A dinâmica da inovação em bionegócios no Estado do Amazonas: um estudo dos segmentos de alimentos e bebidas e fitoterápicos e fitocosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Kleber Abreu
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5998925827023470
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3103
Resumo: Foi objetivo desse projeto, avaliar a dinâmica da inovação em bionegócios na cidade de Manaus, nas empresas de alimentos & bebidas e fitoterápicos & fitocosméticos, a partir da investigação das suas práticas, com base na realização de entrevistas estruturadas. Foi possível detectar que os elementos que caracterizam a inovação se manifestam de forma mais intensa nos segmentos de fitoterápicos & fitocosméticos, do que nos segmentos de alimentos & bebidas. Pôde-se concluir também que o ambiente inovativo para essas organizações começa a ganhar um pouco mais de robustez, fato evidenciado quando se observa a articulação da maioria das empresas com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT‟s) e com órgãos de apoio empresarial. Em alguns casos, essa relação parece ser mais sinérgica, em outros casos nem tanto, porém é importante notar que há uma busca por essa cooperação. A preocupação e o interesse das empresas de fitoterápicos & fitocosméticos em concorrer à editais de subvenção e o esforço que tem sido feito para inovar por meio do acesso a fundações que disponibilizam recursos para as atividades de inovação e ainda a utilização de recursos financeiros próprios, revela um novo cenário para essas organizações. Isso sugere que a disponibilidade de recursos governamentais, de forma contínua, e o desenvolvimento de programas que estimulem a interação entre universidades e a iniciativa privada, podem estimular o surgimento de novas empresas nos referidos segmentos. A partir dessas constatações pôde-se detectar a existência de atividades inovativas no grupo de empresas examinado que, embora ainda não se possa afirmar que formem um conjunto articulado e eficaz em cada uma delas, podem servir de base para orientar políticas de incentivo e estratégias empresariais necessárias ao desenvolvimento do segmento de alimentos & bebidas e fitoterápicos & fitocosméticos.
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