Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos na festa da padroeira de Parintins, no Amazonas.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7375 |
Resumo: | Esta pesquisa tem a intenção de verificar em que sentido ocorre o hibridismo no contexto da religiosidade popular dedicada à Virgem do Carmelo, em Parintins, no estado do Amazonas, dando especial relevo à festa em honra desta Santa. A ação lusitana na Amazônia no século XVII encarregou-se de realizar a proliferação das festas religiosas em torno da devoção aos santos padroeiros. O sincretismo cultural ocorrido nesta região justifica a presença de uma religiosidade popular que possui uma estreita relação entre a Mãe de Jesus e os elementos da natureza, fazendo sobressair o arquétipo materno associado à Mãe Natureza. A pesquisa assumiu o aporte teórico-metodológico das Ciências Humanas e Sociais, num diálogo interdisciplinar, em especial entre a Filosofia, História e Sociologia, tendo como suporte de campo a etnografia. O locus desta pesquisa é a área que compreende a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, pertencente à Diocese de Parintins, localizada no Baixo Amazonas, mais especificamente, a praça da Catedral e o seu entorno. Dentre os múltiplos resultados revelados ficou patente o fato de a festa de Nossa Senhora do Carmo constituir-se no evento religioso de maior expressividade no Amazonas. A festa mobiliza os diversos setores da sociedade parintinense, incluindo o comércio e as ações profanas consignadas nos inferninhos das transgressões, que se constituem no seu entorno. Essa religiosidade popular expressa na devoção à Virgem do Carmo, contribuiu para a criação do Festival Folclórico de Parintins, momento em que as rivalidades das torcidas dos bumbás Garantido e Caprichoso são apaziguadas. Os artistas do festival se juntam para fazer as alegorias dos festejos, estilizando a práxis artística nas atividades religiosas da festa. O auto da Compadecida na Amazônia revela que Maria é a Mãe Misericordiosa que acode e acolhe todos os filhos e filhas que acorrem a ela, socorrendo-os em suas dores, aflições e necessidades. Isto nos leva a perceber, à guisa de conclusão, que a Amazônia é governada por um princípio feminino consubstanciado nas festas de Nossa Senhora do Carmo, no Amazonas, e Nossa Senhora de Nazaré, no Pará. |
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Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos na festa da padroeira de Parintins, no Amazonas.Religiosidade - Parintins (AM)Festas religiosas - Parintins (AM)CIENCIAS HUMANASEspiritualidade HibridizadaFesta de Nossa Senhora do CarmoReligiosidade PopularParintins / AmazonasEsta pesquisa tem a intenção de verificar em que sentido ocorre o hibridismo no contexto da religiosidade popular dedicada à Virgem do Carmelo, em Parintins, no estado do Amazonas, dando especial relevo à festa em honra desta Santa. A ação lusitana na Amazônia no século XVII encarregou-se de realizar a proliferação das festas religiosas em torno da devoção aos santos padroeiros. O sincretismo cultural ocorrido nesta região justifica a presença de uma religiosidade popular que possui uma estreita relação entre a Mãe de Jesus e os elementos da natureza, fazendo sobressair o arquétipo materno associado à Mãe Natureza. A pesquisa assumiu o aporte teórico-metodológico das Ciências Humanas e Sociais, num diálogo interdisciplinar, em especial entre a Filosofia, História e Sociologia, tendo como suporte de campo a etnografia. O locus desta pesquisa é a área que compreende a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, pertencente à Diocese de Parintins, localizada no Baixo Amazonas, mais especificamente, a praça da Catedral e o seu entorno. Dentre os múltiplos resultados revelados ficou patente o fato de a festa de Nossa Senhora do Carmo constituir-se no evento religioso de maior expressividade no Amazonas. A festa mobiliza os diversos setores da sociedade parintinense, incluindo o comércio e as ações profanas consignadas nos inferninhos das transgressões, que se constituem no seu entorno. Essa religiosidade popular expressa na devoção à Virgem do Carmo, contribuiu para a criação do Festival Folclórico de Parintins, momento em que as rivalidades das torcidas dos bumbás Garantido e Caprichoso são apaziguadas. Os artistas do festival se juntam para fazer as alegorias dos festejos, estilizando a práxis artística nas atividades religiosas da festa. O auto da Compadecida na Amazônia revela que Maria é a Mãe Misericordiosa que acode e acolhe todos os filhos e filhas que acorrem a ela, socorrendo-os em suas dores, aflições e necessidades. Isto nos leva a perceber, à guisa de conclusão, que a Amazônia é governada por um princípio feminino consubstanciado nas festas de Nossa Senhora do Carmo, no Amazonas, e Nossa Senhora de Nazaré, no Pará.This research aims to verify in what sense the hybridism occurs in the context of popular religiosity dedicated to the Virgin of Carmel, in Parintins, Amazonas State, giving special emphasis to the feast in honor of this saint. The Lusitanian action in the Amazon in the seventeenth century was responsible for the proliferation of religious festivals around devotion to patron saints. The cultural syncretism in this region justifies the presence of a popular religiosity that has a close relationship between the Mother of Jesus and the elements of nature, highlighting the maternal archetype associated with Mother Nature. The research assumed the theoretical and methodological support of the Humanities and Social Sciences, in an interdisciplinary dialogue, especially between Philosophy, History and Sociology, with ethnography as its field support. The locus of this research is the area that includes the Nossa Senhora do Carmo Parish, belonging to the Diocese of Parintins, located in the Lower Amazon, specifically the Cathedral Square and its surroundings. Among the multiple results revealed was the fact that the feast of Nossa Senhora do Carmo is the most expressive religious event in the Amazon. The party mobilizes the various sectors of Parintinense society, including commerce and the profane actions consigned to the infernal offenses, which are in its surroundings. This popular religiosity, expressed in the devotion to the Virgin of Carmel, contributed to the creation of the Parintins Folk Festival, at which time the rivalries of the Guaranteed and Caprichoso fans are appeased. The festival artists come together to make the allegories of the festivities, styling the artistic praxis in the religious activities of the party. Compadecida's self in the Amazon reveals that Mary is the Merciful Mother who welcomes and welcomes all the sons and daughters who come to her, helping them in their pains, afflictions and needs. This leads us to realize, by way of conclusion, that the Amazon is governed by a feminine principle embodied in the feasts of Nossa Senhora do Carmo in Amazonas and Nossa Senhora de Nazaré in Pará.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaTorres, Iraildes Caldashttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850Nascimento, Solange Pereira dohttp://lattes.cnpq.br/3700027234383055Castro, Ricardo Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5296978118422413Pinto, Marilina Conceição Oliveira Serrahttp://lattes.cnpq.br/8482510161447799Corrêa, Rosimayhttp://lattes.cnpq.br/55693990188915822019-09-19T18:28:31Z2019-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCORRÊA, Rosimay. Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos na festa da padroeira de Parintins, no Amazonas. 2019. 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