As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Prisco Junio Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7201018278324557
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9815
Resumo: O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos alunos. Compreender a importância da disciplina de Artes nos processos de desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes da Educação Básica é fundamental para propor novas discussões a respeito dessa temática, seja em âmbito acadêmico ou em âmbito escolar. Visando novas possibilidades pedagógicas, a pesquisa apresentada neste trabalho tem como principal objetivo analisar a prática pedagógica do ensino de Artes das turmas de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Manaus. Referente aos objetivos específicos, buscou-se registrar os significados da cultura amazônica retratados nas letras das toadas como potencial mediador para o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares, identificar como ocorre a presença da música nos planejamentos e na prática pedagógica dos professores das turmas do Ensino Fundamental I e elaborar um recurso pedagógico com propostas de trabalho para os 4º e 5º Anos a partir das análises e das observações em sala de aula. Para isso, a pesquisa foi caracterizada como qualitativa utilizando o método de estudo de caso e sendo realizada em uma escola pública da cidade de Manaus, Amazonas. Os resultados obtidos demonstram que a apesar de estar presente no plano pedagógico da escola, a música enquanto recurso ainda carece ser (re)pensada durante as atividades propostas aos alunos, valorizando seu caráter histórico, sua tradição e cultura. Há necessidade de valorização da cultura Amazônida no currículo e práticas escolares. Destaca-se a importância de novas discussões a respeito do ensino de Artes por meio de metodologias ativas, onde os alunos são o centro do processo de aprendizagem e que tenham voz para alcançar habilidades de expressão, reconhecimento, participação e comunicação por meio de diferentes linguagens
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Visando novas possibilidades pedagógicas, a pesquisa apresentada neste trabalho tem como principal objetivo analisar a prática pedagógica do ensino de Artes das turmas de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Manaus. Referente aos objetivos específicos, buscou-se registrar os significados da cultura amazônica retratados nas letras das toadas como potencial mediador para o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares, identificar como ocorre a presença da música nos planejamentos e na prática pedagógica dos professores das turmas do Ensino Fundamental I e elaborar um recurso pedagógico com propostas de trabalho para os 4º e 5º Anos a partir das análises e das observações em sala de aula. Para isso, a pesquisa foi caracterizada como qualitativa utilizando o método de estudo de caso e sendo realizada em uma escola pública da cidade de Manaus, Amazonas. Os resultados obtidos demonstram que a apesar de estar presente no plano pedagógico da escola, a música enquanto recurso ainda carece ser (re)pensada durante as atividades propostas aos alunos, valorizando seu caráter histórico, sua tradição e cultura. Há necessidade de valorização da cultura Amazônida no currículo e práticas escolares. Destaca-se a importância de novas discussões a respeito do ensino de Artes por meio de metodologias ativas, onde os alunos são o centro do processo de aprendizagem e que tenham voz para alcançar habilidades de expressão, reconhecimento, participação e comunicação por meio de diferentes linguagensThe teaching of Arts has undergone numerous modifications over time, among them is mainly the identification of new possibilities of approach in the classroom that aim to achieve a criticaltransformative education that is associated with the reality of students. Understanding the importance of the Arts discipline in the cognitive development processes of children and adolescents in Basic Education is fundamental to propose new discussions on this theme, whether in academic or school settings. Aiming at new pedagogical possibilities, the research presented in this paper has as its main goal to identify the pedagogical practice of Art teaching in 4th and 5th grade classes of the Elementary School of a school in the city of Manaus. Regarding the specific objectives, we sought to register the meanings of Amazonian culture portrayed in the lyrics of the toadas as a potential mediator for teaching and learning curriculum content, identify how the presence of music in the planning and teaching practice of teachers of the classes of the Elementary School occurs and develop a teaching resource with proposals for work for the 4th and 5th grades from the analysis and observations in the classroom. For this, the research was characterized as qualitative in nature, using the case study method and being carried out in a public school in the city of Manaus, Amazonas. The results show that despite being present in the school's pedagogical plan, music as a resource still needs to be (re)thought during the activities proposed to students, valuing its historical character, its tradition and culture. There is a need to value the Amazonian culture in the curriculum and school practices. The importance of new discussions regarding the teaching of Arts through active methodologies is highlighted, where students are the center of the learning process and who have a voice to achieve expression, recognition, participation and communication skills through different languages.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesFranco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Souza, Nilza Coqueiro Pires dehttp://lattes.cnpq.br/2557583407176877Medeiros, Adriana Francisca dehttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116Santos, Prisco Junio Sousahttp://lattes.cnpq.br/72010182783245572023-11-16T18:00:55Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Prisco Junio Sousa. As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9815porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-17T05:03:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-11-17T05:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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