Aves e aeronaves: um encontro inconveniente: gestão ambiental aplicada à mitigação do risco aviário em Manaus/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Felipe Malcher
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1547646712937598
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6567
Resumo: Colisões entre aves e aviões são uma das grandes preocupações para a aviação em todo o mundo devido a alguns fatores como o risco que elas causam à vida das pessoas e o custo financeiro provocado pelos danos e perdas de aeronaves. Como aves e aeronaves compartilham o espaço aéreo para realizarem seus deslocamentos, controlar o risco de colisão entre elas torna-se um grande desafio, haja vista que o volume do tráfego aéreo cresce significativamente, a cada ano. Este trabalho buscou investigar as estratégias de gestão ambiental adotadas pela INFRAERO e Aeronáutica no âmbito de seus respectivos aeroportos. Averigua quais ações e técnicas são adotadas no controle do risco aviário na cidade Manaus/AM, com foco no Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes e Aeroporto de Ponta Pelada. O trabalho foi estruturado em dois capítulos. O primeiro analisa o risco aviário e as variáveis envolvidas em sua gestão, a partir de uma metodologia calcada em análise quantitativa de dados estatísticos. O segundo capítulo discorre sobre os conceitos e estratégias de gestão ambiental, com foco na gestão de resíduos sólidos, e seus impactos na mitigação do risco aviário. Para isso, tece-se uma abordagem sobre os aspectos gerais do perigo aviário, com sua contextualização no Brasil, seguido das análises da gestão de resíduos sólidos aplicada à mitigação desse risco a partir do depoimento de gestores e membros de equipes responsáveis pelo gerenciamento do risco aviário nos dois aeroportos estudados. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo. As avaliações realizadas neste estudo foram feitas a partir da mensuração e análise dos registros de colisões entre aves e aeronaves ocorridas no período de estudo de 2011 a 2014. A Ficha CENIPA 15 é utilizada pelos aeroportos analisados como o principal instrumento de registro e troca de informações sobre colisões entre aves e aeronaves. Em síntese, o Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes apresentou o número mais elevado de colisões tanto por ano quanto no período analisado, bem como uma variedade de cerca de 24 espécies envolvidas em colisões com aeronaves no período estudado. No Aeroporto de Ponta Pelada todas as colisões registradas foram com aves da espécie Coragyps atratus, o urubu-de-cabeça-preta. A maioria das colisões ocorreu na fase de decolagem. Nos dois aeroportos estudados, a fuselagem e o radome das aeronaves foram as mais atingidas. A maior parte das colisões ocorreu durante o dia. A disposição incorreta de resíduos sólidos é apontada como principal causa do risco aviário em Manaus-AM. As ações educativas das comunidades aeroportuária e de entorno são tidas como relevantes e primordiais no tocante à gestão eficaz do risco aviário. Enfim, a questão do risco aviário vai além da deposição de resíduos sólidos urbanos, perpassando pela presença de fauna dentro e fora dos sítios aeroportuários e a conscientização das comunidades aeroportuárias e de entorno acerca do tema, com vistas à prevenção de acidentes aeronáuticos que vitimem seres humanos.
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Averigua quais ações e técnicas são adotadas no controle do risco aviário na cidade Manaus/AM, com foco no Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes e Aeroporto de Ponta Pelada. O trabalho foi estruturado em dois capítulos. O primeiro analisa o risco aviário e as variáveis envolvidas em sua gestão, a partir de uma metodologia calcada em análise quantitativa de dados estatísticos. O segundo capítulo discorre sobre os conceitos e estratégias de gestão ambiental, com foco na gestão de resíduos sólidos, e seus impactos na mitigação do risco aviário. Para isso, tece-se uma abordagem sobre os aspectos gerais do perigo aviário, com sua contextualização no Brasil, seguido das análises da gestão de resíduos sólidos aplicada à mitigação desse risco a partir do depoimento de gestores e membros de equipes responsáveis pelo gerenciamento do risco aviário nos dois aeroportos estudados. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo. As avaliações realizadas neste estudo foram feitas a partir da mensuração e análise dos registros de colisões entre aves e aeronaves ocorridas no período de estudo de 2011 a 2014. A Ficha CENIPA 15 é utilizada pelos aeroportos analisados como o principal instrumento de registro e troca de informações sobre colisões entre aves e aeronaves. Em síntese, o Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes apresentou o número mais elevado de colisões tanto por ano quanto no período analisado, bem como uma variedade de cerca de 24 espécies envolvidas em colisões com aeronaves no período estudado. No Aeroporto de Ponta Pelada todas as colisões registradas foram com aves da espécie Coragyps atratus, o urubu-de-cabeça-preta. A maioria das colisões ocorreu na fase de decolagem. Nos dois aeroportos estudados, a fuselagem e o radome das aeronaves foram as mais atingidas. A maior parte das colisões ocorreu durante o dia. A disposição incorreta de resíduos sólidos é apontada como principal causa do risco aviário em Manaus-AM. As ações educativas das comunidades aeroportuária e de entorno são tidas como relevantes e primordiais no tocante à gestão eficaz do risco aviário. Enfim, a questão do risco aviário vai além da deposição de resíduos sólidos urbanos, perpassando pela presença de fauna dentro e fora dos sítios aeroportuários e a conscientização das comunidades aeroportuárias e de entorno acerca do tema, com vistas à prevenção de acidentes aeronáuticos que vitimem seres humanos.Collisions between birds and airplanes are one of the biggest concern for aviation worldwide due to some factors such as the risk they cause to people's lives and the financial cost caused by damage and aircraft losses. As birds and aircrafts share the airspace to accomplish their movements, controlling the risk of collision between them becomes a challenge, given that the volume of air traffic grows significantly each year. This dissertation aimed to investigate the environmental management strategies adopted by INFRAERO and Brazilian Air Force within their respective airports. Finds out what actions and techniques are adopted to control aviary risk in the city of Manaus / AM, focusing on the Manaus International Airport / Eduardo Gomes and Ponta Pelada Airport. The dissertation was divided into two chapters. The first analyzes the danger risk and the variables involved in its management, from a grounded methodology for quantitative analysis of statistical data. The second chapter discusses the concepts and environmental management strategies, focusing on solid waste management, and their impact on mitigation aviary risk. For this, it weaves an approach on the general aspects of the aviary danger, with its contextualization in Brazil, followed by solid waste management analysis applied to mitigate this risk from the testimony of managers and team members responsible for the management of the aviary risk in the two airports studied. The methodology used was content analysis. The evaluations performed in this study were made from the measurement and analysis of collisions records between birds and aircrafts occurred in the study period from 2011 to 2014. The file CENIPA 15 is used by the analyzed airports as the main recording instrument and exchange of information on collisions between birds and aircrafts. In summary, the Manaus International Airport / Eduardo Gomes presented the highest number of collisions both per year as the period analyzed, as well as a range of about 24 species involved in collisions with aircrafts in the period studied. In Ponta Pelada Airport all registered collisions were with birds of the species Coragyps atratus, the black-headed vulture. Most collisions occurred on takeoff phase. In both airports studied, the fuselage and the radome of the aircraft were the hardest hit. Most collisions occurred during the day. The improper disposal of solid waste is identified as the main cause of the aviary risk in Manaus-AM. The educational activities of the airport and surrounding communities are considered relevant and primary with regard to the effective management of aviary risk. Finally, the question of the aviary risk goes beyond the disposal of municipal solid waste, passing by the presence of wildlife in and out of the airport sites and the awareness of airport communities and environment on the subject, with a view to the prevention of aircraft accidents that victimizes human beings.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Ciências AgráriasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaSilva, Neliton Marques dahttp://lattes.cnpq.br/2951411669963459Moraes, Felipe Malcherhttp://lattes.cnpq.br/15476467129375982018-08-29T15:35:44Z2016-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Felipe Malcher. Aves e aeronaves: um encontro inconveniente: gestão ambiental aplicada à mitigação do risco aviário em Manaus/AM. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6567porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-23T14:38:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-23T14:38:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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