A prática e a formação docente no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as concepções teóricas e os saberes docentes do professor, para o desenvolvimento das aulas de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município. O presente estudo classifica-se em uma Pesquisa Empírica e quanto aos seus objetivos pode ser classificado como descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, sendo realizado nas Escolas Estaduais do município de Humaitá, Estado do Amazonas, que possuem o Ensino Médio Regular. Primeiramente, foi realizada uma Pesquisa Documental com os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do Curso de Ciências: Biologia e Química para definir os verificar as problemáticas observadas durante o período de Estágio Supervisionado dos mesmos em relação ao tema deste estudo. Em seguida, a pesquisa de campo levantou dados sobre o tema, através de entrevistas aos professores da disciplina de Biologia das Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A análise dos dados se deu através do Materialismo Histórico Dialético, e ao final pôde-se chegar a um panorama sobre a questão da importância da formação inicial e contínua dos professores de Biologia, assim como de suas concepções teóricas e saberes docentes que norteiam suas práticas pedagógicas em sala de aula. |
id |
UFAM_626ab8b48786c1679de8657837ea95fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7120 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A prática e a formação docente no ensino de biologiaPapel do professorFormação docentePráticas pedagógicasEnsino e educaçãoMaterialismo histórico dialéticoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as concepções teóricas e os saberes docentes do professor, para o desenvolvimento das aulas de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município. O presente estudo classifica-se em uma Pesquisa Empírica e quanto aos seus objetivos pode ser classificado como descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, sendo realizado nas Escolas Estaduais do município de Humaitá, Estado do Amazonas, que possuem o Ensino Médio Regular. Primeiramente, foi realizada uma Pesquisa Documental com os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do Curso de Ciências: Biologia e Química para definir os verificar as problemáticas observadas durante o período de Estágio Supervisionado dos mesmos em relação ao tema deste estudo. Em seguida, a pesquisa de campo levantou dados sobre o tema, através de entrevistas aos professores da disciplina de Biologia das Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A análise dos dados se deu através do Materialismo Histórico Dialético, e ao final pôde-se chegar a um panorama sobre a questão da importância da formação inicial e contínua dos professores de Biologia, assim como de suas concepções teóricas e saberes docentes que norteiam suas práticas pedagógicas em sala de aula.The present work has the objective to show the formation and the pedagogical practices of the teachers of Biology of the State Schools in the municipality of Humaitá-Amazonas. The problem of this research emphasizes the importance of teacher training for the development of pedagogical practices within the school environment, taking into account the theoretical conceptions and teacher knowledge of the teacher, for the development of Biology classes in public high schools of the County. The present study is classified in an Empirical Research and its objectives can be classified as descriptive and explanatory, with a qualitative approach, being carried out in the State Schools of the municipality of Humaitá, State of Amazonas, which have the Regular High School. Firstly, a Documentary Survey was carried out with the Course Conclusion Works of the Academics of the Biology and Chemistry Course to define the problems observed during the Supervised Internship period in relation to the subject of this study. Then the field research collected data on the subject, through interviews with the professors of the Biology discipline of the State Schools Álvaro Maia, Oswaldo Cruz and Plínio Ramos Coelho. The analysis of the data took place through the Dialectical Historical Materialism, and in the end it was possible to arrive at a panorama on the importance of the initial and continuous formation of the teachers of Biology, as well as of their theoretical conceptions and teaching knowledge that guide their practices in the classroom.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesSilva, Viviane Vidal dahttp://lattes.cnpq.br/4787853604608970Alves, Maria Isabel Alonsohttp://lattes.cnpq.br/1157608326062043Almeida, Edslei Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/6485432925797946Silva, Paula Rayanny Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/43293674923616762019-05-02T20:31:34Z2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Paula Rayanny Mendonça. A prática e a formação docente no ensino de biologia. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-06T14:05:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-06T14:05:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática e a formação docente no ensino de biologia |
title |
A prática e a formação docente no ensino de biologia |
spellingShingle |
A prática e a formação docente no ensino de biologia Silva, Paula Rayanny Mendonça Papel do professor Formação docente Práticas pedagógicas Ensino e educação Materialismo histórico dialético CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
A prática e a formação docente no ensino de biologia |
title_full |
A prática e a formação docente no ensino de biologia |
title_fullStr |
A prática e a formação docente no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
A prática e a formação docente no ensino de biologia |
title_sort |
A prática e a formação docente no ensino de biologia |
author |
Silva, Paula Rayanny Mendonça |
author_facet |
Silva, Paula Rayanny Mendonça http://lattes.cnpq.br/4329367492361676 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4329367492361676 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Viviane Vidal da http://lattes.cnpq.br/4787853604608970 Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Almeida, Edslei Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/6485432925797946 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Rayanny Mendonça http://lattes.cnpq.br/4329367492361676 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papel do professor Formação docente Práticas pedagógicas Ensino e educação Materialismo histórico dialético CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Papel do professor Formação docente Práticas pedagógicas Ensino e educação Materialismo histórico dialético CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as concepções teóricas e os saberes docentes do professor, para o desenvolvimento das aulas de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município. O presente estudo classifica-se em uma Pesquisa Empírica e quanto aos seus objetivos pode ser classificado como descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, sendo realizado nas Escolas Estaduais do município de Humaitá, Estado do Amazonas, que possuem o Ensino Médio Regular. Primeiramente, foi realizada uma Pesquisa Documental com os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do Curso de Ciências: Biologia e Química para definir os verificar as problemáticas observadas durante o período de Estágio Supervisionado dos mesmos em relação ao tema deste estudo. Em seguida, a pesquisa de campo levantou dados sobre o tema, através de entrevistas aos professores da disciplina de Biologia das Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A análise dos dados se deu através do Materialismo Histórico Dialético, e ao final pôde-se chegar a um panorama sobre a questão da importância da formação inicial e contínua dos professores de Biologia, assim como de suas concepções teóricas e saberes docentes que norteiam suas práticas pedagógicas em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02T20:31:34Z 2019-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Paula Rayanny Mendonça. A prática e a formação docente no ensino de biologia. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120 |
identifier_str_mv |
SILVA, Paula Rayanny Mendonça. A prática e a formação docente no ensino de biologia. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732033698594816 |