Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ednailda Maria dos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2056924505166555
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3210
Resumo: A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, financiada pelo CNPq, para titulação de Mestrado, que investigou as trajetórias acadêmica e profissional de docentes negra(o)s que se destacaram nesta Universidade. Para tanto, a abordagem biográfica história oral de vida - foi a metodologia aplicada. Filmei o depoimento de cinco docentes a partir de um roteiro semi-estruturado para responder às questões norteadoras: Como ocorreu a trajetória acadêmica da(o)s docentes negra(o)s? Quais fatores determinaram esta trajetória acadêmica? Como se desenrolou a trajetória profissional na UFAM? Que desafios enfrentaram ao longo destas trajetórias? Ao longo de suas trajetórias acadêmica e profissional, perceberam mudanças em relação à assunção da identidade negra? Que tipo de estratégias desenvolveu diante do racismo institucional? Assim, os objetivos estabelecidos, analisar o processo de construção e reconstrução das identidades destes docentes, identificar as formas assumidas pelo racismo institucional e a necessidade ou não de políticas afirmativas, foram alcançados. Concluo apontando a necessidade de implementação de um programa de combate ao racismo institucional e uma ampla reforma curricular numa perspectiva de reeducação das relações étnico-raciais na UFAM.
id UFAM_41f4ef4712885523fbb5e16779b20ad5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3210
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da UfamIdentidades, Docentes Negra(o)s, UFAMIdentities, Black Teachers(o)s, UFAMCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, financiada pelo CNPq, para titulação de Mestrado, que investigou as trajetórias acadêmica e profissional de docentes negra(o)s que se destacaram nesta Universidade. Para tanto, a abordagem biográfica história oral de vida - foi a metodologia aplicada. Filmei o depoimento de cinco docentes a partir de um roteiro semi-estruturado para responder às questões norteadoras: Como ocorreu a trajetória acadêmica da(o)s docentes negra(o)s? Quais fatores determinaram esta trajetória acadêmica? Como se desenrolou a trajetória profissional na UFAM? Que desafios enfrentaram ao longo destas trajetórias? Ao longo de suas trajetórias acadêmica e profissional, perceberam mudanças em relação à assunção da identidade negra? Que tipo de estratégias desenvolveu diante do racismo institucional? Assim, os objetivos estabelecidos, analisar o processo de construção e reconstrução das identidades destes docentes, identificar as formas assumidas pelo racismo institucional e a necessidade ou não de políticas afirmativas, foram alcançados. Concluo apontando a necessidade de implementação de um programa de combate ao racismo institucional e uma ampla reforma curricular numa perspectiva de reeducação das relações étnico-raciais na UFAM.The current dissertation is the result of a research that took place in the Federal University of the state of Amazonas (UFAM) in Brazil , as a requirement to get the title of Master in Education as established by the Program of Post-Graduation in Education held by the same university, which was financed by the CNPq, aiming to investigate the academical and professional histories of the black citizens who are inserted in this university as professors. To do so, the biographical approach through a life history orally-told method was the basis for the methodology taken. Thus, five professor testimonies were A/V recorded from a semi-structured sketch as the answers for the following questions: How did the whole academical trajectory of these subjects happen? Which factors determined their academical life as students? How could their professional experience at UFAM be described? What challenges did they face for being black professors? All along the time they played their roles as common academic students and professors, did they realize any change concerning the acceptance of the black identity void of prejudice? In the case in which they had to face inward prejudice issues against negroes at UFAM, what strategies did they make use of? This way, the main goals of this research had been established and accomplished with their objectives, which were to identify and make an analysis of the process of the construction and reconstruction of these subjects identities, the forms of prejudice that were observed inside of their workplaces, as well as the needs or its negative for the establishment of affirmative political programs in research field. As to conclude, our analysis pointed towards the need of the implementation of a program to deal against institutional racism and a wide curriculum reform in the perspective of a reeducation for ethnical-racial relations at the Federal University of the state of Amazonas.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Rosa Helena Dias daSantos, Ednailda Maria doshttp://lattes.cnpq.br/20569245051665552015-04-22T21:55:57Z2015-04-082010-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Ednailda Maria dos. Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:38:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:38:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
title Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
spellingShingle Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
Santos, Ednailda Maria dos
Identidades, Docentes Negra(o)s, UFAM
Identities, Black Teachers(o)s, UFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
title_full Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
title_fullStr Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
title_full_unstemmed Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
title_sort Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam
author Santos, Ednailda Maria dos
author_facet Santos, Ednailda Maria dos
http://lattes.cnpq.br/2056924505166555
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2056924505166555
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosa Helena Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ednailda Maria dos
http://lattes.cnpq.br/2056924505166555
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades, Docentes Negra(o)s, UFAM
Identities, Black Teachers(o)s, UFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Identidades, Docentes Negra(o)s, UFAM
Identities, Black Teachers(o)s, UFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, financiada pelo CNPq, para titulação de Mestrado, que investigou as trajetórias acadêmica e profissional de docentes negra(o)s que se destacaram nesta Universidade. Para tanto, a abordagem biográfica história oral de vida - foi a metodologia aplicada. Filmei o depoimento de cinco docentes a partir de um roteiro semi-estruturado para responder às questões norteadoras: Como ocorreu a trajetória acadêmica da(o)s docentes negra(o)s? Quais fatores determinaram esta trajetória acadêmica? Como se desenrolou a trajetória profissional na UFAM? Que desafios enfrentaram ao longo destas trajetórias? Ao longo de suas trajetórias acadêmica e profissional, perceberam mudanças em relação à assunção da identidade negra? Que tipo de estratégias desenvolveu diante do racismo institucional? Assim, os objetivos estabelecidos, analisar o processo de construção e reconstrução das identidades destes docentes, identificar as formas assumidas pelo racismo institucional e a necessidade ou não de políticas afirmativas, foram alcançados. Concluo apontando a necessidade de implementação de um programa de combate ao racismo institucional e uma ampla reforma curricular numa perspectiva de reeducação das relações étnico-raciais na UFAM.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-27
2015-04-22T21:55:57Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ednailda Maria dos. Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3210
identifier_str_mv SANTOS, Ednailda Maria dos. Identidades e trajetórias de docentes negra(o)s da Ufam. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006200737792