Trajetórias turbinadas: análise dos discursos e práticas de aprimoramento cognitivo farmacológico no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Ribeiro da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/8700217132635997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9894
Resumo: O presente estudo buscou compreender como e quais mecanismos de aprimoramento cognitivo farmacológico ou não-farmacológico, os estudantes de medicina da Ufam utilizam visando melhorar o desempenho nos estudos. O aprimoramento cognitivo visa melhorar o desempenho cognitivo com fins acadêmicos. Ao decorrer das entrevistas, surgiram temáticas que auxiliaram a construção do trabalho como um todo. O fenômeno do aprimoramento cognitivo se relaciona aqui com o processo formativo desses estudantes, a relação professor-aluno, bem como o adoecimento psíquico gerado pela formação médica em alguns estudantes. A cobrança e autocobrança, a estrutura e a dinâmica que são estruturadas as disciplinas, as metodologias e os ideais de produtividades estão diretamente ligados aos ideais do neoliberalismo na educação como um todo, incluindo o ensino superior. Esta dissertação faz parte de uma pesquisa maior, realizada no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – Amazônia, que estuda as vivências sociais e educacionais dos estudantes amazônidas. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, utilizou a perspectiva construtivo-interpretativa apresentada por González Rey (2002), visando enriquecer a análise dos dados por meio da conversação de forma dinâmica para construção dos resultados e suas respectivas categorias. Os resultados indicaram que, com base, nas entrevistas, a principal estratégia citada pelos estudantes é o consumo de energético, principalmente nos dias que antecedem provas ou apresentação em seminários. Em segundo lugar, a cafeína – substância que já está inserida no cotidiano dos estudantes – e que é consumida rotineiramente, mas que relatam não sentir mais efeito “para ficar acordado”, como citaram alguns entrevistados. Em último lugar, o consumo de metilfenidato aparece por apenas um estudante. Outro dado encontrado se relaciona aos ideais de desempenho e de sucesso que os estudantes apresentam em seu discurso. As falas apontam para uma visão de que eles não estudam o suficiente, que precisam ficar sem dormir para conseguir integralizar todos os conteúdos apresentados pelos docentes e que serão cobrados em provas avaliativas. Uma questão que vale a pena destacar é que todos os entrevistados apontam a saúde mental como uma temática latente em sua vida acadêmica. Outro dado presente na pesquisa é a importância da formação de professores na formação médica, pois todos os entrevistados relataram que há uma lacuna na didática de alguns docentes e seus métodos de ensino e que isso impacta diretamente na assimilação do conteúdo e no seu desempenho na disciplina. A partir do exposto, considera-se importante pensar a importância da formação de professores na formação médica, pensando em enriquecer o processo formativo dos discentes, otimizando o cotidiano acadêmico. Além disso, a saúde mental dos discentes precisa ser assistida, pensando que a permanência no curso não deve produzir processos de adoecimento e sofrimento, como foi citado pelos estudantes.
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A cobrança e autocobrança, a estrutura e a dinâmica que são estruturadas as disciplinas, as metodologias e os ideais de produtividades estão diretamente ligados aos ideais do neoliberalismo na educação como um todo, incluindo o ensino superior. Esta dissertação faz parte de uma pesquisa maior, realizada no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – Amazônia, que estuda as vivências sociais e educacionais dos estudantes amazônidas. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, utilizou a perspectiva construtivo-interpretativa apresentada por González Rey (2002), visando enriquecer a análise dos dados por meio da conversação de forma dinâmica para construção dos resultados e suas respectivas categorias. Os resultados indicaram que, com base, nas entrevistas, a principal estratégia citada pelos estudantes é o consumo de energético, principalmente nos dias que antecedem provas ou apresentação em seminários. Em segundo lugar, a cafeína – substância que já está inserida no cotidiano dos estudantes – e que é consumida rotineiramente, mas que relatam não sentir mais efeito “para ficar acordado”, como citaram alguns entrevistados. Em último lugar, o consumo de metilfenidato aparece por apenas um estudante. Outro dado encontrado se relaciona aos ideais de desempenho e de sucesso que os estudantes apresentam em seu discurso. As falas apontam para uma visão de que eles não estudam o suficiente, que precisam ficar sem dormir para conseguir integralizar todos os conteúdos apresentados pelos docentes e que serão cobrados em provas avaliativas. Uma questão que vale a pena destacar é que todos os entrevistados apontam a saúde mental como uma temática latente em sua vida acadêmica. Outro dado presente na pesquisa é a importância da formação de professores na formação médica, pois todos os entrevistados relataram que há uma lacuna na didática de alguns docentes e seus métodos de ensino e que isso impacta diretamente na assimilação do conteúdo e no seu desempenho na disciplina. A partir do exposto, considera-se importante pensar a importância da formação de professores na formação médica, pensando em enriquecer o processo formativo dos discentes, otimizando o cotidiano acadêmico. Além disso, a saúde mental dos discentes precisa ser assistida, pensando que a permanência no curso não deve produzir processos de adoecimento e sofrimento, como foi citado pelos estudantes.The present study sought to understand how and which mechanisms of pharmacological or non-pharmacological cognitive enhancement medical students at Ufam use to improve their performance in their studies. Cognitive enhancement aims to improve cognitive performance for academic purposes. Throughout the interviews, themes emerged that helped construct the paper as a whole. The phenomenon of cognitive enhancement is related here to the educational process of these students, the teacher-student relationship, as well as the psychological illness generated by medical training in some students. The charge and self-charge, the structure and dynamics that the disciplines are structured, the methodologies and the ideas of productivity are directly linked to the ideals of neoliberalism in education as a whole, including higher education. This dissertation is part of a larger research project carried out under the Amazon Academic Cooperation Program, which studies the social and educational experiences of Amazonian students. The research was conducted through a qualitative approach, used the constructive-interpretative perspective presented by González Rey (2002), aiming to enrich the analysis of the data through conversation in a dynamic way to construct the results and their respective categories. The results indicated that, based on the interviews, the main strategy mentioned by the students is the consumption of energy drinks, especially in the days before exams or seminar presentations. In second place, caffeine - a substance that is already part of the students' daily life - and which is consumed routinely, but which they say they no longer feel the effect "to stay awake", as some interviewees mentioned. In last place, the consumption of methylphenidate was mentioned by only one student. Another fact found is related to the ideals of performance and success that the students present in their speech. The statements point to a view that they do not study enough, that they need to stay up all night to be able to complete all the contents presented by the teachers and that they will be required to do in exams. One issue worth mentioning is that all the interviewees mentioned mental health as a latent theme in their academic life. Another fact present in the survey is the importance of teacher training in medical education, because all interviewees reported that there is a gap in the didactics of some teachers and their teaching methods, and that this directly impacts the assimilation of content and their performance in the discipline. From the above, it is considered important to think about the importance of teacher training in medical education, thinking about enriching the formative process of students, optimizing the academic routine. In addition, the mental health of the students needs to be assisted, thinking that staying in the course should not produce processes of illness and suffering, as was mentioned by the students.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaNeves, André Luiz Machado dashttp://lattes.cnpq.br/7409149733046445Resende, Gisele CristinaRotondano, Érica VidalSilva, Camila Ribeiro dahttps://lattes.cnpq.br/87002171326359972023-12-22T17:33:06Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Camila Ribeiro da. Trajetórias turbinadas: análise dos discursos e práticas de aprimoramento cognitivo farmacológico no ensino superior. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9894porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-12-23T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-12-23T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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