Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou a política rodoviária implantada na Amazônia durante a Ditadura Militar, buscando esclarecer a lógica da estratégia governamental. Essa estratégia estava vinculada às maneiras de interpretar os problemas nacionais e regionais, levando a termo possíveis soluções. Quanto à orientação metodológica, nosso estudo foi de caráter exploratório e bibliográfico. O trabalho constituiu-se de três etapas: na primeira, nos ocupamos em contextualizar intervenções federais na região amazônica a partir da década de 1930, ressaltando os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, salientando a abertura das rodovias Belém-Brasília e Brasília-Acre. No segundo momento da pesquisa, discorremos a respeito da relação entre a Ditadura Militar e a Doutrina de Segurança Nacional, a Operação Amazônia e a abertura das estradas BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-174 (Manaus-Boa Vista). Na terceira etapa do trabalho apresentamos os resultados da política de transporte executada na Amazônia entre 1964 e 1985. Dentre eles, evidenciamos acessibilidade, desmatamento, aumento demográfico e ocupação no entorno das estradas. Atualmente, as rodovias presentes na região representam um papel estratégico na economia do país em virtude do escoamento da produção de grãos. |
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Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)Rodovias - Medidas de segurançaRodovias - LegislaçãoSegurança de fronteirasCIENCIAS HUMANASSegurança NacionalDesenvolvimentoAmazôniaRodoviasIntegração NacionalA presente pesquisa investigou a política rodoviária implantada na Amazônia durante a Ditadura Militar, buscando esclarecer a lógica da estratégia governamental. Essa estratégia estava vinculada às maneiras de interpretar os problemas nacionais e regionais, levando a termo possíveis soluções. Quanto à orientação metodológica, nosso estudo foi de caráter exploratório e bibliográfico. O trabalho constituiu-se de três etapas: na primeira, nos ocupamos em contextualizar intervenções federais na região amazônica a partir da década de 1930, ressaltando os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, salientando a abertura das rodovias Belém-Brasília e Brasília-Acre. No segundo momento da pesquisa, discorremos a respeito da relação entre a Ditadura Militar e a Doutrina de Segurança Nacional, a Operação Amazônia e a abertura das estradas BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-174 (Manaus-Boa Vista). Na terceira etapa do trabalho apresentamos os resultados da política de transporte executada na Amazônia entre 1964 e 1985. Dentre eles, evidenciamos acessibilidade, desmatamento, aumento demográfico e ocupação no entorno das estradas. Atualmente, as rodovias presentes na região representam um papel estratégico na economia do país em virtude do escoamento da produção de grãos.This research investigated the road policy implemented in the Amazon during the Military Dictatorship, seeking to clarify the logic of the government strategy. It was linked to the ways of interpreting national and regional problems, leading to possible solutions. As for the methodological orientation, our study was exploratory and bibliographic in nature. The work consisted of three stages: in the first, we were concerned with contextualizing federal interventions in the Amazon region from the 1930s onwards, highlighting the governments of Getúlio Vargas and Juscelino Kubitschek, emphasizing the opening of the Belém-Brasília and Brasília-Brasília highways. Acre. In the second moment of the research, we discussed the relationship between the Military Dictatorship and the National Security Doctrine, the Amazon Operation and the opening of the BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) and BR-174 (Manaus-Boa Vista). In the third stage of the work, we present the results of the transport policy implemented in the Amazon between 1964 and 1985. Among them, we highlight accessibility, deforestation, population growth and occupation around the roads. Currently, the highways present in the region play a strategic role in the country's economy due to the flow of grain production.FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaSouza, Odenei Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065Matos, Gláucio Campos GomesPonciano, Nilton PauloSantos, Rozana Correahttp://lattes.cnpq.br/31612246467375902023-07-14T14:48:14Z2023-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rozana Correa. Segurança Nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985). 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-15T05:04:05Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-15T05:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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