Eu canto pra falar do Amazonas: narrativas musicais de uma geração de músicos de Manaus
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2342 |
Resumo: | Manaus dos anos 60, começou a abrigar cadeias produtivas industriais advindas de vários lugares do mundo e com isso passou a atrair gente de toda parte do Brasil, e por que não dizer do mundo, em busca de oportunidade. Essa nova realidade, sobretudo, marcada pela expansão demográfica era acompanhada pela produção artística local. A musicalidade se tornava nesses tempos, em Manaus, cada vez mais diversificada, sobretudo sobre efeitos da migração, do cinema, do rádio e mais tarde da TV. Surge então, nos anos 60, as primeiras manifestações de uma música que seguia as novas tendências da música no Brasil, como o movimento tropicalismo e bossa nova. Uma das principais características desse tipo de música era o interesse em falar, através das letras, de temas que retratavam a cidade, o estilo de vida das pessoas, o cotidiano, a natureza, as transformações sociais entre outros que não só remetiam a imagem da cidade como do Estado do Amazonas e da região amazônica. Esse tipo de arte musical produzida em Manaus expressa o posicionamento e o pensamento crítico dos artistas às mudanças empreendidas na cidade. Mudanças essas que causam um contrassenso entre o comportamento da população mais jovem e inauguram uma série problemas sociais jamais percebidos. Ao tomarmos as letras dessas músicas e conjugá-las ao contexto sociocultural remontaremos cenários e a vida de uma cidade em transformação sob olhar de jovens artistas que viveram e se inspiraram na cidade para compor suas músicas.É interessante observar que cinqüenta anos depois, esta música continua a ser produzida, apreciada, atualizada, veiculada na mídia e no circuito cultural da cidade. O que nos sugere que ela não está associada apenas a uma época, mas a um jeito de fazer música de uma geração de músicos. A cidade de Manaus ainda registra a dinâmica de uma cidade em crescimento e transformação, e a música prossegue tematizando em suas letras as questões relacionadas a esses processos. Em tons de ironia e crítica, e contextualizados as novas realidades. |
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Eu canto pra falar do Amazonas: narrativas musicais de uma geração de músicos de ManausMúsica Popular - ManausAntropologia urbanaPopular music - ManausUrban anthropologyOUTROSManaus dos anos 60, começou a abrigar cadeias produtivas industriais advindas de vários lugares do mundo e com isso passou a atrair gente de toda parte do Brasil, e por que não dizer do mundo, em busca de oportunidade. Essa nova realidade, sobretudo, marcada pela expansão demográfica era acompanhada pela produção artística local. A musicalidade se tornava nesses tempos, em Manaus, cada vez mais diversificada, sobretudo sobre efeitos da migração, do cinema, do rádio e mais tarde da TV. Surge então, nos anos 60, as primeiras manifestações de uma música que seguia as novas tendências da música no Brasil, como o movimento tropicalismo e bossa nova. Uma das principais características desse tipo de música era o interesse em falar, através das letras, de temas que retratavam a cidade, o estilo de vida das pessoas, o cotidiano, a natureza, as transformações sociais entre outros que não só remetiam a imagem da cidade como do Estado do Amazonas e da região amazônica. Esse tipo de arte musical produzida em Manaus expressa o posicionamento e o pensamento crítico dos artistas às mudanças empreendidas na cidade. Mudanças essas que causam um contrassenso entre o comportamento da população mais jovem e inauguram uma série problemas sociais jamais percebidos. Ao tomarmos as letras dessas músicas e conjugá-las ao contexto sociocultural remontaremos cenários e a vida de uma cidade em transformação sob olhar de jovens artistas que viveram e se inspiraram na cidade para compor suas músicas.É interessante observar que cinqüenta anos depois, esta música continua a ser produzida, apreciada, atualizada, veiculada na mídia e no circuito cultural da cidade. O que nos sugere que ela não está associada apenas a uma época, mas a um jeito de fazer música de uma geração de músicos. A cidade de Manaus ainda registra a dinâmica de uma cidade em crescimento e transformação, e a música prossegue tematizando em suas letras as questões relacionadas a esses processos. Em tons de ironia e crítica, e contextualizados as novas realidades.Manaus for 60 years, began to harbor industrial production chains arising from around the world and it has attracted people from all over Brazil, and why not the world in search of opportunity. This new reality, especially marked by demographic expansion was accompanied by local artistic production. The music became such times, in Manaus, increasingly diverse, especially on the effects of migration, cinema, radio and later television. Then arises, in 60 years, the first manifestations of a song that followed the new trends of music in Brazil, such as bossa nova and Tropicalia movement. One of the main characteristics of this type of music was the interest in talking through the lyrics, themes that portrayed the city, the lifestyle of people, daily life, nature, social change and others that not only remitted the image of City and State of Amazonas and the Amazon region. This kind of musical art produced in Manaus expresses the position of artists and critical thinking to the changes undertaken in the city. These changes that cause a counterintuitive behavior of the population between the younger and inaugurate a series never perceived social problems. By taking the lyrics of these songs and combining them to reach back scenarios and socio-cultural life of a city under changing look of young artists who lived in the city and were inspired to compose their songs .It s interesting to note that fifty years later, this song continues to be produced, appreciated, updated, broadcast media and the cultural circuit of the city. What it suggests is not only associated to a time, but a way of making music of a generation of musicians. The city of Manaus even records the dynamics of a growing city and transformation, and the music continues in his lyrics thematizing issues related to these processes. In tones of irony and criticism, and the new realitiesin context.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaBraga, Sérgio Ivan Gilhttp://lattes.cnpq.br/2146777152891330Menezes, Mauro Augusto Douradohttp://lattes.cnpq.br/29422368193445732015-04-11T13:41:36Z2015-04-092011-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Mauro Augusto Dourado. Eu canto pra falar do Amazonas: narrativas musicais de uma geração de músicos de Manaus. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-25T17:02:08Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-25T17:02:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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