Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salazar, Deuzilene Marques
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4519799169077909
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3228
Resumo: O estudo investiga o ensino médio no Projeto Educativo Pastoral Salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus no período de 1998 a 2003, de acordo com os princípios da Sociedade de São Francisco de Sales e as diretrizes para a educação nacional. Situa os antecedentes históricos do ensino médio no Colégio Dom Bosco de Manaus e articula os processos pedagógicos da educação salesiana para esta etapa de ensino diante da política educacional brasileira. Por se tratar de uma temática com interface histórica, com ênfase nos documentos, utilizou-se a abordagem qualitativa. Dentre as fontes selecionadas os relatórios dos inspetores de ensino possibilitaram as aproximações dos antecedentes históricos do ensino médio no Colégio. Como também privilegiou as atas escolares, matriz curricular, mapas de matrícula, histórico escolar, correspondência oficial, planos de curso, agendas escolares e o censo escolar. A investigação se organiza em três capítulos, sendo que o primeiro apresenta os princípios da educação salesiana e os antecedentes históricos do ensino médio no Colégio Dom Bosco de Manaus. O segundo enfoca os princípios e diretrizes do Projeto Educativo Pastoral Salesiano para a Amazônia explicitando a presença salesiana nas obras educativas e sociais. O terceiro capítulo analisa o movimento histórico de oferecimento e organização do ensino médio no Projeto Educativo Pastoral Salesiano do Colégio Dom Bosco, no período de 1998 a 2003, em articulação com os processos educativos da educação salesiana para a formação de jovens e adolescentes em Manaus e com as diretrizes para a educação nacional. A pesquisa reafirma a intencionalidade desta instituição confessional em direcionar o ensino médio à preparação dos estudantes aos exames vestibulares bem como a difusão dos princípios da educação salesiana.
id UFAM_57a8e51591cb92230a4ece8f3682394f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3228
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)Ensino MédioEducação SalesianaProjeto Educativo Pastoral SalesianoEnsino MédioEducação SalesianaProjeto Educativo Pastoral SalesianoMiddle EducationSalesian EducationEducative Salesian ProjectCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO estudo investiga o ensino médio no Projeto Educativo Pastoral Salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus no período de 1998 a 2003, de acordo com os princípios da Sociedade de São Francisco de Sales e as diretrizes para a educação nacional. Situa os antecedentes históricos do ensino médio no Colégio Dom Bosco de Manaus e articula os processos pedagógicos da educação salesiana para esta etapa de ensino diante da política educacional brasileira. Por se tratar de uma temática com interface histórica, com ênfase nos documentos, utilizou-se a abordagem qualitativa. Dentre as fontes selecionadas os relatórios dos inspetores de ensino possibilitaram as aproximações dos antecedentes históricos do ensino médio no Colégio. Como também privilegiou as atas escolares, matriz curricular, mapas de matrícula, histórico escolar, correspondência oficial, planos de curso, agendas escolares e o censo escolar. A investigação se organiza em três capítulos, sendo que o primeiro apresenta os princípios da educação salesiana e os antecedentes históricos do ensino médio no Colégio Dom Bosco de Manaus. O segundo enfoca os princípios e diretrizes do Projeto Educativo Pastoral Salesiano para a Amazônia explicitando a presença salesiana nas obras educativas e sociais. O terceiro capítulo analisa o movimento histórico de oferecimento e organização do ensino médio no Projeto Educativo Pastoral Salesiano do Colégio Dom Bosco, no período de 1998 a 2003, em articulação com os processos educativos da educação salesiana para a formação de jovens e adolescentes em Manaus e com as diretrizes para a educação nacional. A pesquisa reafirma a intencionalidade desta instituição confessional em direcionar o ensino médio à preparação dos estudantes aos exames vestibulares bem como a difusão dos princípios da educação salesiana.This study focuses on the middle education inside the Salesian Educative Project of Dom Bosco School of Manaus in the period between 1998 and 2003, acording to the principles of the San Francisco of Sales Society and the directives of the brazilian national education. It situates the historical antecedents of the middle education on the Dom Bosco School of Manaus and links the pedagogical process of salesian education for this stage of the education to the brazilian political education. Because of it is a theme with an historical interface, based on documents, we applied qualitative research methods. Among the selected data sources, the teaching inspectors reports enabled the analysis of the historical antecedents of middle education in the School. At the same manner, the qualitative research was applied to another documents as the school registers, the curricula, registration maps, oficial mail, plans of courses, school schedules and the school census. The research is structured in three chapters. The first presents the principles of salesian education and the historical antecedents of the middle education in the Dom Bosco Scholl of Manaus. The second chapter focuses on the principles and directives of Educative Project Salesian for the Amazon emphasizing a salesian presence on the educative and social actions. The third chapter analyzes the historical movement in proposing and organizing the middle education in the Educative Project Salesian of Dom Bosco Scholl of Manaus, between 1998 and 2003, connected with the educational process of salesian education for teenagers and the youth in Manaus and with the directives to the brazilian national education. The research asserts the intention of that religious institution in leading the middle education to make the students ready to college exams such as to diffuse the principles of salesian education.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoPinheiro, Maria das Graças Sá PeixotoSalazar, Deuzilene Marqueshttp://lattes.cnpq.br/45197991690779092015-04-22T21:56:08Z2015-04-082007-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSALAZAR, Deuzilene Marques. Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003). 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T15:14:14Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T15:14:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
title Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
spellingShingle Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
Salazar, Deuzilene Marques
Ensino Médio
Educação Salesiana
Projeto Educativo Pastoral Salesiano
Ensino Médio
Educação Salesiana
Projeto Educativo Pastoral Salesiano
Middle Education
Salesian Education
Educative Salesian Project
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
title_full Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
title_fullStr Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
title_full_unstemmed Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
title_sort Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003)
author Salazar, Deuzilene Marques
author_facet Salazar, Deuzilene Marques
http://lattes.cnpq.br/4519799169077909
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4519799169077909
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Maria das Graças Sá Peixoto
dc.contributor.author.fl_str_mv Salazar, Deuzilene Marques
http://lattes.cnpq.br/4519799169077909
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Educação Salesiana
Projeto Educativo Pastoral Salesiano
Ensino Médio
Educação Salesiana
Projeto Educativo Pastoral Salesiano
Middle Education
Salesian Education
Educative Salesian Project
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Ensino Médio
Educação Salesiana
Projeto Educativo Pastoral Salesiano
Ensino Médio
Educação Salesiana
Projeto Educativo Pastoral Salesiano
Middle Education
Salesian Education
Educative Salesian Project
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O estudo investiga o ensino médio no Projeto Educativo Pastoral Salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus no período de 1998 a 2003, de acordo com os princípios da Sociedade de São Francisco de Sales e as diretrizes para a educação nacional. Situa os antecedentes históricos do ensino médio no Colégio Dom Bosco de Manaus e articula os processos pedagógicos da educação salesiana para esta etapa de ensino diante da política educacional brasileira. Por se tratar de uma temática com interface histórica, com ênfase nos documentos, utilizou-se a abordagem qualitativa. Dentre as fontes selecionadas os relatórios dos inspetores de ensino possibilitaram as aproximações dos antecedentes históricos do ensino médio no Colégio. Como também privilegiou as atas escolares, matriz curricular, mapas de matrícula, histórico escolar, correspondência oficial, planos de curso, agendas escolares e o censo escolar. A investigação se organiza em três capítulos, sendo que o primeiro apresenta os princípios da educação salesiana e os antecedentes históricos do ensino médio no Colégio Dom Bosco de Manaus. O segundo enfoca os princípios e diretrizes do Projeto Educativo Pastoral Salesiano para a Amazônia explicitando a presença salesiana nas obras educativas e sociais. O terceiro capítulo analisa o movimento histórico de oferecimento e organização do ensino médio no Projeto Educativo Pastoral Salesiano do Colégio Dom Bosco, no período de 1998 a 2003, em articulação com os processos educativos da educação salesiana para a formação de jovens e adolescentes em Manaus e com as diretrizes para a educação nacional. A pesquisa reafirma a intencionalidade desta instituição confessional em direcionar o ensino médio à preparação dos estudantes aos exames vestibulares bem como a difusão dos princípios da educação salesiana.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-15
2015-04-22T21:56:08Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALAZAR, Deuzilene Marques. Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003). 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3228
identifier_str_mv SALAZAR, Deuzilene Marques. Amor educativo: o ensino médio no projeto educativo pastoral salesiano do Colégio Dom Bosco de Manaus (1998 - 2003). 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006248972288