chronic obstructive pulmonary disease (COPD), which is a serious public health problem, depends on health education measures for its control. Objective: To investigate if a group of individuals with COPD under pneumological medical treatment receive information about their disease. Methods: Observational, descriptive, analytical study, consisting of the application and analysis of a semistructured questionnaire for the evaluation of individuals' knowledge about COPD. The collected data was all recorded and analyzed in Google Docs. Microsoft Excel® software was directed to the calculation of statistical measures. For the analysis of the characterization of the participants of the research was used the frequency distribution for the data grouped by the Sturges Formula. Results: This study provided information on what information a group of individuals with COPD under medical treatment in a university hospital have about COPD and where they see such information. The interviews were individuals with mean age of 70 years, mostly women, with basic and medium education level and mean diagnosis time of 6.8 years. Most of the sample reported having knowledge and awareness about the disease, most of them being informed by doctors, followed by physiotherapists. Conclusion: In general, patients with COPD received general and relevant information about the disease, mainly by their physicians. However, important points such as the practice of physical activity, nutrition and pulmonary rehabilitation were still little discussed. Despite the role of the Ministry of Health in health education, individuals were better informed by their doctors than by public campaigns about the disease.It is worth emphasizing the knowledge of the profile and the ecosystem context of the individual is important to draw communication strategies on COPD.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasOs critérios para submeter o trabalho são muito trabalhosos. Estou demorando mais que o esperado para submeter este trabalho devido aos detalhes. Os dados confidenciais dos orientadores, em especial o cpf.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Informação e ComunicaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoNogueira, Wilson de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5050275095691550Cardoso, Maria do Socorro Lucenahttp://lattes.cnpq.br/1093488588496670Martins, Rosimeire de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/0416016258508981Cardoso, Leigiane Alveshttp://lattes.cnpq.br/82081101281580362019-10-07T14:37:43Z2019-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOSO, Leigiane Alves. Educação em Saúde na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): estudo observacional. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-10-07T17:45:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-10-07T17:45:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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