Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Andreza Bastos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1186847209842804
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469
Resumo: A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes, considerando, os aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicos, sensoriais e de gênero. Existe uma nova e expressiva demanda de estudantes com deficiências buscando qualificação de nível superior, e Modelos de Inclusão os ajudam a alcançar esse objetivo. Modelos teóricos e práticos de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem já são utilizados no ensino regular, porém muitos falham ao considerar um processo de requisitos eficiente para a captura eficaz das necessidades dos Estudantes. Neste sentido, esta Tese descreve um Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis, que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos por professores de nível superior em Computação. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza por meio de um estudo baseado em revisões sistemáticas da literatura e estudos de casos, para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa. Por fim, os resultados demonstraram que o Modelo Inclusivo contribui com a área da Informática na Educação promovendo uma prática inovadora e inclusiva, incentiva um ambiente igualitário, favorece um ambiente socioemocional e produz impacto positivo nos resultados acadêmicos.
id UFAM_3d0f92adb9bbf1f7a54d489144cb824c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7469
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem AcessíveisInclusive Model of Accessible Learning Object DevelopmentEducação inclusivaProjeto de acessibilidade para estudantes com deficiênciaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOEducação InclusivaObjetos de Aprendizagem AcessíveisEngenharia de RequisitosModelo InclusivoA Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes, considerando, os aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicos, sensoriais e de gênero. Existe uma nova e expressiva demanda de estudantes com deficiências buscando qualificação de nível superior, e Modelos de Inclusão os ajudam a alcançar esse objetivo. Modelos teóricos e práticos de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem já são utilizados no ensino regular, porém muitos falham ao considerar um processo de requisitos eficiente para a captura eficaz das necessidades dos Estudantes. Neste sentido, esta Tese descreve um Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis, que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos por professores de nível superior em Computação. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza por meio de um estudo baseado em revisões sistemáticas da literatura e estudos de casos, para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa. Por fim, os resultados demonstraram que o Modelo Inclusivo contribui com a área da Informática na Educação promovendo uma prática inovadora e inclusiva, incentiva um ambiente igualitário, favorece um ambiente socioemocional e produz impacto positivo nos resultados acadêmicos.Inclusive Education is directly related to pedagogical practices that support meaningful and accessible methods, promoting equal opportunities and valuing students, considering ethnic, social, cultural, intellectual, physical, sensory and gender aspects. There is a significant new demand from Students with Disabilities seeking higher-level qualifications, and Inclusion Models help them achieve this goal. Theoretical and practical Models of development of Learning objects are already used in mainstream teaching, but many fail to consider an efficient requirements process for effectively capturing Students' needs. In this sense, this Thesis describe an Inclusive Model of Development of Accessible Learning Object, which uses the Requirements Engineering process to support the development of inclusive educational resources by higher-level Computer Professors. The research methodology used is characterized by study based on systematic literature reviews and case studies, to achieve the proposed objectives, was used the qualitative approach. Finally, the results showed that the Inclusive Model contributes to the field of Informatics in Education by promoting the innovative and inclusive practice, encourages an egalitarian environment, favors a socio-emotional environment and has a positive impact on academic results.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaMagalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Barreto, Raimundo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1132672107627968Castro, Thais Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Pio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Mourão, Andreza Bastoshttp://lattes.cnpq.br/11868472098428042019-11-05T18:17:46Z2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOURÃO, Andreza Bastos. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas , Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-06T05:03:59Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-06T05:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Inclusive Model of Accessible Learning Object Development
title Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
spellingShingle Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Mourão, Andreza Bastos
Educação inclusiva
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Educação Inclusiva
Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Engenharia de Requisitos
Modelo Inclusivo
title_short Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_full Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_fullStr Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_full_unstemmed Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_sort Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
author Mourão, Andreza Bastos
author_facet Mourão, Andreza Bastos
http://lattes.cnpq.br/1186847209842804
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1186847209842804
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Netto, José Francisco de
http://lattes.cnpq.br/3958238119785924
Barreto, Raimundo da Silva
http://lattes.cnpq.br/1132672107627968
Castro, Thais Helena Chaves de
http://lattes.cnpq.br/9337143918677200
Pio, José Luiz de Souza
http://lattes.cnpq.br/1014904168887285
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Andreza Bastos
http://lattes.cnpq.br/1186847209842804
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Educação Inclusiva
Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Engenharia de Requisitos
Modelo Inclusivo
topic Educação inclusiva
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Educação Inclusiva
Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Engenharia de Requisitos
Modelo Inclusivo
description A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes, considerando, os aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicos, sensoriais e de gênero. Existe uma nova e expressiva demanda de estudantes com deficiências buscando qualificação de nível superior, e Modelos de Inclusão os ajudam a alcançar esse objetivo. Modelos teóricos e práticos de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem já são utilizados no ensino regular, porém muitos falham ao considerar um processo de requisitos eficiente para a captura eficaz das necessidades dos Estudantes. Neste sentido, esta Tese descreve um Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis, que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos por professores de nível superior em Computação. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza por meio de um estudo baseado em revisões sistemáticas da literatura e estudos de casos, para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa. Por fim, os resultados demonstraram que o Modelo Inclusivo contribui com a área da Informática na Educação promovendo uma prática inovadora e inclusiva, incentiva um ambiente igualitário, favorece um ambiente socioemocional e produz impacto positivo nos resultados acadêmicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05T18:17:46Z
2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURÃO, Andreza Bastos. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas , Manaus (AM), 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469
identifier_str_mv MOURÃO, Andreza Bastos. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas , Manaus (AM), 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732037198741504