A gestão nas escolas públicas municipais de Boa Vista/RR: possibilidades e desafios para uma educação democrática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elizângela da Silva Barbosa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7001541054273029
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4242
Resumo: A visão da escola como instituição social educativa deve primar pela formação do cidadão para participar conscientemente da sociedade, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, resgatando a credibilidade do ensino público. Nesse contexto, a gestão democrática na educação torna-se cerne das políticas educacionais preconizado pela Constituição Federal de 1988, corroborado pela Lei 9396/96. Assim concebendo é que se pensou na realização deste trabalho, que traz um estudo sobre a gestão educacional vivenciada nas escolas públicas municipais de Boa Vista/RR, buscando identificar os desafios e as possibilidades para a prática de uma gestão democrática, considerando a realidade social, política, econômica e cultural dos sujeitos envolvidos. A realização de entrevistas semiestruturadas, a observação sistemática e as conversas informais foram os instrumentos de coleta de dados para serem analisados neste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter crítico-analítico, orientada pelos princípios teóricos do método histórico-crítico. Os conceitos de democracia, participação, autonomia e política foram categorias que estimularam as análises dos dados neste estudo, preponderando a relação dos sujeitos com o real concreto, construído historicamente. Tal relação impõe a importância de compreendermos as políticas educacionais calcadas na descentralização administrativa e na participação efetiva dos profissionais da educação e da comunidade, buscando alcançar novos caminhos para a formação de mentalidades mais democráticas. As considerações teóricas que esclarecem a influência da gestão educacional na formação de sujeitos mais críticos e participativos e as análises dos dados coletados na pesquisa demonstraram que ainda existe uma distância bastante considerável entre as expectativas do espaço democrático e a efetiva construção deste espaço no universo pesquisado. Repensar, portanto, a gestão educacional traz a prerrogativa de inserção da comunidade nas decisões escolares como o imperativo para a formação do coletivo.
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Assim concebendo é que se pensou na realização deste trabalho, que traz um estudo sobre a gestão educacional vivenciada nas escolas públicas municipais de Boa Vista/RR, buscando identificar os desafios e as possibilidades para a prática de uma gestão democrática, considerando a realidade social, política, econômica e cultural dos sujeitos envolvidos. A realização de entrevistas semiestruturadas, a observação sistemática e as conversas informais foram os instrumentos de coleta de dados para serem analisados neste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter crítico-analítico, orientada pelos princípios teóricos do método histórico-crítico. Os conceitos de democracia, participação, autonomia e política foram categorias que estimularam as análises dos dados neste estudo, preponderando a relação dos sujeitos com o real concreto, construído historicamente. Tal relação impõe a importância de compreendermos as políticas educacionais calcadas na descentralização administrativa e na participação efetiva dos profissionais da educação e da comunidade, buscando alcançar novos caminhos para a formação de mentalidades mais democráticas. As considerações teóricas que esclarecem a influência da gestão educacional na formação de sujeitos mais críticos e participativos e as análises dos dados coletados na pesquisa demonstraram que ainda existe uma distância bastante considerável entre as expectativas do espaço democrático e a efetiva construção deste espaço no universo pesquisado. Repensar, portanto, a gestão educacional traz a prerrogativa de inserção da comunidade nas decisões escolares como o imperativo para a formação do coletivo.The school view as educative, social institution must excel at forming citizens to take part in society consciously, contributing to make a fairer world and regaining the credibility of the public education. In this context, the democratic management in education becomes the core of educational policies preconized by the Federal Constitution in 1988, corroborated by Law 9396/96. At this, one thought of fulfilling this paper which brings a study upon the educational management experienced in municipal public schools in Boa Vista City, the State of Roraima, trying to identify the challenges and possibilities for the practice of a democratic management as well as considering the social, political, economical and cultural reality of the people involved. The fulfillment of semistructured interviews, the systematic observation and the informal talks were the tools of data collection to be analyzed in this study. It is about a qualitative research of critical-analytical character orientated by the theoretical principles of the historical-critical method. The concepts of democracy, participation, autonomy and politics were categories that stimulated the analyses of the data in this study by preponderating people‟s relationship with the real concrete, constructed historically. Such relationship imposes how important it is to comprehend the educational policies based on the administrative decentralization and the effective participation of the professionals of education and community, trying to reach new ways for the formation of more democratic mentalities. The theoretical considerations, which explain the influence of the educational management upon the background of more critical and participative people and the data analyses collected in the research, demonstrated that there is still a rather considerable distance between the expectations of the democratic space and the effective construction of this space in the universe researched. Rethinking, thus, the educational management brings the community insertion prerogative in the school decision-making just like the crucial for the formation of the group.Não InformadaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBezerra, Aldenice Alveshttp://lattes.cnpq.br/6584971922674060Silva, Jorge Gregório daGurgel, Carmesina RibeiroRamos, Elizângela da Silva Barbosahttp://lattes.cnpq.br/70015410542730292015-07-06T15:10:45Z2009-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Elizângela da Silva Barbosa. A gestão nas escolas públicas municipais de Boa Vista/RR: possibilidades e desafios para uma educação democrática. 2009. 140f. 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