Implicações do ambiente físico do Campus Universitário no bem-estar subjetivo dos estudantes
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6828 |
Resumo: | Num campus universitário estão presentes diversas pressões aos estudantes, tanto na busca por integração em um meio social, quanto para o desenvolvimento acadêmico. O ambiente do campus pode tanto atuar para dirimir estas pressões, de forma a garantir maior bem-estar, quanto agravar as mesmas. Esse estudo se propôs a investigar a influência que o espaço físico do campus universitário exerce sobre o bem-estar subjetivo dos estudantes. A pesquisa descritiva exploratória, de abordagem multimétodos foi desenvolvida a partir de técnicas de observação do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, da UFAM, de forma a evidenciar o uso planejado e real do espaço do Campus, e posteriormente a aplicação de formulários a 402 estudantes de vários cursos acadêmicos, contendo questões sociodemográficas, percepção do espaço físico do campus, e finalmente, escalas sociais relativas ao bem-estar subjetivo e felicidade subjetiva. O estudo mostra que o espaço físico é um aspecto vivo e dinâmico do espaço social. Nesse espaço os estudantes moldam e são moldados pelos elementos da espacialidade. Constatou-se ainda que o espaço físico do Campus AVF – UFAM contribui de forma distinta para o bem-estar subjetivo dos estudantes, sendo mais influentes os elementos arquitetônicos dos prédios do que elementos naturais presentes no Campus. |
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Implicações do ambiente físico do Campus Universitário no bem-estar subjetivo dos estudantesBem-estar subjetivoCampus universitárioEspacialidadeOUTROSNum campus universitário estão presentes diversas pressões aos estudantes, tanto na busca por integração em um meio social, quanto para o desenvolvimento acadêmico. O ambiente do campus pode tanto atuar para dirimir estas pressões, de forma a garantir maior bem-estar, quanto agravar as mesmas. Esse estudo se propôs a investigar a influência que o espaço físico do campus universitário exerce sobre o bem-estar subjetivo dos estudantes. A pesquisa descritiva exploratória, de abordagem multimétodos foi desenvolvida a partir de técnicas de observação do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, da UFAM, de forma a evidenciar o uso planejado e real do espaço do Campus, e posteriormente a aplicação de formulários a 402 estudantes de vários cursos acadêmicos, contendo questões sociodemográficas, percepção do espaço físico do campus, e finalmente, escalas sociais relativas ao bem-estar subjetivo e felicidade subjetiva. O estudo mostra que o espaço físico é um aspecto vivo e dinâmico do espaço social. Nesse espaço os estudantes moldam e são moldados pelos elementos da espacialidade. Constatou-se ainda que o espaço físico do Campus AVF – UFAM contribui de forma distinta para o bem-estar subjetivo dos estudantes, sendo mais influentes os elementos arquitetônicos dos prédios do que elementos naturais presentes no Campus.In a university campus, many pressures are present for the students, both in the search for social integration and for academic development. The campus environment can both act to address these pressures, so as to ensure greater well-being and aggravate them. This study aimed to investigate the influence of the physical space of the university campus has on the subjective well-being of students. The descriptive, exploratory, multimethodological research was developed using techniques from the observation of the university campus Arthur Virgílio Filho, UFAM, in order to highlight the planned and real use of campus space, and later the application of forms to 402 students of several academic courses, containing sociodemographic questions, perception of campus physical space, and finally, social scales related to subjective well-being and subjective happiness. The study shows that physical space is as alive and dynamic as social space. The campus congregates elements very similar to the one in force in spaces outside it. In this space students shape and are shaped by the elements of spatiality. It was also verified that the physical space of the campus contributes in a different way to the subjective well-being of the students, being more influential the architectural elements of the buildings than the natural elements present in the campus.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Agronomia TropicalHiguchi, Maria Inês Gasparettohttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061Fraxe, Terezinha de Jesus PintoCalegare, Marcelo Gustavo AguilarSimão, Maria Olívia de Albuquerque RibeiroRibeiro, Rafael Moreirahttp://lattes.cnpq.br/80242111079570362018-12-21T20:07:00Z2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Rafael Moreira. Implicações do ambiente físico do Campus Universitário no bem-estar subjetivo dos estudantes. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6828porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-08-21T20:09:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-08-21T20:09:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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