Protagonismo feminino e violência em Simá - romance histórico do Alto Amazonas -, de Lourenço Araújo e Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Neivana Rolim de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7379763667216837
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7948
Resumo: A dissertação Protagonismo feminino e violência em Simá– Romance Histórico do Alto Amazonas –, de Lourenço Araújo e Amazonas realiza uma abordagem sobre violação, virgindade e protagonismo feminino no Romantismo, considerando a análise crítica de Simá. Com o objetivo de abordar a temática proposta, o texto encontra-se assim organizado: a primeira seção apresenta as origens do gênero romance e as definições de Romantismo para compreensão sobre o protagonismo feminino exercido por Simá, personagem que intitula a obra; em seguida, a segunda seção evidencia o olhar etnocentrista e o processo de aculturação dos indígenas que se justifica por conta de uma suposta inferioridade dos povos autóctones, sendo apresentadas as questões de misoginia e violência atreladas ao comportamento das personagens masculinas e à postura dos colonizadores; posteriormente, na terceira seção o texto aborda as questões de gênero e a condição feminina que permeiam o escrito romântico de Lourenço Araújo e Amazonas. Dessa forma, a partir na leitura crítica de Simá– Romance Histórico do Alto Amazonas –, de Lourenço Araújo e Amazonas estão abordadas as temáticas atinentes à virgindade, à violação e ao protagonismo feminino, temáticas para as quais recorremos às contribuições de Howard Bloch, Pierre Bourdieu e Mary Del Priore, dentre outros e outras, que subsidiam a análise crítica da condição da mulher no decurso do tempo. Por conseguinte, o trabalho conta com as perspectivas teóricas de Joseph Campbell, Mikhail Bakhtin e György Lukács, autores cujas leituras foram utilizadas para pensar o Romantismo e os desencadeamentos da narrativa, os comportamentos das personagens dentro da obra e como o contexto social interfere diretamente nesta construção. As análises foram conduzidas pelo método da Teoria da Residualidade Literária e Cultural, de Roberto Pontes, doravante TRLC, que fornece os subsídios para explicar as relações do texto literário com o passado, com outras épocas e espaços e do qual destacamos as orientações atinentes à teoria do Imaginário Social.
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Com o objetivo de abordar a temática proposta, o texto encontra-se assim organizado: a primeira seção apresenta as origens do gênero romance e as definições de Romantismo para compreensão sobre o protagonismo feminino exercido por Simá, personagem que intitula a obra; em seguida, a segunda seção evidencia o olhar etnocentrista e o processo de aculturação dos indígenas que se justifica por conta de uma suposta inferioridade dos povos autóctones, sendo apresentadas as questões de misoginia e violência atreladas ao comportamento das personagens masculinas e à postura dos colonizadores; posteriormente, na terceira seção o texto aborda as questões de gênero e a condição feminina que permeiam o escrito romântico de Lourenço Araújo e Amazonas. Dessa forma, a partir na leitura crítica de Simá– Romance Histórico do Alto Amazonas –, de Lourenço Araújo e Amazonas estão abordadas as temáticas atinentes à virgindade, à violação e ao protagonismo feminino, temáticas para as quais recorremos às contribuições de Howard Bloch, Pierre Bourdieu e Mary Del Priore, dentre outros e outras, que subsidiam a análise crítica da condição da mulher no decurso do tempo. Por conseguinte, o trabalho conta com as perspectivas teóricas de Joseph Campbell, Mikhail Bakhtin e György Lukács, autores cujas leituras foram utilizadas para pensar o Romantismo e os desencadeamentos da narrativa, os comportamentos das personagens dentro da obra e como o contexto social interfere diretamente nesta construção. As análises foram conduzidas pelo método da Teoria da Residualidade Literária e Cultural, de Roberto Pontes, doravante TRLC, que fornece os subsídios para explicar as relações do texto literário com o passado, com outras épocas e espaços e do qual destacamos as orientações atinentes à teoria do Imaginário Social.The dissertation Female Protagonism and Violence in Simá - Historical Romance of Alto Amazonas -, by Lourenço Araújo e Amazonas, deals with violation, virginity and female protagonism in Romanticism, considering a critical analysis of Simá. With the aim of addressing the proposed theme, the text is organized as follows: the first section presents the origins of the romance genre and the definitions of romanticism for understanding the female protagonism exercised by Simá, the character who titled the work; then, a second section highlights the ethnocentric look and the process of acculturation of the indigenous people that is justified by the supposed inferiority of the indigenous peoples, answering the questions of misogyny and violence linked to the behavior of the male characters and the position of the colonizers; later, in the third section, the text addresses gender issues and the female condition that permeates the romantic writing of Lourenço Araújo e Amazonas. Thus, from the critical reading of Simá - Historical Romance of Alto Amazonas -, by Lourenço Araújo e Amazonas, they are approached as themes pertaining to virginity, rape and female protagonism, themes for which we resort to the contributions of Howard Bloch, Pierre Bourdieu and Mary Del Priore, among others, which support the critical analysis of the condition of women over time. Therefore, the work relies on the theoretical perspectives of Joseph Campbell, Mikhail Bakhtin and György Lukács, whose readings were fundamental to think about Romanticism and the triggering of the narrative, the behavior of the characters within the work and how the social context directly interferes in this construction. The analyses were carried out by the method of Theory of Literary and Cultural Residuality, by Roberto Pontes, hereinafter TRLC, which offers the subsidies to explain the relations of the literary text with the past, with other times and spaces and of which we highlight as guidelines related to the theory of the Social Imaginary.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasNascimento, Cássia Maria Bezerra dohttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535Pereira, Danglei de Castrohttp://lattes.cnpq.br/8377774749228753Zucolo, Nicia Petrecelihttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466Lima, Neivana Rolim dehttp://lattes.cnpq.br/73797636672168372020-09-30T16:23:22Z2019-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Neivana Rolim de. Protagonismo feminino e violência em Simá - romance histórico do Alto Amazonas -, de Lourenço Araújo e Amazonas. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7948porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-10-01T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-10-01T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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