Arquitetura da memória social dos comunitários de Santa Rita, na Valéria/ Parintins- Am

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Rosângela Telma Batista de Souza de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4199847127851150, 4199847127851150
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9606
Resumo: A dissertação intitulada Arquitetura da memória social dos comunitários de Santa Rita, na Serra de Parintins/ Amazonas foi uma pesquisa cuja abordagem terá cunho qualitativo, seu objetivo principal será compreender a memória social acerca da representação dos vestígios arqueológicos e da importância do turismo . Terá como base os processo socioculturais e a formação identitária como fios que tecem a origem da comunidade Santa Rita , na Serra da Valéria, dialogando com resultados de pesquisas bibliográficas , diário de campo, dados colhidos em estudos relevantes e registros acerca da origem da comunidade. Terá como foco a percepção dos moradores acerca da comunidade e seu crescimento, ressaltada no sentido de pertencimento e valorização do patrimônio ali contido, focalizando todos os fatos significativos daquele “chão”. Além da abordagem qualitativa, terá foco as narrativas dos participantes, a fim de compreender com maior exatidão e fidedignidade a proposta. Na primeira sessão será mostrada uma panorâmica da comunidade da formação da comunidade e as impressões diante da interpretação de alguns autores que conheceram as comunidades amazônicas em seus contrastes como Charles Wagley (1988), Helena Pinto Lima ( 2013 ), Naia Dias ( 2013 ) entre outros. Será ressaltado o modus vivendi daquele povo e a divisão social do trabalho, com o intuito de conhecer as formas de crescimento socioeconômico e cultural para a comunidade. Também serão enfatizadas as transformações idiossincráticas na região, introduzidas a partir do turismo e da presença do patrimônio arqueológico, desse modo, versará sobre os elementos endógenos e exógenos como constitutivos da construção da memória social, de mudanças e transformações vivenciadas por comunitários mais antigos e mais jovens. Na segunda sessão, será feita uma abordagem sobre o aspecto cultura partindo da Antropologia Interpretativa do antropólogo Clifford Geertz (1978), que apoiado em Max Weber defende a tese de que a interpretação de uma cultura se dá sob o aspecto da relação de indivíduos com as estruturas existentes, ou seja, a compreensão da cultura e das relações com o individuo. Usaremos o pensamento do antropólogo e filosofo Frances Levi- Strauss (1985) que defende a ideia de que existem estruturas comuns, que todas as culturas compartilham as mesmas ideias, seu trabalho não visa mensurar as culturas, mas analisar o que há de comum entre elas. Serão usados os estudos feitos a partir da questão da presença dos sítios arqueológicos na Amazônia, de forma geral, concentrando o foco nos dados obtidos na região da Valéria, próximo ao município de Parintins. Servirá como princípio norteador para as investigações dos diferentes povos que se localizaram nesta área , assim como suas contribuições , encontradas a partir dos vestígios localizados em pesquisas, nos últimos dez anos. Será necessário conhecer e analisar a visão dos estudiosos acerca do imaginário dessa área para o entendimento das informações será interpretadas nos capítulos seguintes. Quanto às categorias abordadas, faremos uso das seguintes: a representação arqueológica, a cultura ribeirinha, a linguagem e a memória social, com os estudiosos que nos apresentam o imaginário como pano de fundo para a pesquisa. Usaremos o pensamento do antropólogo, filósofo, professor universitário francês conhecido por seus trabalhos sobre imaginário e mitologia Gilbert Durand (1997), do pensador francês Michel Maffesoli (2001), conhecido pelos relevantes estudos sobre o imaginários contemporâneo a partir da filosofia fenomenológica e da sociedade compreensiva. O pensamento do sociólogo Francês Pierre Bourdieu (2018), vem trazer a visão do Estruturalismo, dialogada com autores clássicos como Max Weber, Durkeim ( 2007) e outros , no que tange ao entendimento das estruturas do mundo, influenciadas nas ações humanas e frutos das ações de seus agentes, dentro de uma relação dialética . Quanto ao turismo, faremos uma abordagem qualitativa e descritiva sobre suas relações com empreendimentos e os artefatos produzidos na comunidade a partir dos vestígios arqueológicos e a presença dos turistas que periodicamente aportam àquela região , para isso utilizaremos os estudos do pesquisador Agnaldo Correa de Souza (2013) , oriundo do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia. Na terceira sessão buscamos conhecer a construção da memória social , dialogando com o trabalho da pesquisadora e psicanalista Jô Gondar (2008) pela PUC- /Rio de Janeiro, que atua no Programa de Pós - graduação em Memória Social, acerca da tríade Memória individual, memória coletiva e memória social e as narrativas dos participantes da pesquisa. Também será analisado o avanço das relações sobre a comunidade, ou seja, saber em que a presença do sítio arqueológico contribuiu ou não para que a comunidade crescesse com as atividades que se desenvolveram. Quais as relações de poder que se mantêm ou se instalaram ao longo dos anos na comunidade, assim como o que as mesmas trouxeram àquele povo ribeirinho em comparação a outras comunidades da região do Amazonas e em outros períodos de seu desenvolvimento. Para a análise das informações, teremos como aportes teóricos os estudos da professora Neide Gondim (2007), do professor Alfredo Wagner Berno de Almeida (2008) , entre outros , com o objetivo de entender a visão que se estabeleceu em comunidades ribeirinhas, especificamente na área da serra da Valéria. Por tratar-se de uma pesquisa que se propõe conhecer a comunidade e seu desenvolvimento em diversos aspectos que envolvem a economia e as relações de força que nela se constituem, traremos a interpretação e a contextualização dos diversos pensadores e pesquisadores, como forma de fortalecimento da construção da memória social. Como parte final desta sessão, será apresentada uma análise sobre a atuação dos elementos endógenos e exógenos que atuam de maneira ostensiva na comunidade. Serão utilizados os estudos dos professores da UFRR, Elói Martins Senhoras e Jordana de Souza Cavalcante (2014), do professor francês Ignacy Sachs (2008) , entre outros para a interpretação do acirramento das tensões e politicas públicas que esta comunidade tem enfrentado ao longo de sua existência, no contexto amazônico. Palavras- chave: Comunidade; Arqueologia; Turismo; Memória Social
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Terá como foco a percepção dos moradores acerca da comunidade e seu crescimento, ressaltada no sentido de pertencimento e valorização do patrimônio ali contido, focalizando todos os fatos significativos daquele “chão”. Além da abordagem qualitativa, terá foco as narrativas dos participantes, a fim de compreender com maior exatidão e fidedignidade a proposta. Na primeira sessão será mostrada uma panorâmica da comunidade da formação da comunidade e as impressões diante da interpretação de alguns autores que conheceram as comunidades amazônicas em seus contrastes como Charles Wagley (1988), Helena Pinto Lima ( 2013 ), Naia Dias ( 2013 ) entre outros. Será ressaltado o modus vivendi daquele povo e a divisão social do trabalho, com o intuito de conhecer as formas de crescimento socioeconômico e cultural para a comunidade. Também serão enfatizadas as transformações idiossincráticas na região, introduzidas a partir do turismo e da presença do patrimônio arqueológico, desse modo, versará sobre os elementos endógenos e exógenos como constitutivos da construção da memória social, de mudanças e transformações vivenciadas por comunitários mais antigos e mais jovens. Na segunda sessão, será feita uma abordagem sobre o aspecto cultura partindo da Antropologia Interpretativa do antropólogo Clifford Geertz (1978), que apoiado em Max Weber defende a tese de que a interpretação de uma cultura se dá sob o aspecto da relação de indivíduos com as estruturas existentes, ou seja, a compreensão da cultura e das relações com o individuo. Usaremos o pensamento do antropólogo e filosofo Frances Levi- Strauss (1985) que defende a ideia de que existem estruturas comuns, que todas as culturas compartilham as mesmas ideias, seu trabalho não visa mensurar as culturas, mas analisar o que há de comum entre elas. Serão usados os estudos feitos a partir da questão da presença dos sítios arqueológicos na Amazônia, de forma geral, concentrando o foco nos dados obtidos na região da Valéria, próximo ao município de Parintins. Servirá como princípio norteador para as investigações dos diferentes povos que se localizaram nesta área , assim como suas contribuições , encontradas a partir dos vestígios localizados em pesquisas, nos últimos dez anos. Será necessário conhecer e analisar a visão dos estudiosos acerca do imaginário dessa área para o entendimento das informações será interpretadas nos capítulos seguintes. Quanto às categorias abordadas, faremos uso das seguintes: a representação arqueológica, a cultura ribeirinha, a linguagem e a memória social, com os estudiosos que nos apresentam o imaginário como pano de fundo para a pesquisa. Usaremos o pensamento do antropólogo, filósofo, professor universitário francês conhecido por seus trabalhos sobre imaginário e mitologia Gilbert Durand (1997), do pensador francês Michel Maffesoli (2001), conhecido pelos relevantes estudos sobre o imaginários contemporâneo a partir da filosofia fenomenológica e da sociedade compreensiva. O pensamento do sociólogo Francês Pierre Bourdieu (2018), vem trazer a visão do Estruturalismo, dialogada com autores clássicos como Max Weber, Durkeim ( 2007) e outros , no que tange ao entendimento das estruturas do mundo, influenciadas nas ações humanas e frutos das ações de seus agentes, dentro de uma relação dialética . Quanto ao turismo, faremos uma abordagem qualitativa e descritiva sobre suas relações com empreendimentos e os artefatos produzidos na comunidade a partir dos vestígios arqueológicos e a presença dos turistas que periodicamente aportam àquela região , para isso utilizaremos os estudos do pesquisador Agnaldo Correa de Souza (2013) , oriundo do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia. Na terceira sessão buscamos conhecer a construção da memória social , dialogando com o trabalho da pesquisadora e psicanalista Jô Gondar (2008) pela PUC- /Rio de Janeiro, que atua no Programa de Pós - graduação em Memória Social, acerca da tríade Memória individual, memória coletiva e memória social e as narrativas dos participantes da pesquisa. Também será analisado o avanço das relações sobre a comunidade, ou seja, saber em que a presença do sítio arqueológico contribuiu ou não para que a comunidade crescesse com as atividades que se desenvolveram. Quais as relações de poder que se mantêm ou se instalaram ao longo dos anos na comunidade, assim como o que as mesmas trouxeram àquele povo ribeirinho em comparação a outras comunidades da região do Amazonas e em outros períodos de seu desenvolvimento. Para a análise das informações, teremos como aportes teóricos os estudos da professora Neide Gondim (2007), do professor Alfredo Wagner Berno de Almeida (2008) , entre outros , com o objetivo de entender a visão que se estabeleceu em comunidades ribeirinhas, especificamente na área da serra da Valéria. Por tratar-se de uma pesquisa que se propõe conhecer a comunidade e seu desenvolvimento em diversos aspectos que envolvem a economia e as relações de força que nela se constituem, traremos a interpretação e a contextualização dos diversos pensadores e pesquisadores, como forma de fortalecimento da construção da memória social. Como parte final desta sessão, será apresentada uma análise sobre a atuação dos elementos endógenos e exógenos que atuam de maneira ostensiva na comunidade. Serão utilizados os estudos dos professores da UFRR, Elói Martins Senhoras e Jordana de Souza Cavalcante (2014), do professor francês Ignacy Sachs (2008) , entre outros para a interpretação do acirramento das tensões e politicas públicas que esta comunidade tem enfrentado ao longo de sua existência, no contexto amazônico. Palavras- chave: Comunidade; Arqueologia; Turismo; Memória SocialThe dissertation entitled Architecture of the social memory of the communities of Santa Rita, in Serra de Parintins / Amazonas was a research whose approach will have a qualitative nature, its main objective will be to understand the social memory about the representation of archaeological remains and the importance of tourism. It will be based on sociocultural processes and identity formation as threads that weave the origin of the Santa Rita community, in Serra da Valéria, dialoguing with results of bibliographic research, field diary, data collected in relevant studies and records about the origin of the community. It will focus on the residents' perception of the community and its growth, highlighted in the sense of belonging and appreciation of the heritage contained therein, focusing on all the significant facts of that "ground". In addition to the qualitative approach, it will focus on the narratives of the participants, in order to understand the proposal with greater accuracy and reliability. In the first session, an overview of the community formation of the community will be shown and the impressions on the interpretation of some authors who knew the Amazonian communities in their contrasts such as Charles Wagley (1988), Helena Pinto Lima (2013), Naia Dias (2013) among others. others. The modus vivendi of that people and the social division of labor will be highlighted, with the aim of knowing the forms of socioeconomic and cultural growth for the community. It will also be emphasized the idiosyncratic transformations in the region, introduced from tourism and the presence of archaeological heritage, in this way, it will deal with the endogenous and exogenous elements as constitutive of the construction of social memory, of changes and transformations experienced by older and more young. In the second session, an approach will be made about the cultural aspect, starting from the Interpretive Anthropology of the anthropologist Clifford Geertz (1978), who, supported by Max Weber, defends the thesis that the interpretation of a culture takes place under the aspect of the relationship of individuals with the existing structures, that is, the understanding of culture and relationships with the individual. We will use the thought of the anthropologist and philosopher Frances Levi-Strauss (1985) who defends the idea that there are common structures, that all cultures share the same ideas. Studies based on the question of the presence of archaeological sites in the Amazon will be used, in general, focusing on the data obtained in the region of Valéria, near the municipality of Parintins. It will serve as a guiding principle for the investigations of the different peoples that were located in this area, as well as their contributions, found from the traces located in research, in the last ten years. It will be necessary to know and analyze the view of scholars about the imaginary of this area in order to understand the information that will be interpreted in the following chapters. As for the categories addressed, we will make use of the following: archaeological representation, riverside culture, language and social memory, with scholars who present us with the imaginary as a background for the research. We will use the thought of the French anthropologist, philosopher, university professor known for his works on imaginary and mythology Gilbert Durand (1997) , of the French thinker Michel Maffesoli (2001), known for relevant studies on contemporary imaginaries from phenomenological philosophy and The thought of the French sociologist Pierre Bourdieu (2018) brings the view of Structuralism, in dialogue with classic authors such as Max Weber, Durkeim (2007) and others , regarding the understanding of the structures of the world, influenced by human actions and the fruits of actions of its agents, within a dialectical relationship. As for tourism, we will make a qualitative and descriptive approach to its relations with enterprises and the artifacts produced in the community from the archaeological remains and the presence of tourists who periodically arrive in that region, for this we will use the studies of the researcher Agnaldo Correa de Souza (2013 ), from the Society and Culture Program in the Amazon. In the third session we seek to know the construction of social memory, dialoguing with the work of the researcher and psychoanalyst Jô Gondar (2008) at PUC-/Rio de Janeiro, who works in the Postgraduate Program in Social Memory, about the triad Individual Memory, collective memory and social memory and the narratives of the research participants. The progress of relations with the community will also be analyzed, that is, knowing how the presence of the archaeological site contributed or not for the community to grow with the activities that were developed. What are the power relations that are maintained or installed over the years in the community, as well as what they have brought to that riverine people compared to other communities in the Amazon region and in other periods of their development. For the analysis of the information, we will have as theoretical contributions the studies of Professor Neide Gondim (2007), Professor Alfredo Wagner Berno de Almeida (2008) , among others , with the objective of understanding the vision that was established in riverside communities, specifically in area of the Serra da Valeria. As it is a research that proposes to know the community and its development in several aspects that involve the economy and the power relations that are constituted in it, we will bring the interpretation and the contextualization of the different thinkers and researchers, as a way of strengthening the construction of social memory. Palavras- chave: Comunidade; Arqueologia; Turismo; Memória SocialUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaJustamand, Michelhttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818Dias, Naia Maria Guerreirohttp://lattes.cnpq.br/5148044834240281Oliveira, Alexandre Santos dehttp://lattes.cnpq.br/3526762006641727Jesus, Rosângela Telma Batista de Souza dehttp://lattes.cnpq.br/419984712785115041998471278511502023-08-23T12:48:58Z2021-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, Rosangela Telma Batista de Souza de. Arquitetura da memória social dos comunitários de Santa Rita, na Valéria/ Parintins- Am. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9606porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-24T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-24T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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description A dissertação intitulada Arquitetura da memória social dos comunitários de Santa Rita, na Serra de Parintins/ Amazonas foi uma pesquisa cuja abordagem terá cunho qualitativo, seu objetivo principal será compreender a memória social acerca da representação dos vestígios arqueológicos e da importância do turismo . Terá como base os processo socioculturais e a formação identitária como fios que tecem a origem da comunidade Santa Rita , na Serra da Valéria, dialogando com resultados de pesquisas bibliográficas , diário de campo, dados colhidos em estudos relevantes e registros acerca da origem da comunidade. Terá como foco a percepção dos moradores acerca da comunidade e seu crescimento, ressaltada no sentido de pertencimento e valorização do patrimônio ali contido, focalizando todos os fatos significativos daquele “chão”. Além da abordagem qualitativa, terá foco as narrativas dos participantes, a fim de compreender com maior exatidão e fidedignidade a proposta. Na primeira sessão será mostrada uma panorâmica da comunidade da formação da comunidade e as impressões diante da interpretação de alguns autores que conheceram as comunidades amazônicas em seus contrastes como Charles Wagley (1988), Helena Pinto Lima ( 2013 ), Naia Dias ( 2013 ) entre outros. Será ressaltado o modus vivendi daquele povo e a divisão social do trabalho, com o intuito de conhecer as formas de crescimento socioeconômico e cultural para a comunidade. Também serão enfatizadas as transformações idiossincráticas na região, introduzidas a partir do turismo e da presença do patrimônio arqueológico, desse modo, versará sobre os elementos endógenos e exógenos como constitutivos da construção da memória social, de mudanças e transformações vivenciadas por comunitários mais antigos e mais jovens. Na segunda sessão, será feita uma abordagem sobre o aspecto cultura partindo da Antropologia Interpretativa do antropólogo Clifford Geertz (1978), que apoiado em Max Weber defende a tese de que a interpretação de uma cultura se dá sob o aspecto da relação de indivíduos com as estruturas existentes, ou seja, a compreensão da cultura e das relações com o individuo. Usaremos o pensamento do antropólogo e filosofo Frances Levi- Strauss (1985) que defende a ideia de que existem estruturas comuns, que todas as culturas compartilham as mesmas ideias, seu trabalho não visa mensurar as culturas, mas analisar o que há de comum entre elas. Serão usados os estudos feitos a partir da questão da presença dos sítios arqueológicos na Amazônia, de forma geral, concentrando o foco nos dados obtidos na região da Valéria, próximo ao município de Parintins. Servirá como princípio norteador para as investigações dos diferentes povos que se localizaram nesta área , assim como suas contribuições , encontradas a partir dos vestígios localizados em pesquisas, nos últimos dez anos. Será necessário conhecer e analisar a visão dos estudiosos acerca do imaginário dessa área para o entendimento das informações será interpretadas nos capítulos seguintes. Quanto às categorias abordadas, faremos uso das seguintes: a representação arqueológica, a cultura ribeirinha, a linguagem e a memória social, com os estudiosos que nos apresentam o imaginário como pano de fundo para a pesquisa. Usaremos o pensamento do antropólogo, filósofo, professor universitário francês conhecido por seus trabalhos sobre imaginário e mitologia Gilbert Durand (1997), do pensador francês Michel Maffesoli (2001), conhecido pelos relevantes estudos sobre o imaginários contemporâneo a partir da filosofia fenomenológica e da sociedade compreensiva. O pensamento do sociólogo Francês Pierre Bourdieu (2018), vem trazer a visão do Estruturalismo, dialogada com autores clássicos como Max Weber, Durkeim ( 2007) e outros , no que tange ao entendimento das estruturas do mundo, influenciadas nas ações humanas e frutos das ações de seus agentes, dentro de uma relação dialética . Quanto ao turismo, faremos uma abordagem qualitativa e descritiva sobre suas relações com empreendimentos e os artefatos produzidos na comunidade a partir dos vestígios arqueológicos e a presença dos turistas que periodicamente aportam àquela região , para isso utilizaremos os estudos do pesquisador Agnaldo Correa de Souza (2013) , oriundo do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia. Na terceira sessão buscamos conhecer a construção da memória social , dialogando com o trabalho da pesquisadora e psicanalista Jô Gondar (2008) pela PUC- /Rio de Janeiro, que atua no Programa de Pós - graduação em Memória Social, acerca da tríade Memória individual, memória coletiva e memória social e as narrativas dos participantes da pesquisa. Também será analisado o avanço das relações sobre a comunidade, ou seja, saber em que a presença do sítio arqueológico contribuiu ou não para que a comunidade crescesse com as atividades que se desenvolveram. Quais as relações de poder que se mantêm ou se instalaram ao longo dos anos na comunidade, assim como o que as mesmas trouxeram àquele povo ribeirinho em comparação a outras comunidades da região do Amazonas e em outros períodos de seu desenvolvimento. Para a análise das informações, teremos como aportes teóricos os estudos da professora Neide Gondim (2007), do professor Alfredo Wagner Berno de Almeida (2008) , entre outros , com o objetivo de entender a visão que se estabeleceu em comunidades ribeirinhas, especificamente na área da serra da Valéria. Por tratar-se de uma pesquisa que se propõe conhecer a comunidade e seu desenvolvimento em diversos aspectos que envolvem a economia e as relações de força que nela se constituem, traremos a interpretação e a contextualização dos diversos pensadores e pesquisadores, como forma de fortalecimento da construção da memória social. Como parte final desta sessão, será apresentada uma análise sobre a atuação dos elementos endógenos e exógenos que atuam de maneira ostensiva na comunidade. 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