Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Mayara de Sousa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9034230079595040
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758
Resumo: Para facilitar as vendas e os empreendimentos de diversos setores do comércio varejista da cidade de Manaus, capital do Amazonas, criaram-se as chamadas lojas on-line , que se caracterizavam por serem apenas pontos de vendas virtuais. Com o avanço das mídias sociais, configuradas pelos usos dos suportes digitais, como, por exemplo, o Orkut e o Twitter, as empresas do comércio varejista de Manaus, em especial, do ramo de eletroeletrônicos, passaram a utilizá-los para interagir com seus públicos. Esta pesquisa investigou se as mídias sociais foram utilizadas como uma nova alternativa para estreitar relacionamentos entre essas organizações e seus públicos ou apenas como meio de transmissão de informações, se seu uso foi relacionado aos objetivos estratégicos dessas organizações e elucidou as contribuições das Relações Públicas na gestão das mídias sociais quando aplicadas ao relacionamento entre a organização e seu público. Quanto à forma de raciocínio, o método empregado na presente pesquisa consistiu no hipotético-dedutivo. A fase inicial de investigação do problema foi desenvolvida a partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista a necessidade de buscar a devida fundamentação teórica do assunto em discussão. Considerando que a opção por um determinado tipo de pesquisa não inviabiliza a utilização das demais, pois, na prática, os diversos tipos de pesquisa são complementares, a metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa quanti-qualitativa.
id UFAM_32e6617a2368b367754a3172e4bdb98a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2758
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacionalRelações PúblicasRelacionamento organizacionalMídias sociaisPublic RelationsOrganizational relationsSocial netCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOPara facilitar as vendas e os empreendimentos de diversos setores do comércio varejista da cidade de Manaus, capital do Amazonas, criaram-se as chamadas lojas on-line , que se caracterizavam por serem apenas pontos de vendas virtuais. Com o avanço das mídias sociais, configuradas pelos usos dos suportes digitais, como, por exemplo, o Orkut e o Twitter, as empresas do comércio varejista de Manaus, em especial, do ramo de eletroeletrônicos, passaram a utilizá-los para interagir com seus públicos. Esta pesquisa investigou se as mídias sociais foram utilizadas como uma nova alternativa para estreitar relacionamentos entre essas organizações e seus públicos ou apenas como meio de transmissão de informações, se seu uso foi relacionado aos objetivos estratégicos dessas organizações e elucidou as contribuições das Relações Públicas na gestão das mídias sociais quando aplicadas ao relacionamento entre a organização e seu público. Quanto à forma de raciocínio, o método empregado na presente pesquisa consistiu no hipotético-dedutivo. A fase inicial de investigação do problema foi desenvolvida a partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista a necessidade de buscar a devida fundamentação teórica do assunto em discussão. Considerando que a opção por um determinado tipo de pesquisa não inviabiliza a utilização das demais, pois, na prática, os diversos tipos de pesquisa são complementares, a metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa quanti-qualitativa.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoAzevedo, Luiza Elayne Correahttp://lattes.cnpq.br/3338959963006103Guimarães, Mayara de Sousahttp://lattes.cnpq.br/90342300795950402015-04-11T13:57:03Z2015-04-102011-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Mayara de Sousa. Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-06-28T05:02:12Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-06-28T05:02:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
title Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
spellingShingle Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
Guimarães, Mayara de Sousa
Relações Públicas
Relacionamento organizacional
Mídias sociais
Public Relations
Organizational relations
Social net
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
title_short Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
title_full Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
title_fullStr Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
title_full_unstemmed Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
title_sort Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional
author Guimarães, Mayara de Sousa
author_facet Guimarães, Mayara de Sousa
http://lattes.cnpq.br/9034230079595040
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9034230079595040
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Luiza Elayne Correa
http://lattes.cnpq.br/3338959963006103
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Mayara de Sousa
http://lattes.cnpq.br/9034230079595040
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Relacionamento organizacional
Mídias sociais
Public Relations
Organizational relations
Social net
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
topic Relações Públicas
Relacionamento organizacional
Mídias sociais
Public Relations
Organizational relations
Social net
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
description Para facilitar as vendas e os empreendimentos de diversos setores do comércio varejista da cidade de Manaus, capital do Amazonas, criaram-se as chamadas lojas on-line , que se caracterizavam por serem apenas pontos de vendas virtuais. Com o avanço das mídias sociais, configuradas pelos usos dos suportes digitais, como, por exemplo, o Orkut e o Twitter, as empresas do comércio varejista de Manaus, em especial, do ramo de eletroeletrônicos, passaram a utilizá-los para interagir com seus públicos. Esta pesquisa investigou se as mídias sociais foram utilizadas como uma nova alternativa para estreitar relacionamentos entre essas organizações e seus públicos ou apenas como meio de transmissão de informações, se seu uso foi relacionado aos objetivos estratégicos dessas organizações e elucidou as contribuições das Relações Públicas na gestão das mídias sociais quando aplicadas ao relacionamento entre a organização e seu público. Quanto à forma de raciocínio, o método empregado na presente pesquisa consistiu no hipotético-dedutivo. A fase inicial de investigação do problema foi desenvolvida a partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista a necessidade de buscar a devida fundamentação teórica do assunto em discussão. Considerando que a opção por um determinado tipo de pesquisa não inviabiliza a utilização das demais, pois, na prática, os diversos tipos de pesquisa são complementares, a metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa quanti-qualitativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-03
2015-04-11T13:57:03Z
2015-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Mayara de Sousa. Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758
identifier_str_mv GUIMARÃES, Mayara de Sousa. Relações públicas e mídias sociais: uma análise de suas aplicações no relacionamento organizacional. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732003182936064