O saber matemático no cotidiano de trabalho nos agroecossistemas familiares do Alto solimões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Nilton Fernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4335331966224225
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6860
Resumo: Nos ecossistemas de várzeas do Alto Solimões, o trabalho realizado pelas famílias agricultoras tem propiciado muitos benefícios à população local, dentre os quais a “conservação da agrobiodiversidade”, a “segurança alimentar” e a construção do saber matemático por processos empíricos. Com base nessas constatações, esse estudo teve por objetivo desenvolver um material educativo a partir da Etnomatemática construída recursivamente no cotidiano de trabalho dos agroecossistemas familiares. Para o delineamento da pesquisa foi adotada a abordagem teórica da dialética da complexidade sistêmica, tendo o Estudo de Caso como desenho da pesquisa de campo com a aplicação das técnicas observação direta, entrevistas, registros fotográficos, diários de campo e construção de mapas mentais. O estudo revelou que a realização dos diferentes tipos de trabalho familiar da localidade depende do ritmo das águas, ocasionado pelo fenômeno denominado pulso de inundação. Nesse contexto, percebeu-se que ao interagirem com a dinâmica espacial e temporal dos ecossistemas de várzeas, as famílias adquirem o domínio ambiental, elemento fundamental para re/construção do saber matemático local. Outro fator evidenciado foi a preocupação demonstrada pelos agricultores familiares no que diz respeito ao destino da comunidade. Esses acreditam que se as crianças e jovens perderem o interesse em herdar a cultura de trabalho dos pais, é possível que em pouco tempo, por volta de 20 anos, não se tenha a força de trabalho suficiente e adequada para se realizar a conservação da agrobiodiversidade. A partir dessas constatações, construiu-se e aplicou-se o produto educacional denominado “Maquete do Saber Matemático” no ensino da escola da Comunidade São José, localizada no município de Benjamin Constant, estado do Amazonas, com o intento de contribuir para que os educandos possam refletir e valorizar suas culturas de trabalho, compartilhar novas imaterialidades matemáticas, possibilitando-se assim serem capazes de conquistar futuras melhorias às famílias, demais comunidades e ao sistema ambiental.
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Para o delineamento da pesquisa foi adotada a abordagem teórica da dialética da complexidade sistêmica, tendo o Estudo de Caso como desenho da pesquisa de campo com a aplicação das técnicas observação direta, entrevistas, registros fotográficos, diários de campo e construção de mapas mentais. O estudo revelou que a realização dos diferentes tipos de trabalho familiar da localidade depende do ritmo das águas, ocasionado pelo fenômeno denominado pulso de inundação. Nesse contexto, percebeu-se que ao interagirem com a dinâmica espacial e temporal dos ecossistemas de várzeas, as famílias adquirem o domínio ambiental, elemento fundamental para re/construção do saber matemático local. Outro fator evidenciado foi a preocupação demonstrada pelos agricultores familiares no que diz respeito ao destino da comunidade. Esses acreditam que se as crianças e jovens perderem o interesse em herdar a cultura de trabalho dos pais, é possível que em pouco tempo, por volta de 20 anos, não se tenha a força de trabalho suficiente e adequada para se realizar a conservação da agrobiodiversidade. A partir dessas constatações, construiu-se e aplicou-se o produto educacional denominado “Maquete do Saber Matemático” no ensino da escola da Comunidade São José, localizada no município de Benjamin Constant, estado do Amazonas, com o intento de contribuir para que os educandos possam refletir e valorizar suas culturas de trabalho, compartilhar novas imaterialidades matemáticas, possibilitando-se assim serem capazes de conquistar futuras melhorias às famílias, demais comunidades e ao sistema ambiental.In the Alto Solimões floodplain ecosystems, the work carried out by the farming families has provided many benefits to the local population, among them "conservation of agrobiodiversity", "food security" and the construction of mathematical knowledge by empirical processes. Based on these findings, this study aimed to develop an educational material based on ethnomathematics built recursively in the daily work of family agroecosystems. For the design of the research, the theoretical approach of the systemic complexity dialectic was adopted. The Case Study was developed as a field study design with the application of direct observation techniques, interviews, photographic records, field diaries and mental mapping. The study revealed that the realization of the different types of family work of the locality depends on the rhythm of the waters, caused by the phenomenon denominated flood pulse. In this context, it was observed that when interacting with the spatial and temporal dynamics of the floodplain ecosystems, families acquire the environmental domain, a fundamental element for re / construction of local mathematical knowledge. Another factor evidenced was the concern shown by family farmers regarding the fate of the community. They believe that if children and young people lose interest in inheriting their parents' work culture, it is possible that in a short time, around 20 years, they will not have enough and adequate workforce to carry out the conservation of agrobiodiversity. Based on these findings, the educational product called "Mathematics of Mathematical Knowledge" was constructed and applied in the teaching of the São José Community School, located in the municipality of Benjamin Constant, state of Amazonas, with the aim of contributing to learners can reflect and value their work cultures, share new mathematical immaterialities, and thus be able to conquer future improvements to families, other communities and the environmental system.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisMartins, Ayrton Luiz Urizzihttp://lattes.cnpq.br/6561982851817328Dácio, Antonia Ivanilce Castrohttp://lattes.cnpq.br/5235127078538262Malheiros, Tadeu Fabríciohttp://lattes.cnpq.br/4422237568128846Gonçalves, Nilton Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/43353319662242252019-01-16T19:44:32Z2018-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Nilton Fernandes. O saber matemático no cotidiano de trabalho nos agroecossistemas familiares do Alto solimões. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6860porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-01-17T05:04:17Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-01-17T05:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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