Análise de impactos ambientais causados pela utilização de estacas do tipo raiz na construção de linhas de transmissão de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Igor Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7378915907484174
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8476
Resumo: Os sistemas de produção, transmissão e distribuição de energia de um país estão diretamente ligados aos seus avanços tecnológicos e crescimento econômico. No Brasil estão previstas a criação e expansão de diversas linhas de transmissão. Tais empreendimentos esbarram muitas vezes nos aspectos ambientais, pois avançam sobre áreas de floresta e de conservação. Neste contexto o objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento dos principais impactos ambientais ocasionados pela implementação de linhas de transmissão em áreas de floresta de modo que se tenha uma melhor compreensão do assunto, podendo assim minimiza-los ou extingui-los. Após levantamento de informações, constatou-se que a maioria dos impactos ambientais é decorrente da área desmatada ao redor das linhas de transmissão, chamada de faixa de servidão, que cria um corredor que altera a vegetação. Porém, um dos principais impactos graves está relacionado ao tipo de fundação mais utilizado: a estaca raíz, que emprega em sua perfuração uma lama betonítica estabilizante tóxica. Com relação ao emprego desse tipo de fundação em torres de linhas de transmissão, observou-se que os impactos podem ser minimizados por meio da utilização de alternativas mais sustentáveis, como a substituição da lama betonítica por fluidos que podem ser à base de biodiesel, ou à base de água com aditivos, ou sintéticos. Os resultados desta pesquisa podem ser utilizados como base para minimizar tais impactos que podem ocasionar danos ao meio ambiente e atrasos na construção das linhas, propondo alternativas viáveis economicamente e ambientalmente.
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