Ciclo do carbono na floresta amazônica: percepções ambientais de moradores da Reserva Extrativista do Baixo Juruá, Amazônia Ocidental, Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7304 |
Resumo: | O carbono é o elemento químico fundamental para a vida na Terra. Entretanto, um desequilíbrio em seu ciclo biogeoquímico tem contribuindo com um grave problema ambiental que atinge a todos indistintamente na Terra. Os gases derivados de carbono (CO2 e CH4), devido a propriedade de reter calor na atmosfera, são considerados gases de efeito estufa (GEE) e esses têm promovido a mudança climática global. Pelo fato de possuir um estoque de carbono que varia entre 50,8 a 57,5 bilhões de toneladas, quase 7 vezes mais do que a emissão global anual de carbono, a Amazônia tem um papel de destaque na estabilização climática do planeta. Considerando que muito das ações antrópicas estão ancoradas no comportamento humano, se torna vital compreender quais são os modos de pensar de pessoas que vivem em contato direto com esse fenômeno na floresta amazônica e quais as práticas dessas pessoas estão relacionadas com as emissões de GEEs e com a conservação da floresta. Ao desvelar tais entendimentos é possível propor programas educativos eficazes e eficientes para que se tenha uma relação sustentável com a floresta e com esse ciclo, e consequentemente contribuir para a mitigação da mudança climática. Esse estudo buscou, portanto investigar o entendimento dos processos que envolvem o ciclo biogeoquímico do carbono e das suas relações com a floresta amazônica, entre aqueles que vivem e dependem diretamente dos recursos dessa, ou seja, moradores de comunidades de uma Unidade de Conservação (UC). Neste, analisou-se as percepções ambientais dos moradores da Reserva Extrativista do Baixo Juruá-AM sobre o ciclo do carbono e a sua relação com a floresta. Foi realizada observação participante, entrevista coletiva com 14 moradores e 30 entrevistas semiestruturadas com uso da técnica de modelagem topográfica- topológica, que consiste em utilizar uma maquete que representa a área geográfica e tipos de uso de ocupação da terra e recursos florestais, com as quais o entrevistado responde, de modo interativo aos questionamentos feitos acerca do tema. Os resultados mostram que, apesar de terem entendimentos diversos sobre o que se trata, onde se encontra, como esse elemento se movimenta no planeta e sobre a relação desse com a floresta, os moradores reconhecem a existência de algo que não é visto, mas que interfere nos organismos e no ecossistema. Nota-se também, que o saber tradicional e o científico reflete uma leitura, tanto sobre o mundo simbólico, quanto sobre o mundo físico. Em muitos casos, esses saberes se complementam, em outros se confrontam. Tais resultados corroboram a necessidade de desvelar tais percepções, afim de propor processos educativos que possibilitam a compreensão desses conceitos e de estimular práticas de redução dos GEEs derivados do carbono de forma holística. |
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Ciclo do carbono na floresta amazônica: percepções ambientais de moradores da Reserva Extrativista do Baixo Juruá, Amazônia Ocidental, BrasilCarbon cycle in the Amazon rainforest: environmental perceptions of residents of the Lower Juruá Extractive Reserve, Western Amazon, BrazilCarbonoFloresta amazônicaÁreas de conservação de recursos naturaisCIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL: CONSERVAÇÃO DA NATUREZACiclo biogeoquímicoSaber popularUnidade de conservaçãoPercepçãoO carbono é o elemento químico fundamental para a vida na Terra. Entretanto, um desequilíbrio em seu ciclo biogeoquímico tem contribuindo com um grave problema ambiental que atinge a todos indistintamente na Terra. Os gases derivados de carbono (CO2 e CH4), devido a propriedade de reter calor na atmosfera, são considerados gases de efeito estufa (GEE) e esses têm promovido a mudança climática global. Pelo fato de possuir um estoque de carbono que varia entre 50,8 a 57,5 bilhões de toneladas, quase 7 vezes mais do que a emissão global anual de carbono, a Amazônia tem um papel de destaque na estabilização climática do planeta. Considerando que muito das ações antrópicas estão ancoradas no comportamento humano, se torna vital compreender quais são os modos de pensar de pessoas que vivem em contato direto com esse fenômeno na floresta amazônica e quais as práticas dessas pessoas estão relacionadas com as emissões de GEEs e com a conservação da floresta. Ao desvelar tais entendimentos é possível propor programas educativos eficazes e eficientes para que se tenha uma relação sustentável com a floresta e com esse ciclo, e consequentemente contribuir para a mitigação da mudança climática. Esse estudo buscou, portanto investigar o entendimento dos processos que envolvem o ciclo biogeoquímico do carbono e das suas relações com a floresta amazônica, entre aqueles que vivem e dependem diretamente dos recursos dessa, ou seja, moradores de comunidades de uma Unidade de Conservação (UC). Neste, analisou-se as percepções ambientais dos moradores da Reserva Extrativista do Baixo Juruá-AM sobre o ciclo do carbono e a sua relação com a floresta. Foi realizada observação participante, entrevista coletiva com 14 moradores e 30 entrevistas semiestruturadas com uso da técnica de modelagem topográfica- topológica, que consiste em utilizar uma maquete que representa a área geográfica e tipos de uso de ocupação da terra e recursos florestais, com as quais o entrevistado responde, de modo interativo aos questionamentos feitos acerca do tema. Os resultados mostram que, apesar de terem entendimentos diversos sobre o que se trata, onde se encontra, como esse elemento se movimenta no planeta e sobre a relação desse com a floresta, os moradores reconhecem a existência de algo que não é visto, mas que interfere nos organismos e no ecossistema. Nota-se também, que o saber tradicional e o científico reflete uma leitura, tanto sobre o mundo simbólico, quanto sobre o mundo físico. Em muitos casos, esses saberes se complementam, em outros se confrontam. Tais resultados corroboram a necessidade de desvelar tais percepções, afim de propor processos educativos que possibilitam a compreensão desses conceitos e de estimular práticas de redução dos GEEs derivados do carbono de forma holística.Carbon is the fundamental chemical element for life on Earth. However, an imbalance in its biogeochemical cycle has contributed to a serious environmental problem that this planet is facing and that affects all beings indistinctly. Carbon-derived gases (CO2 and CH4), due to the property of retaining heat in the atmosphere, are considered as greenhouse gases (GHG) and these have promoted global climate change. The Amazon has a leading role in the planet's climate stabilization, because it has a carbon stock ranging from 50.8 to 57.5 billion tons, almost 7 times more than the annual global carbon emission. Considering that much of the anthropic actions are anchored in human behavior, it becomes vital to understand the ways of thinking of people who live in direct contact with this phenomenon in the Amazon forest and what practices these people are related to GHG emissions and with the conservation of the forest. By unveiling such understandings it is possible to propose effective and efficient educational programs for a sustainable relationship with the forest and this cycle and thus contribute to the mitigation of climate change. This study therefore sought to investigate the understanding of the processes that involve the biogeochemical cycle of carbon and its relations with the Amazon forest, between those who live and depend directly on the resources of that forest, that is, residents of communities of a Conservation Unit. In this study, we analyzed the environmental perceptions of the inhabitants of the Baixo Juruá-AM Extractive Reserve on the carbon cycle and its relationship with the forest. A participant observation, collective interview with 14 residents and 30 semi-structured interviews were carried out using the topographic-topological modeling technique. This consists of using a model that represents the geographical area and types of land use and forest resources, with which the interviewee responds in an interactive way to the questions raised about the topic. The results show that, despite having different understandings about what it is about, where it is found, how this element moves around the planet and on the relation of this with the forest the inhabitants recognize the existence of something that is not seen, but which interferes with organisms and the ecosystem. It is also noted that traditional and scientific knowledge reflects a reading both on the symbolic and on the physical world. In many cases, these knowledges complement each other, others confront each other. These results corroborate the need to unveil such perceptions, in order to propose educational processes that make possible the understanding of these concepts and to stimulate holistic GHG reduction practices.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaLima, Adriano José Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/2551610411171836Higuchi, Francisco Gasparettohttp://lattes.cnpq.br/8576701162560282Azevedo, Genoveva Chagas dehttp://lattes.cnpq.br/0695236888049042Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805Bessa, Daniela de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/52127031257581362019-08-09T18:05:12Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfBESSA, Daniela de Moraes. Ciclo do carbono na floresta amazônica: percepções ambientais de moradores da Reserva Extrativista do Baixo Juruá, Amazônia Ocidental, Brasil. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-08-10T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-08-10T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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O carbono é o elemento químico fundamental para a vida na Terra. Entretanto, um desequilíbrio em seu ciclo biogeoquímico tem contribuindo com um grave problema ambiental que atinge a todos indistintamente na Terra. Os gases derivados de carbono (CO2 e CH4), devido a propriedade de reter calor na atmosfera, são considerados gases de efeito estufa (GEE) e esses têm promovido a mudança climática global. Pelo fato de possuir um estoque de carbono que varia entre 50,8 a 57,5 bilhões de toneladas, quase 7 vezes mais do que a emissão global anual de carbono, a Amazônia tem um papel de destaque na estabilização climática do planeta. Considerando que muito das ações antrópicas estão ancoradas no comportamento humano, se torna vital compreender quais são os modos de pensar de pessoas que vivem em contato direto com esse fenômeno na floresta amazônica e quais as práticas dessas pessoas estão relacionadas com as emissões de GEEs e com a conservação da floresta. Ao desvelar tais entendimentos é possível propor programas educativos eficazes e eficientes para que se tenha uma relação sustentável com a floresta e com esse ciclo, e consequentemente contribuir para a mitigação da mudança climática. Esse estudo buscou, portanto investigar o entendimento dos processos que envolvem o ciclo biogeoquímico do carbono e das suas relações com a floresta amazônica, entre aqueles que vivem e dependem diretamente dos recursos dessa, ou seja, moradores de comunidades de uma Unidade de Conservação (UC). Neste, analisou-se as percepções ambientais dos moradores da Reserva Extrativista do Baixo Juruá-AM sobre o ciclo do carbono e a sua relação com a floresta. Foi realizada observação participante, entrevista coletiva com 14 moradores e 30 entrevistas semiestruturadas com uso da técnica de modelagem topográfica- topológica, que consiste em utilizar uma maquete que representa a área geográfica e tipos de uso de ocupação da terra e recursos florestais, com as quais o entrevistado responde, de modo interativo aos questionamentos feitos acerca do tema. Os resultados mostram que, apesar de terem entendimentos diversos sobre o que se trata, onde se encontra, como esse elemento se movimenta no planeta e sobre a relação desse com a floresta, os moradores reconhecem a existência de algo que não é visto, mas que interfere nos organismos e no ecossistema. Nota-se também, que o saber tradicional e o científico reflete uma leitura, tanto sobre o mundo simbólico, quanto sobre o mundo físico. Em muitos casos, esses saberes se complementam, em outros se confrontam. Tais resultados corroboram a necessidade de desvelar tais percepções, afim de propor processos educativos que possibilitam a compreensão desses conceitos e de estimular práticas de redução dos GEEs derivados do carbono de forma holística. |
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