Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortaleza, Luiz Leandro dos Reis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0374659622170312
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2930
Resumo: A indústria de software precisa de profissionais que, além do conhecimento técnico, possuam determinadas habilidades que afetam positivamente o processo de desenvolvimento de software. Nesta dissertação de mestrado realizou-se inicialmente um mapeamento sistemático sobre quais habilidades são reportadas pela literatura como sendo mais importantes para o engenheiro de software. Este mapeamento serviu para limitar o escopo deste trabalho às habilidades de comunicação e colaboração. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração, segundo diversos autores, ocorre a partir de atividades práticas. Portanto, tentar capacitar melhor os alunos, no que diz respeito à comunicação e colaboração, seria integrá-los em projetos com a indústria. Todavia, nem sempre é possível estabelecer parcerias com a indústria de software. Uma alternativa é simular o cenário industrial em ambiente acadêmico. Uma prática que tem crescido na indústria é a distribuição geográfica da equipe de desenvolvimento, conhecida como Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS). Então, simular um cenário DDS é uma possível forma de aproximar os alunos da realidade da indústria de software. Esta é a abordagem proposta nesta dissertação. Foram realizados dois estudos experimentais visando obter indícios sobre a eficiência da abordagem pedagógica proposta. A cada experimento buscou-se aprimorar a forma de coleta e análise dos dados, e efetuou-se a triangulação destes dados visando a obtenção de maior confiabilidade para as conclusões. Observou-se que a utilização de DDS é bastante motivadora para os alunos, todavia existem outros fatores que afetam esta motivação, como por exemplo a afinidade entre os membros das equipes co-alocadas. Gerenciar adequadamente tais fatores, visando manter os participantes motivados, pode ser o diferencial entre sucesso e fracasso da atividade de ensino, uma vez que o desenvolvimento de habilidades é influenciado pela motivação.
id UFAM_2fd148edacf3169948acab2c06df7aeb
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2930
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de softwareEngenharia de softwareHabilidades de engenheiros de softwareDesenvolvimento distribuído de softwareSoftware engineeringSkills for Engineers softwareDistributed software developmentCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOA indústria de software precisa de profissionais que, além do conhecimento técnico, possuam determinadas habilidades que afetam positivamente o processo de desenvolvimento de software. Nesta dissertação de mestrado realizou-se inicialmente um mapeamento sistemático sobre quais habilidades são reportadas pela literatura como sendo mais importantes para o engenheiro de software. Este mapeamento serviu para limitar o escopo deste trabalho às habilidades de comunicação e colaboração. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração, segundo diversos autores, ocorre a partir de atividades práticas. Portanto, tentar capacitar melhor os alunos, no que diz respeito à comunicação e colaboração, seria integrá-los em projetos com a indústria. Todavia, nem sempre é possível estabelecer parcerias com a indústria de software. Uma alternativa é simular o cenário industrial em ambiente acadêmico. Uma prática que tem crescido na indústria é a distribuição geográfica da equipe de desenvolvimento, conhecida como Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS). Então, simular um cenário DDS é uma possível forma de aproximar os alunos da realidade da indústria de software. Esta é a abordagem proposta nesta dissertação. Foram realizados dois estudos experimentais visando obter indícios sobre a eficiência da abordagem pedagógica proposta. A cada experimento buscou-se aprimorar a forma de coleta e análise dos dados, e efetuou-se a triangulação destes dados visando a obtenção de maior confiabilidade para as conclusões. Observou-se que a utilização de DDS é bastante motivadora para os alunos, todavia existem outros fatores que afetam esta motivação, como por exemplo a afinidade entre os membros das equipes co-alocadas. Gerenciar adequadamente tais fatores, visando manter os participantes motivados, pode ser o diferencial entre sucesso e fracasso da atividade de ensino, uma vez que o desenvolvimento de habilidades é influenciado pela motivação.The software industry needs professionals who, in addition to technical knowledge, possess certain skills that positively affect the development process software. In this dissertation initially held up a mapping systematic about which skills are reported in the literature as being more important for the software engineer. This mapping served to limit the scope of this work to the skills of communication and collaboration. The development of communication skills and collaboration, according to several authors, occurs from practical activities. Therefore, try to enable the best students, with regard to communication and collaboration, would integrate them into projects with industry. However, it is not always possible to establish partnerships with industry software. An alternative is to simulate the industrial scenario in the academic environment. A practice that has grown in the industry is the geographical distribution of staff development, known as Distributed Software Development (DSD). Then, simulate a scenario DDS is a possible way to bring students from reality of the software industry. This is the approach proposed in this dissertation. Two experimental studies were conducted to obtain evidence about the effectiveness the proposed pedagogical approach. Every experiment we sought to improve way of collecting and analyzing data, and performed the triangulation of these data aimed obtaining the most reliable conclusions. It was observed that the use DDS is quite motivating for students, but there are other factors that This affect motivation, such as the affinity between team members co-allocated. Properly manage these factors in order to maintain participants motivated, can be the difference between success and failure of the activity of teaching, one Since skill development is influenced by motivation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaConte, Tayana Uchôahttp://lattes.cnpq.br/6682919653508224Fortaleza, Luiz Leandro dos Reishttp://lattes.cnpq.br/03746596221703122015-04-11T14:03:01Z2014-08-072013-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFORTALEZA, Luiz Leandro dos Reis. Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-11T14:28:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-11T14:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
title Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
spellingShingle Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
Fortaleza, Luiz Leandro dos Reis
Engenharia de software
Habilidades de engenheiros de software
Desenvolvimento distribuído de software
Software engineering
Skills for Engineers software
Distributed software development
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
title_full Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
title_fullStr Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
title_full_unstemmed Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
title_sort Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
author Fortaleza, Luiz Leandro dos Reis
author_facet Fortaleza, Luiz Leandro dos Reis
http://lattes.cnpq.br/0374659622170312
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0374659622170312
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conte, Tayana Uchôa
http://lattes.cnpq.br/6682919653508224
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortaleza, Luiz Leandro dos Reis
http://lattes.cnpq.br/0374659622170312
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de software
Habilidades de engenheiros de software
Desenvolvimento distribuído de software
Software engineering
Skills for Engineers software
Distributed software development
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Engenharia de software
Habilidades de engenheiros de software
Desenvolvimento distribuído de software
Software engineering
Skills for Engineers software
Distributed software development
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description A indústria de software precisa de profissionais que, além do conhecimento técnico, possuam determinadas habilidades que afetam positivamente o processo de desenvolvimento de software. Nesta dissertação de mestrado realizou-se inicialmente um mapeamento sistemático sobre quais habilidades são reportadas pela literatura como sendo mais importantes para o engenheiro de software. Este mapeamento serviu para limitar o escopo deste trabalho às habilidades de comunicação e colaboração. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração, segundo diversos autores, ocorre a partir de atividades práticas. Portanto, tentar capacitar melhor os alunos, no que diz respeito à comunicação e colaboração, seria integrá-los em projetos com a indústria. Todavia, nem sempre é possível estabelecer parcerias com a indústria de software. Uma alternativa é simular o cenário industrial em ambiente acadêmico. Uma prática que tem crescido na indústria é a distribuição geográfica da equipe de desenvolvimento, conhecida como Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS). Então, simular um cenário DDS é uma possível forma de aproximar os alunos da realidade da indústria de software. Esta é a abordagem proposta nesta dissertação. Foram realizados dois estudos experimentais visando obter indícios sobre a eficiência da abordagem pedagógica proposta. A cada experimento buscou-se aprimorar a forma de coleta e análise dos dados, e efetuou-se a triangulação destes dados visando a obtenção de maior confiabilidade para as conclusões. Observou-se que a utilização de DDS é bastante motivadora para os alunos, todavia existem outros fatores que afetam esta motivação, como por exemplo a afinidade entre os membros das equipes co-alocadas. Gerenciar adequadamente tais fatores, visando manter os participantes motivados, pode ser o diferencial entre sucesso e fracasso da atividade de ensino, uma vez que o desenvolvimento de habilidades é influenciado pela motivação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-20
2014-08-07
2015-04-11T14:03:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FORTALEZA, Luiz Leandro dos Reis. Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2930
identifier_str_mv FORTALEZA, Luiz Leandro dos Reis. Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732004617388032