Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Cristóvão da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9320740309812846
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8846
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar como os professores desenvolvem as práticas pedagógicas de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 3 (três) escolas no Município de Humaitá- AM. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) docentes que atuam na rede Municipal e Estadual de Ensino na Educação Básica do munícipio de Humaitá-AM que ministram a disciplina de Língua Portuguesa em turmas EJA do 1º e 2º Segmento. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos de Letramento e Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa. A construção dos dados deu-se através do instrumento de pesquisa questionário semiestruturado, aplicado on-line por meio do aplicativo FormsApp nos dias 23 e 24 de novembro de 2020 e no dia 12 de março de 2021. As análises e as discussões dos dados estão baseadas na abordagem teórica pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016), diante desta abordagem discutimos a partir dos relatos dos professores o nosso objeto de estudo, como eles desenvolvem a prática pedagógica de letramento em sala de aula no contexto da EJA em turmas do 1º 2º Segmento nas escolas do município de Humaitá- AM. Segundo os relatos, as práticas de letramento em sala de aula são desenvolvidas por eles buscando sempre adequar metodologias de acordo com o contexto sócio cultural dos educandos, utilizando os poucos materiais didáticos que as escolas disponibilizam e os que eles e os estudantes produzem na escola, para que possam desenvolver o letramento de maneira eficaz, embora haja muitas dificuldades encontradas por eles. O resultado deste trabalho favoreceu a percepção de que os docentes se esforçam na busca por práticas pedagógicas diferenciadas, as quais contribuem com a formação dos estudantes da EJA. No entanto, é necessário mais investimento na preparação dos docentes, mais materiais didáticos com conteúdos adequados para trabalhar com o público de EJA.
id UFAM_3c76a231921ba0c7adf3abb2cb285b9e
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8846
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?Professores de educação de jovens e adultos - Humaitá (AM)Educação de jovens e adultosAlfabetizaçãoCIENCIAS HUMANASLetramentoPrática PedagógicaDocentesEJAO estudo teve como objetivo analisar como os professores desenvolvem as práticas pedagógicas de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 3 (três) escolas no Município de Humaitá- AM. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) docentes que atuam na rede Municipal e Estadual de Ensino na Educação Básica do munícipio de Humaitá-AM que ministram a disciplina de Língua Portuguesa em turmas EJA do 1º e 2º Segmento. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos de Letramento e Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa. A construção dos dados deu-se através do instrumento de pesquisa questionário semiestruturado, aplicado on-line por meio do aplicativo FormsApp nos dias 23 e 24 de novembro de 2020 e no dia 12 de março de 2021. As análises e as discussões dos dados estão baseadas na abordagem teórica pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016), diante desta abordagem discutimos a partir dos relatos dos professores o nosso objeto de estudo, como eles desenvolvem a prática pedagógica de letramento em sala de aula no contexto da EJA em turmas do 1º 2º Segmento nas escolas do município de Humaitá- AM. Segundo os relatos, as práticas de letramento em sala de aula são desenvolvidas por eles buscando sempre adequar metodologias de acordo com o contexto sócio cultural dos educandos, utilizando os poucos materiais didáticos que as escolas disponibilizam e os que eles e os estudantes produzem na escola, para que possam desenvolver o letramento de maneira eficaz, embora haja muitas dificuldades encontradas por eles. O resultado deste trabalho favoreceu a percepção de que os docentes se esforçam na busca por práticas pedagógicas diferenciadas, as quais contribuem com a formação dos estudantes da EJA. No entanto, é necessário mais investimento na preparação dos docentes, mais materiais didáticos com conteúdos adequados para trabalhar com o público de EJA.The study aimed to analyze how teachers develop pedagogical practices of literacy in Youth and Adult Education (EJA) in 3 (three) schools in the Municipality of Humaitá-AM. The research was carried out with 04 (four) teachers who work in the Municipal and State Teaching Network in Basic Education of the municipality of Humaitá-AM who teach the discipline of Portuguese Language in EJA classes of the 1st and 2nd Segment. The theoretical bases used are based on Literacy and Youth and Adult Education studies. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach. The construction of the data took place through the semi-structured questionnaire research instrument, applied online through the FormsApp application on November 23 and 24, 2020 and on March 12, 2021. Data analysis and discussions are Based on the theoretical approach based on the assumptions of Bardin's content analysis (2016), in view of this approach, we discuss our object of study from the teachers' reports, how they develop the pedagogical practice of literacy in the classroom in the context of EJA in 1st 2nd Segment classes in schools in the municipality of Humaitá-AM. According to the reports, literacy practices in the classroom are developed by them, always seeking to adapt methodologies according to the socio-cultural context of the students, using the few teaching materials that schools provide and those that they and the students produce at school, so that they can develop literacy effectively, although there are many difficulties encountered by them. The result of this work favored the perception that teachers make an effort in the search for differentiated pedagogical practices, which contribute to the formation of EJA students. However, more investment is needed in the preparation of teachers, more teaching materials with adequate content to work with the EJA audience.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesMedeiros, Adriana Franciscahttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116Batista, Eliane Regina MartinsFrança, Rosângela de Fátima CavalcanteNeves, Cristóvão da Silvahttp://lattes.cnpq.br/93207403098128462022-05-02T13:48:24Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Cristóvão da Silva. Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8846porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-05-03T05:03:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-05-03T05:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
title Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
spellingShingle Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
Neves, Cristóvão da Silva
Professores de educação de jovens e adultos - Humaitá (AM)
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
CIENCIAS HUMANAS
Letramento
Prática Pedagógica
Docentes
EJA
title_short Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
title_full Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
title_fullStr Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
title_full_unstemmed Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
title_sort Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
author Neves, Cristóvão da Silva
author_facet Neves, Cristóvão da Silva
http://lattes.cnpq.br/9320740309812846
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9320740309812846
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Adriana Francisca
http://lattes.cnpq.br/5650581779742116
Batista, Eliane Regina Martins
França, Rosângela de Fátima Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Cristóvão da Silva
http://lattes.cnpq.br/9320740309812846
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação de jovens e adultos - Humaitá (AM)
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
CIENCIAS HUMANAS
Letramento
Prática Pedagógica
Docentes
EJA
topic Professores de educação de jovens e adultos - Humaitá (AM)
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
CIENCIAS HUMANAS
Letramento
Prática Pedagógica
Docentes
EJA
description O estudo teve como objetivo analisar como os professores desenvolvem as práticas pedagógicas de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 3 (três) escolas no Município de Humaitá- AM. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) docentes que atuam na rede Municipal e Estadual de Ensino na Educação Básica do munícipio de Humaitá-AM que ministram a disciplina de Língua Portuguesa em turmas EJA do 1º e 2º Segmento. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos de Letramento e Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa. A construção dos dados deu-se através do instrumento de pesquisa questionário semiestruturado, aplicado on-line por meio do aplicativo FormsApp nos dias 23 e 24 de novembro de 2020 e no dia 12 de março de 2021. As análises e as discussões dos dados estão baseadas na abordagem teórica pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016), diante desta abordagem discutimos a partir dos relatos dos professores o nosso objeto de estudo, como eles desenvolvem a prática pedagógica de letramento em sala de aula no contexto da EJA em turmas do 1º 2º Segmento nas escolas do município de Humaitá- AM. Segundo os relatos, as práticas de letramento em sala de aula são desenvolvidas por eles buscando sempre adequar metodologias de acordo com o contexto sócio cultural dos educandos, utilizando os poucos materiais didáticos que as escolas disponibilizam e os que eles e os estudantes produzem na escola, para que possam desenvolver o letramento de maneira eficaz, embora haja muitas dificuldades encontradas por eles. O resultado deste trabalho favoreceu a percepção de que os docentes se esforçam na busca por práticas pedagógicas diferenciadas, as quais contribuem com a formação dos estudantes da EJA. No entanto, é necessário mais investimento na preparação dos docentes, mais materiais didáticos com conteúdos adequados para trabalhar com o público de EJA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
2022-05-02T13:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Cristóvão da Silva. Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8846
identifier_str_mv NEVES, Cristóvão da Silva. Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234130206621696