Escola, cultura e identidade Yanomami: conhecimentos Yanomami em materiais didáticos
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6876 |
Resumo: | Este trabalho sustenta a tese de que os professores Yanomami não se apropriaram plenamente de conhecimentos necessários - elementos interculturais e identitários Yanomami e napë e ferramentas tecnológicas - à produção de materiais didáticos próprios. Pretende-se demonstrar que os materiais didáticos produzidos pelos professores Yanomami com o auxílio de professores napë (não índios), embora contenham elementos culturais e identitários próprios que distinguem os Yanomami dos demais povos, valorizando assim sua cultura e reforçando a língua materna própria, carecem de outros elementos que os configurem como ferramentas de mediação didático-pedagógica contextualizada. Esses materiais didáticos são importantes ferramentas de mediação a auxiliar o professor em sala de aula, portanto, a produção desses materiais é fundamental para o desenvolvimento da escola Yanomami, uma vez que possibilita tornar a aula mais dinâmica e aproximar os alunos na relação com o conhecimento. O trabalho de investigação do qual se originou esta tese teve como objetivo geral levantar e analisar os materiais didáticos produzidos pelos professores Yanomami em processo de formação docente, com vistas a apreender e compreender os conhecimentos implicados em sua atuação. Para que o objetivo projetado fosse alcançado, utilizou-se dos procedimentos metodológicos da pesquisa documental, em abordagem qualitativa dos dados constituídos em materiais didáticos, relatórios e outros documentos produtores do sentido de significados, pautando-se no método hermenêutico-dialético, que permitiu compreender e interpretar os significados relacionados à educação escolar Yanomami compartilhados em materiais didáticos. Conclui-se que os professores Yanomami necessitam, conforme suas próprias demandas, aprofundar e consolidar os conhecimentos construídos na formação inicial, para desenvolver as habilidades da língua indígena materna e segunda língua, sobretudo na modalidade escrita de ambas, a fim de assumir com protagonismo e autonomia os processos de produção de seus próprios materiais didáticos. |
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Escola, cultura e identidade Yanomami: conhecimentos Yanomami em materiais didáticosEscolaCultura e Identidade YanomamiConhecimentos TradicionaisMateriais didáticosÉcoleCulture et Identité YanomamiConnaissances TraditionnellesMatériels didactiquesCNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste trabalho sustenta a tese de que os professores Yanomami não se apropriaram plenamente de conhecimentos necessários - elementos interculturais e identitários Yanomami e napë e ferramentas tecnológicas - à produção de materiais didáticos próprios. Pretende-se demonstrar que os materiais didáticos produzidos pelos professores Yanomami com o auxílio de professores napë (não índios), embora contenham elementos culturais e identitários próprios que distinguem os Yanomami dos demais povos, valorizando assim sua cultura e reforçando a língua materna própria, carecem de outros elementos que os configurem como ferramentas de mediação didático-pedagógica contextualizada. Esses materiais didáticos são importantes ferramentas de mediação a auxiliar o professor em sala de aula, portanto, a produção desses materiais é fundamental para o desenvolvimento da escola Yanomami, uma vez que possibilita tornar a aula mais dinâmica e aproximar os alunos na relação com o conhecimento. O trabalho de investigação do qual se originou esta tese teve como objetivo geral levantar e analisar os materiais didáticos produzidos pelos professores Yanomami em processo de formação docente, com vistas a apreender e compreender os conhecimentos implicados em sua atuação. Para que o objetivo projetado fosse alcançado, utilizou-se dos procedimentos metodológicos da pesquisa documental, em abordagem qualitativa dos dados constituídos em materiais didáticos, relatórios e outros documentos produtores do sentido de significados, pautando-se no método hermenêutico-dialético, que permitiu compreender e interpretar os significados relacionados à educação escolar Yanomami compartilhados em materiais didáticos. Conclui-se que os professores Yanomami necessitam, conforme suas próprias demandas, aprofundar e consolidar os conhecimentos construídos na formação inicial, para desenvolver as habilidades da língua indígena materna e segunda língua, sobretudo na modalidade escrita de ambas, a fim de assumir com protagonismo e autonomia os processos de produção de seus próprios materiais didáticos.Ce travail soutient la thèse que les professeurs Yanomami ne s’aproprient pleinement pas de connaissances nécessaires – éléments interculturels et identitaires Yanomami et napë et des outils technologiques – à la production de matériels didactiques propres. On a l’intention de démontrer que les matériels didactiques produits par les professeurs Yanomami appuyés par les professeurs napë (non indigènes), contiennent d’éléments culturels propres qui distinguent les Yanomami d’autres peuples indigènes et valorisent sa culture et langue maternelle, mais qui se montrent insuffisants pour donner du support au travail de ces ensignants en tant que médiateurs didactiques. Ces matériels sont des outils importants d’enregistrement de la culture des Yanomami et outils par lesquels les esnseignants opèrent l’enseignement-apprentissage aux premiers niveaux du Fondammental, donc, la production de ces matériels est indispensable dans le processus de formation enseignante, pour devélopperl’école Yanomami, considérant que cela rend possible un travail en salle de classe plus dinamique et interessant aux yeux des élèves, en même temps que permet rapprocher les élèves par rapport à la connaissance du monde. Le travail de recherche duquel s’origine cette thèse avait comme objectif general de lever et analyser les matériels didactiques imprimés produits par les enseignats Yanomami pendant leur processus de formation enseignante, envisageant apprendre et comprendre les connaissances impliquées dans ce travail. Afin d’atteindre l’objectif proposé, on a utilisé les procédures méthodologiques de la recherche doccumentale, dans une approche qualitative de traitement de donées qui se sont revelées. On conclut que les enseignants Yanomami ont besoin, selon leur propres demandes, d’approfondir et consolider les connaissances construites en formation initiale, afin de devélopper les habilités de leur langue maternelle et langue seconde, surtout en ce qui concerne la modalité écrite de deux langues, selon le but de prendre les processus de production de leurs propres matériels didactiques de manière protagoniste et autonomeUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoWeigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084Freitas, Eliane Batista de Limahttp://lattes.cnpq.br/3234592323714659Souza, Marinês Viana dehttp://lattes.cnpq.br/2287700513447040Lira, Rosenir de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2763036397653464Lira, Márcia Josanne de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/29058570635061122019-01-17T18:46:54Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIRA, Márcia Josanne de Oliveira. 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