Das sementes aos troncos: história e memória do movimento quilombola do rio Andirá
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7247 |
Resumo: | A partir de 2005 o movimento social quilombola do Andirá, pautado num projeto de identidade iniciou uma produção de memória sobre si, conectando-se aos “cenários de direitos” propostos constitucionalmente a partir de 1988, e em 2013 consegue reconhecimento como “quilombos do rio Andirá”. As comunidades estudadas são Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Ituquara, São Pedro, Trindade e os seus respectivos núcleos de Pagoa, São Paulo do Açú, Lírio do Vale e São Marcos. Situamos nossa narrativa no campo da história social do pós-abolição e nos diálogos interdisciplinares entre história e ciências sociais, a partir de perspectivas metodológicas como história oral e micro-história. A pesente tese assume o propósito de analisar a relação entre os processos de construção da identidade étnica e as territorialidades quilombolas no Andirá. Para isso identifica os mecanismos e as formas de conhecimentos criados, mobilizados e que marcam as trajetórias de cinco comunidades no processo de construção da nova identidade étnica e territorialidade quilombola. Verifica como essa construção da identidade étnica indica caminhos para os processos de territorialidades específicas quilombolas. Evidencia como esses processos de construção da identidade étnica e das territorialidades são apropriados pelos grupos sociais das comunidades. O léxico, o diálogo entre os campos disciplinares, o encontro do normativo (legal) e do político e os processos de legitimação do movimento social quilombola e da memória pelo reconhecimento, estão presentes no universo desta tese. |
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Das sementes aos troncos: história e memória do movimento quilombola do rio AndiráFrom seeds to trunks: history and memory of the quilombola movement of the Andirá riverQuilombolas - Amazonas (Estado)Territorialidade humanaIdentidade étnicaCIÊNCIAS HUMANASIdentidade étnicaTerritorialidadesMovimento Social QuilombolaAndiráA partir de 2005 o movimento social quilombola do Andirá, pautado num projeto de identidade iniciou uma produção de memória sobre si, conectando-se aos “cenários de direitos” propostos constitucionalmente a partir de 1988, e em 2013 consegue reconhecimento como “quilombos do rio Andirá”. As comunidades estudadas são Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Ituquara, São Pedro, Trindade e os seus respectivos núcleos de Pagoa, São Paulo do Açú, Lírio do Vale e São Marcos. Situamos nossa narrativa no campo da história social do pós-abolição e nos diálogos interdisciplinares entre história e ciências sociais, a partir de perspectivas metodológicas como história oral e micro-história. A pesente tese assume o propósito de analisar a relação entre os processos de construção da identidade étnica e as territorialidades quilombolas no Andirá. Para isso identifica os mecanismos e as formas de conhecimentos criados, mobilizados e que marcam as trajetórias de cinco comunidades no processo de construção da nova identidade étnica e territorialidade quilombola. Verifica como essa construção da identidade étnica indica caminhos para os processos de territorialidades específicas quilombolas. Evidencia como esses processos de construção da identidade étnica e das territorialidades são apropriados pelos grupos sociais das comunidades. O léxico, o diálogo entre os campos disciplinares, o encontro do normativo (legal) e do político e os processos de legitimação do movimento social quilombola e da memória pelo reconhecimento, estão presentes no universo desta tese.From 2005, the Quilombola social movement of the Ansay, based on an identity project initiated a production of memory about itself, connecting to the "scenarios of rights" proposed constitutionally from 1988, and in 2013 achieves recognition as " Quilombos of the River Ansay ". The communities studied are Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Ituquara, São Pedro, Trindade and their respective nuclei of Pagoa, São Paulo do Açú, Lily of the Valley and St. Mark. We situate our narrative in the field of social history of post-abolition and in the interdisciplinary dialogues between history and social sciences, from methodological perspectives such as oral and microhistory history. The thesis assumes the purpose of analyzing the relationship between the processes of the construction of the ethnic identity and the Quilombola territorialities in Antell. For this, it identifies the mechanisms and forms of knowledge created, mobilized and that mark the trajectories of five communities in the process of constructing the new ethnic identity and Quilombola territoriality. It verifies how this construction of ethnic identity indicates paths to the processes of specific territorialities quilombolas. It evidences how these processes of building ethnic identity and territorialities are appropriated by the social groups of communities. The lexicon, the dialogue between the disciplinary fields, the meeting of the normative (legal) and the political and the processes of legitimation of the Quilombola social movement and memory by recognition, are present in the universe of this thesis.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaFreitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679Costa, Renilda Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6498691376146312Ranciaro, Maria Magela Mafra de Andradehttp://lattes.cnpq.br/7054552378861238Siqueira, Joãohttp://lattes.cnpq.br/0449775058753325Rocha, João Marinho dahttp://lattes.cnpq.br/90749446914146862019-07-09T20:34:25Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROCHA, João Marinho da. Das sementes aos troncos: história e memória do movimento quilombola do rio Andirá. 2019. 386 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7247porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-07-10T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-07-10T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A partir de 2005 o movimento social quilombola do Andirá, pautado num projeto de identidade iniciou uma produção de memória sobre si, conectando-se aos “cenários de direitos” propostos constitucionalmente a partir de 1988, e em 2013 consegue reconhecimento como “quilombos do rio Andirá”. As comunidades estudadas são Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Ituquara, São Pedro, Trindade e os seus respectivos núcleos de Pagoa, São Paulo do Açú, Lírio do Vale e São Marcos. Situamos nossa narrativa no campo da história social do pós-abolição e nos diálogos interdisciplinares entre história e ciências sociais, a partir de perspectivas metodológicas como história oral e micro-história. A pesente tese assume o propósito de analisar a relação entre os processos de construção da identidade étnica e as territorialidades quilombolas no Andirá. Para isso identifica os mecanismos e as formas de conhecimentos criados, mobilizados e que marcam as trajetórias de cinco comunidades no processo de construção da nova identidade étnica e territorialidade quilombola. Verifica como essa construção da identidade étnica indica caminhos para os processos de territorialidades específicas quilombolas. Evidencia como esses processos de construção da identidade étnica e das territorialidades são apropriados pelos grupos sociais das comunidades. O léxico, o diálogo entre os campos disciplinares, o encontro do normativo (legal) e do político e os processos de legitimação do movimento social quilombola e da memória pelo reconhecimento, estão presentes no universo desta tese. |
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