Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2882 |
Resumo: | A dissertação objetiva uma análise etnográfica sobre os Regimes e Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé . A pesquisa foi pensada a partir de uma reflexão sobre as mudanças nos modos de proceder a cura, evidenciada nas práticas dos pajés e membros das comunidades indígenas Sateré-Mawé. Falantes do tronco lingüístico Tupi, segundo Curt Nimuendaju (1948) a língua Sateré-Mawé desde o século XVIII vem incorporando numerosas palavras da língua geral. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2009 e 2010 em Manaus nas aldeias Y apyrehyt (terceira luva da Tucandeira) e Waikiru (estrela) localizadas no bairro da Redenção, conjunto Santos Dumont, no Tarumã-Açu nas aldeias Hiwy (Gavião) e Inhaã-beé (chocalho do joelho) e, no município de Iranduba/Am na aldeia Sahu-Apé (casco de tatu) localizada na Estrada Manoel Urbano, Km 37. Identificou-se um total de 42 famílias Sateré-Mawé nas aldeias percorridas. A maioria depende economicamente da venda e produção do artesanato, o qual envolve adultos, jovens, crianças de ambos os sexos. Os Sateré-Mawé são conhecidos como os filhos do guaraná , devido seus ancestrais terem domesticado a Cupana sorbilis guaraná (waranã na língua materna). Na pesquisa de campo encontramos vários especialistas como pajés, benzedores(as), feiticeiros, essas denominações partem dos próprios interlocutores e indicam a constante presença de pajelança entre os Sateré-Mawé, mesmo sem a presença desses especialistas. Partindo do principio da cosmologia encontramos a origem dessa ciência, como por exemplo, o conhecimento de plantas medicinais para curar e prevenir doenças, as rezas , a obediência a certas regras de comportamento social. Segundo os Sateré-Mawé poderá surgir entre eles um(a) pajé, que através de sonhos consegue prever o futuro e tragédias na aldeia, isto ocorre pela aproximação de espíritos curandeiros , que ensinam através de sonhos, as curas para doenças, e avisam de certos acontecimentos que poderiam vir a prejudicar a vida na aldeia. Portanto, podemos dizer preliminarmente que o que determina a ação de pajelança é um regime de cura, que entrelaça regras, comportamentos, normas a serem seguidas. O curar , enfeitiçar , benzer , estão repletos de intenções em que o poder envolve o contato com seres imateriais invisíveis , espíritos , e com os humanos. As práticas de pajelança fazem parte do mundo do indígena e não indígena que de alguma forma está inserido na cosmologia que vem se transformando nas práticas cotidianas. As razões para buscar a cura por meio participativo demonstra que o regime de cura procura o estabelecimento e equilíbrio da saúde, propósito principal dos Sateré-Mawé e não índios. |
id |
UFAM_5d74637dfe84334f71a866e314e4fd4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2882 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-MawéSateré-MawéPajelançaCuraRegimesTransformaçõesSateré-MawéShamanismHealingSchemesTransformationsCIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAA dissertação objetiva uma análise etnográfica sobre os Regimes e Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé . A pesquisa foi pensada a partir de uma reflexão sobre as mudanças nos modos de proceder a cura, evidenciada nas práticas dos pajés e membros das comunidades indígenas Sateré-Mawé. Falantes do tronco lingüístico Tupi, segundo Curt Nimuendaju (1948) a língua Sateré-Mawé desde o século XVIII vem incorporando numerosas palavras da língua geral. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2009 e 2010 em Manaus nas aldeias Y apyrehyt (terceira luva da Tucandeira) e Waikiru (estrela) localizadas no bairro da Redenção, conjunto Santos Dumont, no Tarumã-Açu nas aldeias Hiwy (Gavião) e Inhaã-beé (chocalho do joelho) e, no município de Iranduba/Am na aldeia Sahu-Apé (casco de tatu) localizada na Estrada Manoel Urbano, Km 37. Identificou-se um total de 42 famílias Sateré-Mawé nas aldeias percorridas. A maioria depende economicamente da venda e produção do artesanato, o qual envolve adultos, jovens, crianças de ambos os sexos. Os Sateré-Mawé são conhecidos como os filhos do guaraná , devido seus ancestrais terem domesticado a Cupana sorbilis guaraná (waranã na língua materna). Na pesquisa de campo encontramos vários especialistas como pajés, benzedores(as), feiticeiros, essas denominações partem dos próprios interlocutores e indicam a constante presença de pajelança entre os Sateré-Mawé, mesmo sem a presença desses especialistas. Partindo do principio da cosmologia encontramos a origem dessa ciência, como por exemplo, o conhecimento de plantas medicinais para curar e prevenir doenças, as rezas , a obediência a certas regras de comportamento social. Segundo os Sateré-Mawé poderá surgir entre eles um(a) pajé, que através de sonhos consegue prever o futuro e tragédias na aldeia, isto ocorre pela aproximação de espíritos curandeiros , que ensinam através de sonhos, as curas para doenças, e avisam de certos acontecimentos que poderiam vir a prejudicar a vida na aldeia. Portanto, podemos dizer preliminarmente que o que determina a ação de pajelança é um regime de cura, que entrelaça regras, comportamentos, normas a serem seguidas. O curar , enfeitiçar , benzer , estão repletos de intenções em que o poder envolve o contato com seres imateriais invisíveis , espíritos , e com os humanos. As práticas de pajelança fazem parte do mundo do indígena e não indígena que de alguma forma está inserido na cosmologia que vem se transformando nas práticas cotidianas. As razões para buscar a cura por meio participativo demonstra que o regime de cura procura o estabelecimento e equilíbrio da saúde, propósito principal dos Sateré-Mawé e não índios.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasMuseu AmazônicoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialRodrigues, José Exequiel Basinihttp://lattes.cnpq.br/8521382192383104Souza, Kalinda Félix dehttp://lattes.cnpq.br/34039055290401902015-04-11T13:59:43Z2015-04-102011-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Kalinda Félix de. Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:21:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé |
title |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé |
spellingShingle |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé Souza, Kalinda Félix de Sateré-Mawé Pajelança Cura Regimes Transformações Sateré-Mawé Shamanism Healing Schemes Transformations CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
title_short |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé |
title_full |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé |
title_fullStr |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé |
title_full_unstemmed |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé |
title_sort |
Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé |
author |
Souza, Kalinda Félix de |
author_facet |
Souza, Kalinda Félix de http://lattes.cnpq.br/3403905529040190 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3403905529040190 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, José Exequiel Basini http://lattes.cnpq.br/8521382192383104 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Kalinda Félix de http://lattes.cnpq.br/3403905529040190 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sateré-Mawé Pajelança Cura Regimes Transformações Sateré-Mawé Shamanism Healing Schemes Transformations CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
topic |
Sateré-Mawé Pajelança Cura Regimes Transformações Sateré-Mawé Shamanism Healing Schemes Transformations CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
description |
A dissertação objetiva uma análise etnográfica sobre os Regimes e Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé . A pesquisa foi pensada a partir de uma reflexão sobre as mudanças nos modos de proceder a cura, evidenciada nas práticas dos pajés e membros das comunidades indígenas Sateré-Mawé. Falantes do tronco lingüístico Tupi, segundo Curt Nimuendaju (1948) a língua Sateré-Mawé desde o século XVIII vem incorporando numerosas palavras da língua geral. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2009 e 2010 em Manaus nas aldeias Y apyrehyt (terceira luva da Tucandeira) e Waikiru (estrela) localizadas no bairro da Redenção, conjunto Santos Dumont, no Tarumã-Açu nas aldeias Hiwy (Gavião) e Inhaã-beé (chocalho do joelho) e, no município de Iranduba/Am na aldeia Sahu-Apé (casco de tatu) localizada na Estrada Manoel Urbano, Km 37. Identificou-se um total de 42 famílias Sateré-Mawé nas aldeias percorridas. A maioria depende economicamente da venda e produção do artesanato, o qual envolve adultos, jovens, crianças de ambos os sexos. Os Sateré-Mawé são conhecidos como os filhos do guaraná , devido seus ancestrais terem domesticado a Cupana sorbilis guaraná (waranã na língua materna). Na pesquisa de campo encontramos vários especialistas como pajés, benzedores(as), feiticeiros, essas denominações partem dos próprios interlocutores e indicam a constante presença de pajelança entre os Sateré-Mawé, mesmo sem a presença desses especialistas. Partindo do principio da cosmologia encontramos a origem dessa ciência, como por exemplo, o conhecimento de plantas medicinais para curar e prevenir doenças, as rezas , a obediência a certas regras de comportamento social. Segundo os Sateré-Mawé poderá surgir entre eles um(a) pajé, que através de sonhos consegue prever o futuro e tragédias na aldeia, isto ocorre pela aproximação de espíritos curandeiros , que ensinam através de sonhos, as curas para doenças, e avisam de certos acontecimentos que poderiam vir a prejudicar a vida na aldeia. Portanto, podemos dizer preliminarmente que o que determina a ação de pajelança é um regime de cura, que entrelaça regras, comportamentos, normas a serem seguidas. O curar , enfeitiçar , benzer , estão repletos de intenções em que o poder envolve o contato com seres imateriais invisíveis , espíritos , e com os humanos. As práticas de pajelança fazem parte do mundo do indígena e não indígena que de alguma forma está inserido na cosmologia que vem se transformando nas práticas cotidianas. As razões para buscar a cura por meio participativo demonstra que o regime de cura procura o estabelecimento e equilíbrio da saúde, propósito principal dos Sateré-Mawé e não índios. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-20 2015-04-11T13:59:43Z 2015-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Kalinda Félix de. Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2882 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Kalinda Félix de. Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Museu Amazônico BR UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Museu Amazônico BR UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234093283115008 |