Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6847 |
Resumo: | A percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio, que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio pelo ser humano. Com base no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não podemos conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, a pesquisa teve como objetivo geral propor um guia de orientação para construção da Trilha Pedagógica como recurso didático sobre o uso da água e a percepção ambiental dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-Am. Como objetivos específicos buscou-se conhecer a percepção ambiental dos discentes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pedro Teixeira; identificar o acesso e o uso de água no cotidiano dos discentes do Ensino Fundamental II e construir mapas mentais com os discentes sobre o ambiente familiar e o uso da água. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de Robert Yin que é uma estratégia para se examinar acontecimentos contemporâneos, apresentando a capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências. Os resultados da pesquisa mostraram que os discentes são conscientes dos problemas ambientais, mas, observou-se que muitas vezes os mesmos deixam de tomar a atitude correta não por falta de conhecimento e sim porque é mais fácil permanecer na situação cotidiana. Com os dados obtidos na pesquisa foi elaborado um produto pedagógico denominado Trilha, e um Guia de Orientação para construção da trilha pedagógica como recurso didático a partir da percepção ambiental e uso da água dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-AM. |
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Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AMPercepção ambientalUso da águaTrilha pedagógicaEnvironmental perceptionWater usePedagogical trailCIÊNCIAS AGRARIASA percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio, que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio pelo ser humano. Com base no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não podemos conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, a pesquisa teve como objetivo geral propor um guia de orientação para construção da Trilha Pedagógica como recurso didático sobre o uso da água e a percepção ambiental dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-Am. Como objetivos específicos buscou-se conhecer a percepção ambiental dos discentes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pedro Teixeira; identificar o acesso e o uso de água no cotidiano dos discentes do Ensino Fundamental II e construir mapas mentais com os discentes sobre o ambiente familiar e o uso da água. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de Robert Yin que é uma estratégia para se examinar acontecimentos contemporâneos, apresentando a capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências. Os resultados da pesquisa mostraram que os discentes são conscientes dos problemas ambientais, mas, observou-se que muitas vezes os mesmos deixam de tomar a atitude correta não por falta de conhecimento e sim porque é mais fácil permanecer na situação cotidiana. Com os dados obtidos na pesquisa foi elaborado um produto pedagógico denominado Trilha, e um Guia de Orientação para construção da trilha pedagógica como recurso didático a partir da percepção ambiental e uso da água dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-AM.Environmental perception is a mental activity of interaction of the individual with the environment, which can be defined as an awareness of the environment by the human being. Based on the thought of Systemic Complexity that tells us that we can not know the whole without understanding the parts that compose it, the research had as its general objective to propose a guidance guide for the construction of the Pedagogical Trail as a didactic resource on the use of water and environmental perception of the students of the basic network of a public school in the city of Tabatinga-Am. As specific objectives we sought to know the environmental perception of the students of Elementary School II of the Pedro Teixeira State School; to identify the access and use of water in the daily life of the students of Elementary School II and to build mental maps with the students about the familiar environment and the use of water. The methodological approach used was the case study of Robert Yin which is a strategy to examine contemporary events, presenting the capacity to deal with a wide variety of evidences. The results of the research showed that the students are aware of the environmental problems but, it has been observed that often they fail to take the right attitude not because of lack of knowledge but because it is easier to remain in the everyday situation. With the data obtained in the research, a pedagogical product called Trilha was elaborated and a Guidance Guide for the construction of the pedagogical trail as didactic resource based on the environmental perception and water use of the students of the basic network of a public school in the city of Tabatinga - AM.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisSchropfer, Edivânia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323Jesus, Edilza Laray dehttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221Penha, Darcilia Diashttp://lattes.cnpq.br/1890432891278435Farias, Francisca Seabra dehttp://lattes.cnpq.br/23773899876046722019-01-16T14:19:42Z2018-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Francisca Seabra de. Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM. 2018. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6847porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-02-26T15:00:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-02-26T15:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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