Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rozana Correa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3161224646737590
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477
Resumo: A presente pesquisa investigou a política rodoviária implantada na Amazônia durante a Ditadura Militar, buscando esclarecer a lógica da estratégia governamental. Essa estratégia estava vinculada às maneiras de interpretar os problemas nacionais e regionais, levando a termo possíveis soluções. Quanto à orientação metodológica, nosso estudo foi de caráter exploratório e bibliográfico. O trabalho constituiu-se de três etapas: na primeira, nos ocupamos em contextualizar intervenções federais na região amazônica a partir da década de 1930, ressaltando os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, salientando a abertura das rodovias Belém-Brasília e Brasília-Acre. No segundo momento da pesquisa, discorremos a respeito da relação entre a Ditadura Militar e a Doutrina de Segurança Nacional, a Operação Amazônia e a abertura das estradas BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-174 (Manaus-Boa Vista). Na terceira etapa do trabalho apresentamos os resultados da política de transporte executada na Amazônia entre 1964 e 1985. Dentre eles, evidenciamos acessibilidade, desmatamento, aumento demográfico e ocupação no entorno das estradas. Atualmente, as rodovias presentes na região representam um papel estratégico na economia do país em virtude do escoamento da produção de grãos.
id UFAM_40edc97e9f670460ac6b6329d397989b
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9477
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)Rodovias - Medidas de segurançaRodovias - LegislaçãoSegurança de fronteirasCIENCIAS HUMANASSegurança NacionalDesenvolvimentoAmazôniaRodoviasIntegração NacionalA presente pesquisa investigou a política rodoviária implantada na Amazônia durante a Ditadura Militar, buscando esclarecer a lógica da estratégia governamental. Essa estratégia estava vinculada às maneiras de interpretar os problemas nacionais e regionais, levando a termo possíveis soluções. Quanto à orientação metodológica, nosso estudo foi de caráter exploratório e bibliográfico. O trabalho constituiu-se de três etapas: na primeira, nos ocupamos em contextualizar intervenções federais na região amazônica a partir da década de 1930, ressaltando os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, salientando a abertura das rodovias Belém-Brasília e Brasília-Acre. No segundo momento da pesquisa, discorremos a respeito da relação entre a Ditadura Militar e a Doutrina de Segurança Nacional, a Operação Amazônia e a abertura das estradas BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-174 (Manaus-Boa Vista). Na terceira etapa do trabalho apresentamos os resultados da política de transporte executada na Amazônia entre 1964 e 1985. Dentre eles, evidenciamos acessibilidade, desmatamento, aumento demográfico e ocupação no entorno das estradas. Atualmente, as rodovias presentes na região representam um papel estratégico na economia do país em virtude do escoamento da produção de grãos.This research investigated the road policy implemented in the Amazon during the Military Dictatorship, seeking to clarify the logic of the government strategy. It was linked to the ways of interpreting national and regional problems, leading to possible solutions. As for the methodological orientation, our study was exploratory and bibliographic in nature. The work consisted of three stages: in the first, we were concerned with contextualizing federal interventions in the Amazon region from the 1930s onwards, highlighting the governments of Getúlio Vargas and Juscelino Kubitschek, emphasizing the opening of the Belém-Brasília and Brasília-Brasília highways. Acre. In the second moment of the research, we discussed the relationship between the Military Dictatorship and the National Security Doctrine, the Amazon Operation and the opening of the BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) and BR-174 (Manaus-Boa Vista). In the third stage of the work, we present the results of the transport policy implemented in the Amazon between 1964 and 1985. Among them, we highlight accessibility, deforestation, population growth and occupation around the roads. Currently, the highways present in the region play a strategic role in the country's economy due to the flow of grain production.FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaSouza, Odenei Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065Matos, Gláucio Campos GomesPonciano, Nilton PauloSantos, Rozana Correahttp://lattes.cnpq.br/31612246467375902023-07-14T14:48:14Z2023-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rozana Correa. Segurança Nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985). 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-15T05:04:05Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-15T05:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
title Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
spellingShingle Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
Santos, Rozana Correa
Rodovias - Medidas de segurança
Rodovias - Legislação
Segurança de fronteiras
CIENCIAS HUMANAS
Segurança Nacional
Desenvolvimento
Amazônia
Rodovias
Integração Nacional
title_short Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
title_full Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
title_fullStr Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
title_full_unstemmed Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
title_sort Segurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)
author Santos, Rozana Correa
author_facet Santos, Rozana Correa
http://lattes.cnpq.br/3161224646737590
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3161224646737590
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Odenei Ribeiro de
http://lattes.cnpq.br/3632397138574065
Matos, Gláucio Campos Gomes
Ponciano, Nilton Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rozana Correa
http://lattes.cnpq.br/3161224646737590
dc.subject.por.fl_str_mv Rodovias - Medidas de segurança
Rodovias - Legislação
Segurança de fronteiras
CIENCIAS HUMANAS
Segurança Nacional
Desenvolvimento
Amazônia
Rodovias
Integração Nacional
topic Rodovias - Medidas de segurança
Rodovias - Legislação
Segurança de fronteiras
CIENCIAS HUMANAS
Segurança Nacional
Desenvolvimento
Amazônia
Rodovias
Integração Nacional
description A presente pesquisa investigou a política rodoviária implantada na Amazônia durante a Ditadura Militar, buscando esclarecer a lógica da estratégia governamental. Essa estratégia estava vinculada às maneiras de interpretar os problemas nacionais e regionais, levando a termo possíveis soluções. Quanto à orientação metodológica, nosso estudo foi de caráter exploratório e bibliográfico. O trabalho constituiu-se de três etapas: na primeira, nos ocupamos em contextualizar intervenções federais na região amazônica a partir da década de 1930, ressaltando os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, salientando a abertura das rodovias Belém-Brasília e Brasília-Acre. No segundo momento da pesquisa, discorremos a respeito da relação entre a Ditadura Militar e a Doutrina de Segurança Nacional, a Operação Amazônia e a abertura das estradas BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-174 (Manaus-Boa Vista). Na terceira etapa do trabalho apresentamos os resultados da política de transporte executada na Amazônia entre 1964 e 1985. Dentre eles, evidenciamos acessibilidade, desmatamento, aumento demográfico e ocupação no entorno das estradas. Atualmente, as rodovias presentes na região representam um papel estratégico na economia do país em virtude do escoamento da produção de grãos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14T14:48:14Z
2023-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rozana Correa. Segurança Nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985). 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477
identifier_str_mv SANTOS, Rozana Correa. Segurança Nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985). 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731996770893824