Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Elane da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6841900670380956
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6360
Resumo: Este trabalho dissertativo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como foco analisar a política pública de creche da Secretaria Municipal de Educação –SEMED, na cidade de Manaus, estado do Amazonas, referente à concepção de creche e a organização do atendimento e da oferta no sistema de ensino do município. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como procedimento metodológico: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, complementadas com entrevista semiestruturada com a representante da Gerência de Creches da SEMED e a representante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil/Fórum Amazonas. Os documentos construídos pela SEMED, como a Proposta Pedagógica para Educação Infantil, que contém os elementos norteadores que fundamentam a proposta em questão; a Resolução N.04/CME/1998- regulamentadora da implantação da Educação Infantil na rede municipal de ensino da cidade de Manaus e a Resolução do CME Nº 9 DE 16/06/2015 que dispõe, dentre outras providencias, da organização da Educação Infantil no município de Manaus; bem como outros documentos que formalizam essa política educacional na capital, se constituíram num importante material de análise para a pesquisa. Os dados obtidos com a investigação, tanto documental como nas entrevistas semiestruturadas, foram organizados e analisados por meio dos três eixos da pesquisa: concepção de creches, organização do atendimento e oferta. Para a análise dos dados obtidos, a pesquisa teve como base a análise interpretativa, por meio da triangulação, tendo como referência o seguinte movimento: os objetivos da pesquisa, a base teórica adotada e os dados empíricos. Como resultados das análises foi identificada a baixa oferta de vagas nas unidades de creches entre os anos de 2008 a 2016, se comparado ao quantitativo de crianças nascidas vivas em Manaus; identificou também que a Secretaria Municipal, além de priorizar crianças a partir de um ano de idade, estabelece outros critérios que prioritariamente são levados em conta na hora de matricular uma criança na educação infantil, dentre eles está a situação de vulnerabilidade social e econômica da criança, evidenciando uma concepção nítida de educação voltada para crianças pobres. Ampliar a oferta de atendimento às crianças até três anos de idade no município de Manaus com uma educação pública, gratuita e de qualidade ainda é um desafio à prefeitura. O acesso ao ensino escolarizado ainda é bandeira de luta da sociedade civil, por meio dos movimentos sociais que lutam frente ao Estado pela democratização do ensino a todas as crianças.
id UFAM_447f4e450934f61ba4422682c6d7c3bd
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6360
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do municípioPolítica PúblicaEducação InfantilCreche em ManausCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEste trabalho dissertativo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como foco analisar a política pública de creche da Secretaria Municipal de Educação –SEMED, na cidade de Manaus, estado do Amazonas, referente à concepção de creche e a organização do atendimento e da oferta no sistema de ensino do município. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como procedimento metodológico: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, complementadas com entrevista semiestruturada com a representante da Gerência de Creches da SEMED e a representante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil/Fórum Amazonas. Os documentos construídos pela SEMED, como a Proposta Pedagógica para Educação Infantil, que contém os elementos norteadores que fundamentam a proposta em questão; a Resolução N.04/CME/1998- regulamentadora da implantação da Educação Infantil na rede municipal de ensino da cidade de Manaus e a Resolução do CME Nº 9 DE 16/06/2015 que dispõe, dentre outras providencias, da organização da Educação Infantil no município de Manaus; bem como outros documentos que formalizam essa política educacional na capital, se constituíram num importante material de análise para a pesquisa. Os dados obtidos com a investigação, tanto documental como nas entrevistas semiestruturadas, foram organizados e analisados por meio dos três eixos da pesquisa: concepção de creches, organização do atendimento e oferta. Para a análise dos dados obtidos, a pesquisa teve como base a análise interpretativa, por meio da triangulação, tendo como referência o seguinte movimento: os objetivos da pesquisa, a base teórica adotada e os dados empíricos. Como resultados das análises foi identificada a baixa oferta de vagas nas unidades de creches entre os anos de 2008 a 2016, se comparado ao quantitativo de crianças nascidas vivas em Manaus; identificou também que a Secretaria Municipal, além de priorizar crianças a partir de um ano de idade, estabelece outros critérios que prioritariamente são levados em conta na hora de matricular uma criança na educação infantil, dentre eles está a situação de vulnerabilidade social e econômica da criança, evidenciando uma concepção nítida de educação voltada para crianças pobres. Ampliar a oferta de atendimento às crianças até três anos de idade no município de Manaus com uma educação pública, gratuita e de qualidade ainda é um desafio à prefeitura. O acesso ao ensino escolarizado ainda é bandeira de luta da sociedade civil, por meio dos movimentos sociais que lutam frente ao Estado pela democratização do ensino a todas as crianças.This dissertation is the result of the master's research that focused on the public policy of day care of the Municipal Education Secretariat-SEMED, in the city of Manaus, state of Amazonas, regarding the conception of day care and the organization of care and supply in the educational system of the municipality. This is a qualitative research that has as a methodological procedure: the bibliographic research, the documentary research, complemented by a semistructured interview with the representative of the Nursery Management of SEMED and the representative of the Movement Interfóruns de Educação Infantil do Brasil / Fórum Amazonas. The documents constructed by SEMED, such as the Pedagogical Proposal for Early Childhood Education, which contains the guiding elements that support the proposal in question; Resolution N.04 / CME / 1998 - regulating the implementation of Early Childhood Education in the municipal teaching network of the city of Manaus and Resolution CME No. 9 of 06/16/2015 which provides, among other measures, the organization of Early Childhood Education in the city of Manaus; as well as other documents that formalize this educational policy in the capital, have become important research material for analysis. The data obtained from the research, both documental and semi-structured interviews, were organized and analyzed through the three axes of the research: conception of day care centers, organization of care and supply. For the analysis of the data obtained, the research was based on the interpretative analysis, through triangulation, having as reference the following movement: the objectives of the research, the theoretical basis adopted and the empirical data. As a result of the analyzes, the low number of vacancies in daycare centers between the years 2008 and 2016 was identified, compared to the number of children born alive in Manaus; also identified that the Municipal Secretariat, in addition to prioritizing children from one year of age, establishes other criteria that are primarily taken into account when enrolling a child in early childhood education, among them is the situation of social and economic vulnerability of the child , showing a clear conception of education directed to poor children. Expanding the offer of care for children up to three years of age in the municipality of Manaus with a free, quality public education is still a challenge to the city. Access to schooling is still a banner of struggle for civil society, through the social movements that fight against the State for the democratization of education to all children.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMiki, Pérsida da Silva Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7439443236145560Falcão, Nádia MacielTorres, Iraíldes CaldasBatista, Elane da Silvahttp://lattes.cnpq.br/68419006703809562018-05-08T15:31:07Z2018-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Elane Silva. Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6360porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-08-19T18:35:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-08-19T18:35:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
title Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
spellingShingle Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
Batista, Elane da Silva
Política Pública
Educação Infantil
Creche em Manaus
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
title_short Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
title_full Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
title_fullStr Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
title_full_unstemmed Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
title_sort Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município
author Batista, Elane da Silva
author_facet Batista, Elane da Silva
http://lattes.cnpq.br/6841900670380956
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6841900670380956
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/7439443236145560
Falcão, Nádia Maciel
Torres, Iraíldes Caldas
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Elane da Silva
http://lattes.cnpq.br/6841900670380956
dc.subject.por.fl_str_mv Política Pública
Educação Infantil
Creche em Manaus
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
topic Política Pública
Educação Infantil
Creche em Manaus
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
description Este trabalho dissertativo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como foco analisar a política pública de creche da Secretaria Municipal de Educação –SEMED, na cidade de Manaus, estado do Amazonas, referente à concepção de creche e a organização do atendimento e da oferta no sistema de ensino do município. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como procedimento metodológico: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, complementadas com entrevista semiestruturada com a representante da Gerência de Creches da SEMED e a representante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil/Fórum Amazonas. Os documentos construídos pela SEMED, como a Proposta Pedagógica para Educação Infantil, que contém os elementos norteadores que fundamentam a proposta em questão; a Resolução N.04/CME/1998- regulamentadora da implantação da Educação Infantil na rede municipal de ensino da cidade de Manaus e a Resolução do CME Nº 9 DE 16/06/2015 que dispõe, dentre outras providencias, da organização da Educação Infantil no município de Manaus; bem como outros documentos que formalizam essa política educacional na capital, se constituíram num importante material de análise para a pesquisa. Os dados obtidos com a investigação, tanto documental como nas entrevistas semiestruturadas, foram organizados e analisados por meio dos três eixos da pesquisa: concepção de creches, organização do atendimento e oferta. Para a análise dos dados obtidos, a pesquisa teve como base a análise interpretativa, por meio da triangulação, tendo como referência o seguinte movimento: os objetivos da pesquisa, a base teórica adotada e os dados empíricos. Como resultados das análises foi identificada a baixa oferta de vagas nas unidades de creches entre os anos de 2008 a 2016, se comparado ao quantitativo de crianças nascidas vivas em Manaus; identificou também que a Secretaria Municipal, além de priorizar crianças a partir de um ano de idade, estabelece outros critérios que prioritariamente são levados em conta na hora de matricular uma criança na educação infantil, dentre eles está a situação de vulnerabilidade social e econômica da criança, evidenciando uma concepção nítida de educação voltada para crianças pobres. Ampliar a oferta de atendimento às crianças até três anos de idade no município de Manaus com uma educação pública, gratuita e de qualidade ainda é um desafio à prefeitura. O acesso ao ensino escolarizado ainda é bandeira de luta da sociedade civil, por meio dos movimentos sociais que lutam frente ao Estado pela democratização do ensino a todas as crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-08T15:31:07Z
2018-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Elane Silva. Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6360
identifier_str_mv BATISTA, Elane Silva. Política Públicas de creches da SEMED em Manaus: organização do atendimento e da oferta no sistema ensino público do município. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732026421477376