Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, Manoel Sarmento
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2328871366605836
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5758
Resumo: O problema de roteamento de veículos é importante quando falamos de logística, tanto da logística de uma empresa quanto da administração dos recursos públicos. Esta dissertação propõe uma abordagem híbrida para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de tempo (VRPTW). Para avaliar esta nova abordagem, um estudo de caso foi proposto com o objetivo de determinar as rotas de entrega de merenda escolar na rede pública de ensino da cidade de Manaus – Amazonas, Brasil. A solução otimizada deve minimizar a distância percorrida pelo veículo de entrega, atendendo as restrições de capacidade e de janela de tempo. A abordagem apresentada é do tipo global local e foi denominada de método global-local-g. Onde, na busca global utiliza-se a meta-heurística recozimento simulado com uma nova técnica de geração de vizinhos, denominada geração de vizinhos por quadrante. A busca local tem a finalidade de refinar todas as soluções encontradas pela busca global. Para isso utilizou-se o algoritmo de busca A* em conjunto com uma nova heurística, denominada heurística do passo seguinte. A grande diferença entre a abordagem apresentada e outras encontradas na literatura é que nesta nova abordagem toda a solução encontrada pelo método global é otimizada através de buscas locais. Na literatura, em trabalhos semelhantes, as distâncias entre os nodos de interesse, nesse caso as escolas, já são pré-calculadas ou expressas em termos da distância Euclidiana entre esses nodos. Na dissertação ora apresentada, os cálculos de distância entre os nodos são realizados em tempo de execução e levam em conta a distância de logradouro (distância que considera o percurso das ruas em um mapa). Na busca global, o método recozimento simulado, utilizando o método geração de vizinhos por quadrante, gera soluções formadas por uma sequência contendo os nodos de interesse. Utilizando então, a distância de logradouro e as restrições da janela de tempo e de capacidade dos veículos, são definidos agrupamentos de nodos. Em seguida, dentro de cada um dos agrupamentos, otimiza-se o percurso percorrido através de buscas locais, algoritmo A* com a heurística do passo seguinte. Os resultados obtidos são comparados com outras abordagens apresentadas no trabalho. Essas comparações levam em consideração o tempo computacional e a distância total percorrida. A abordagem desenvolvida apresentou resultados relevantes em comparação com as outras abordagens, tanto em tempo de execução, quanto em distância percorrida.
id UFAM_3c97bf7a398c3f4017e66ee881d03a43
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5758
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de ManausProblema de roteamento de veículosOtimização de rotasRecozimento SimuladoMétodo de geração de vizinhosENGENHARIAS: ENGENHARIA ELÉTRICAO problema de roteamento de veículos é importante quando falamos de logística, tanto da logística de uma empresa quanto da administração dos recursos públicos. Esta dissertação propõe uma abordagem híbrida para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de tempo (VRPTW). Para avaliar esta nova abordagem, um estudo de caso foi proposto com o objetivo de determinar as rotas de entrega de merenda escolar na rede pública de ensino da cidade de Manaus – Amazonas, Brasil. A solução otimizada deve minimizar a distância percorrida pelo veículo de entrega, atendendo as restrições de capacidade e de janela de tempo. A abordagem apresentada é do tipo global local e foi denominada de método global-local-g. Onde, na busca global utiliza-se a meta-heurística recozimento simulado com uma nova técnica de geração de vizinhos, denominada geração de vizinhos por quadrante. A busca local tem a finalidade de refinar todas as soluções encontradas pela busca global. Para isso utilizou-se o algoritmo de busca A* em conjunto com uma nova heurística, denominada heurística do passo seguinte. A grande diferença entre a abordagem apresentada e outras encontradas na literatura é que nesta nova abordagem toda a solução encontrada pelo método global é otimizada através de buscas locais. Na literatura, em trabalhos semelhantes, as distâncias entre os nodos de interesse, nesse caso as escolas, já são pré-calculadas ou expressas em termos da distância Euclidiana entre esses nodos. Na dissertação ora apresentada, os cálculos de distância entre os nodos são realizados em tempo de execução e levam em conta a distância de logradouro (distância que considera o percurso das ruas em um mapa). Na busca global, o método recozimento simulado, utilizando o método geração de vizinhos por quadrante, gera soluções formadas por uma sequência contendo os nodos de interesse. Utilizando então, a distância de logradouro e as restrições da janela de tempo e de capacidade dos veículos, são definidos agrupamentos de nodos. Em seguida, dentro de cada um dos agrupamentos, otimiza-se o percurso percorrido através de buscas locais, algoritmo A* com a heurística do passo seguinte. Os resultados obtidos são comparados com outras abordagens apresentadas no trabalho. Essas comparações levam em consideração o tempo computacional e a distância total percorrida. A abordagem desenvolvida apresentou resultados relevantes em comparação com as outras abordagens, tanto em tempo de execução, quanto em distância percorrida.The vehicle routing problem is critical when it comes to company logistics and the administration of public resources. This work proposes a hybrid approach to solve the Vehicle Routing Problem with Time Window (VRPTW). In order to evaluate this new approach, a case study was proposed with the goal to establish the school meal delivery routes in the public school system of Manaus city, Brazil. Particularly, the optimized solution (route) should minimize the distance traveled by the delivery vehicle, taking into account both capacity and time window constraints. In addition, the proposed approach is the global-local kind and it was named global-local-g method. In the global search, the metaheuristic simulated annealing (SA) is combined with a new technique to generate neighbors, named neighbors‟ generation per quadrant. In contrast, the main purpose of the local search is the refinement of all solutions found by the global search. For this reason, the A* algorithm is combined with a new heuristic, called as heuristic of the next step. It is worth noticed that the main difference between the approach presented here to others in the literature is the local optimization. In this new approach, all solutions from the global method are optimized through local searches. In similar works, the distances between the nodes of interest (i.e., schools) are already pre-calculated in terms of the Euclidean distance between these nodes. However, in this work, the distance between the nodes is calculated at run time and it takes into account the distance from the actual streets, i.e., it considers the route distance between streets in a map. In the global search, the SA method combined with the neighbors‟ generation per quadrant produces all solutions, which are formed by a sequence of the nodes of interest. Then, using the street distances, window time restrictions, and the vehicle capacity, all node clusters are defined. Thus, within each cluster, the path traveled through local searches is optimized by the A* algorithm combined with the heuristic of the next step. Experimental results with the proposed approach presented prominent results in comparison to the other existing ones regarding run time and distance traveled.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaCosta Filho, Cícero Ferreira Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3029011770761387Lima Neto, Manoel Sarmentohttp://lattes.cnpq.br/23288713666058362017-08-08T17:49:02Z2017-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA NETO, Manoel Sarmento. Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5758porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-08-09T05:04:07Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-08-09T05:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
title Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
spellingShingle Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
Lima Neto, Manoel Sarmento
Problema de roteamento de veículos
Otimização de rotas
Recozimento Simulado
Método de geração de vizinhos
ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELÉTRICA
title_short Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
title_full Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
title_fullStr Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
title_full_unstemmed Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
title_sort Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus
author Lima Neto, Manoel Sarmento
author_facet Lima Neto, Manoel Sarmento
http://lattes.cnpq.br/2328871366605836
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2328871366605836
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa Filho, Cícero Ferreira Fernandes
http://lattes.cnpq.br/3029011770761387
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Neto, Manoel Sarmento
http://lattes.cnpq.br/2328871366605836
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de roteamento de veículos
Otimização de rotas
Recozimento Simulado
Método de geração de vizinhos
ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELÉTRICA
topic Problema de roteamento de veículos
Otimização de rotas
Recozimento Simulado
Método de geração de vizinhos
ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELÉTRICA
description O problema de roteamento de veículos é importante quando falamos de logística, tanto da logística de uma empresa quanto da administração dos recursos públicos. Esta dissertação propõe uma abordagem híbrida para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de tempo (VRPTW). Para avaliar esta nova abordagem, um estudo de caso foi proposto com o objetivo de determinar as rotas de entrega de merenda escolar na rede pública de ensino da cidade de Manaus – Amazonas, Brasil. A solução otimizada deve minimizar a distância percorrida pelo veículo de entrega, atendendo as restrições de capacidade e de janela de tempo. A abordagem apresentada é do tipo global local e foi denominada de método global-local-g. Onde, na busca global utiliza-se a meta-heurística recozimento simulado com uma nova técnica de geração de vizinhos, denominada geração de vizinhos por quadrante. A busca local tem a finalidade de refinar todas as soluções encontradas pela busca global. Para isso utilizou-se o algoritmo de busca A* em conjunto com uma nova heurística, denominada heurística do passo seguinte. A grande diferença entre a abordagem apresentada e outras encontradas na literatura é que nesta nova abordagem toda a solução encontrada pelo método global é otimizada através de buscas locais. Na literatura, em trabalhos semelhantes, as distâncias entre os nodos de interesse, nesse caso as escolas, já são pré-calculadas ou expressas em termos da distância Euclidiana entre esses nodos. Na dissertação ora apresentada, os cálculos de distância entre os nodos são realizados em tempo de execução e levam em conta a distância de logradouro (distância que considera o percurso das ruas em um mapa). Na busca global, o método recozimento simulado, utilizando o método geração de vizinhos por quadrante, gera soluções formadas por uma sequência contendo os nodos de interesse. Utilizando então, a distância de logradouro e as restrições da janela de tempo e de capacidade dos veículos, são definidos agrupamentos de nodos. Em seguida, dentro de cada um dos agrupamentos, otimiza-se o percurso percorrido através de buscas locais, algoritmo A* com a heurística do passo seguinte. Os resultados obtidos são comparados com outras abordagens apresentadas no trabalho. Essas comparações levam em consideração o tempo computacional e a distância total percorrida. A abordagem desenvolvida apresentou resultados relevantes em comparação com as outras abordagens, tanto em tempo de execução, quanto em distância percorrida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-08T17:49:02Z
2017-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA NETO, Manoel Sarmento. Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5758
identifier_str_mv LIMA NETO, Manoel Sarmento. Proposta para otimização de rotas de entrega de merenda escolar na rede pública da cidade de Manaus. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731997912793088