Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758 |
Resumo: | Para facilitar as vendas e os empreendimentos de diversos setores do comércio varejista da cidade de Manaus, capital do Amazonas, criaram-se as chamadas lojas on-line , que se caracterizavam por serem apenas pontos de vendas virtuais. Com o avanço das mídias sociais, configuradas pelos usos dos suportes digitais, como, por exemplo, o Orkut e o Twitter, as empresas do comércio varejista de Manaus, em especial, do ramo de eletroeletrônicos, passaram a utilizá-los para interagir com seus públicos. Esta pesquisa investigou se as mídias sociais foram utilizadas como uma nova alternativa para estreitar relacionamentos entre essas organizações e seus públicos ou apenas como meio de transmissão de informações, se seu uso foi relacionado aos objetivos estratégicos dessas organizações e elucidou as contribuições das Relações Públicas na gestão das mídias sociais quando aplicadas ao relacionamento entre a organização e seu público. Quanto à forma de raciocínio, o método empregado na presente pesquisa consistiu no hipotético-dedutivo. A fase inicial de investigação do problema foi desenvolvida a partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista a necessidade de buscar a devida fundamentação teórica do assunto em discussão. Considerando que a opção por um determinado tipo de pesquisa não inviabiliza a utilização das demais, pois, na prática, os diversos tipos de pesquisa são complementares, a metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa quanti-qualitativa. |
id |
UFAM_32e6617a2368b367754a3172e4bdb98a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2758 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacionalRelações PúblicasRelacionamento organizacionalMídias sociaisPublic RelationsOrganizational relationsSocial netCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOPara facilitar as vendas e os empreendimentos de diversos setores do comércio varejista da cidade de Manaus, capital do Amazonas, criaram-se as chamadas lojas on-line , que se caracterizavam por serem apenas pontos de vendas virtuais. Com o avanço das mídias sociais, configuradas pelos usos dos suportes digitais, como, por exemplo, o Orkut e o Twitter, as empresas do comércio varejista de Manaus, em especial, do ramo de eletroeletrônicos, passaram a utilizá-los para interagir com seus públicos. Esta pesquisa investigou se as mídias sociais foram utilizadas como uma nova alternativa para estreitar relacionamentos entre essas organizações e seus públicos ou apenas como meio de transmissão de informações, se seu uso foi relacionado aos objetivos estratégicos dessas organizações e elucidou as contribuições das Relações Públicas na gestão das mídias sociais quando aplicadas ao relacionamento entre a organização e seu público. Quanto à forma de raciocínio, o método empregado na presente pesquisa consistiu no hipotético-dedutivo. A fase inicial de investigação do problema foi desenvolvida a partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista a necessidade de buscar a devida fundamentação teórica do assunto em discussão. Considerando que a opção por um determinado tipo de pesquisa não inviabiliza a utilização das demais, pois, na prática, os diversos tipos de pesquisa são complementares, a metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa quanti-qualitativa.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoAzevedo, Luiza Elayne Correahttp://lattes.cnpq.br/3338959963006103Guimarães, Mayara de Sousahttp://lattes.cnpq.br/90342300795950402015-04-11T13:57:03Z2015-04-102011-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Mayara de Sousa. Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-06-28T05:02:12Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-06-28T05:02:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional |
title |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional |
spellingShingle |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional Guimarães, Mayara de Sousa Relações Públicas Relacionamento organizacional Mídias sociais Public Relations Organizational relations Social net CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO |
title_short |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional |
title_full |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional |
title_fullStr |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional |
title_full_unstemmed |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional |
title_sort |
Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional |
author |
Guimarães, Mayara de Sousa |
author_facet |
Guimarães, Mayara de Sousa http://lattes.cnpq.br/9034230079595040 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9034230079595040 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Luiza Elayne Correa http://lattes.cnpq.br/3338959963006103 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Mayara de Sousa http://lattes.cnpq.br/9034230079595040 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Públicas Relacionamento organizacional Mídias sociais Public Relations Organizational relations Social net CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO |
topic |
Relações Públicas Relacionamento organizacional Mídias sociais Public Relations Organizational relations Social net CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO |
description |
Para facilitar as vendas e os empreendimentos de diversos setores do comércio varejista da cidade de Manaus, capital do Amazonas, criaram-se as chamadas lojas on-line , que se caracterizavam por serem apenas pontos de vendas virtuais. Com o avanço das mídias sociais, configuradas pelos usos dos suportes digitais, como, por exemplo, o Orkut e o Twitter, as empresas do comércio varejista de Manaus, em especial, do ramo de eletroeletrônicos, passaram a utilizá-los para interagir com seus públicos. Esta pesquisa investigou se as mídias sociais foram utilizadas como uma nova alternativa para estreitar relacionamentos entre essas organizações e seus públicos ou apenas como meio de transmissão de informações, se seu uso foi relacionado aos objetivos estratégicos dessas organizações e elucidou as contribuições das Relações Públicas na gestão das mídias sociais quando aplicadas ao relacionamento entre a organização e seu público. Quanto à forma de raciocínio, o método empregado na presente pesquisa consistiu no hipotético-dedutivo. A fase inicial de investigação do problema foi desenvolvida a partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista a necessidade de buscar a devida fundamentação teórica do assunto em discussão. Considerando que a opção por um determinado tipo de pesquisa não inviabiliza a utilização das demais, pois, na prática, os diversos tipos de pesquisa são complementares, a metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa quanti-qualitativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-03 2015-04-11T13:57:03Z 2015-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Mayara de Sousa. Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Mayara de Sousa. Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732003182936064 |