A religiosidade e o homem amazônida: a construção da subjetividade a partir de sua prática religiosa nos cultos de Matriz Africana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ênio José de Andrade
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2264249611241390
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5002
Resumo: A busca pelo sagrado, sempre, se fez presente na vida do homem que esteve voltado a prática de sua religiosidade ou espiritualidade, portanto o fenômeno religioso através da busca mística e da prática do sincretismo que envolve uma miscelânea de práticas e rituais que visam proporcionar o bem-estar do sujeito permeia o contexto da civilização humana e não seria diferente na região que habitamos, porém como entender a proximidade de uma prática religiosa a qual não tivemos aproximação extrema, como este homem constrói sua subjetividade com base em práticas tão diferentes de sua cultura. Esta investigação se propôs a investigação de como o homem amazônida, em específico o do Amazonas, constrói sua subjetividade a partir do contato com os cultos de matriz africana, tendo como base de análise a filosofia de Martin Heidegger. È uma pesquisa de natureza qualitativa e desenvolveu a partir dos conceitos propostos pela fenomenologia que busca fazer a compreensão do outro a partir de seu discurso. O método foi o fenomenológico de pesquisa em Psicologia e foi utilizada a entrevista fenomenológica efetuada com 11 participantes de práticas religiosas orientadas pela Federação de Umbanda e Cultos de Matriz Afro Brasileira do Estado do Amazonas - FUCABEAM , e os dados foram coletados após a aprovação do projeto de pesquisa pelo comitê de ética da UFAM, autorização da instituição e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos participantes. Os dados foram coletados a partir de entrevista áudio gravadas com uma duração em média de 30 minutos a duas horas cada no período de março a agosto de 2015 a partir da questão norteadora: Gostaria que o Sr.(a). descrevesse para mim a sua relação com o candomblé (ou Umbanda) como se deu o contato e sua entrada para a religião?Destes discursos foram identificadas Unidades de significados que permitiram a formação de Categorias de Análise que serviram para a compreensão de como os indivíduos constituíam sua subjetividade a partir das práticas com os cultos de matriz africana. O estudo revelou que os indivíduos praticantes dos cultos de matriz Africana Umbanda e Candomblé constituem sua subjetividade pautados em um processo de cuidar-do-outro ou ser-com-o-outro numa proposta de que cuidando do outro este ser cuida de si próprio. Percebo que em sua trajetória histórica, cada um deles foi mergulhando no conhecimento acerca das religiões de matriz africana que professam e o estado de humor propiciou a compreensão de seu papel, de suas possibilidades, de seu poder-ser. Concomitantemente, outra existenciália se faz presente, a interpretação que Heidegger (2009, p. 204) compreende como a “elaboração das possibilidades projetadas na compreensão”. Estabelece-se a indicação do para quê, desvelando o sentido. O sentido de sermembro de religião de matriz africana; o sentido de assumir as características de personalidade de seus mestres ou guias; o sentido para as facticidades vivenciadas cotidianamente que resultaram em ser quem são hoje, dirigentes de terreiros/barracões, responsabilizando-se por cada um daqueles que os procuram, no objetivo de propugnar conhecimento, alívio, cuidado.
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Esta investigação se propôs a investigação de como o homem amazônida, em específico o do Amazonas, constrói sua subjetividade a partir do contato com os cultos de matriz africana, tendo como base de análise a filosofia de Martin Heidegger. È uma pesquisa de natureza qualitativa e desenvolveu a partir dos conceitos propostos pela fenomenologia que busca fazer a compreensão do outro a partir de seu discurso. O método foi o fenomenológico de pesquisa em Psicologia e foi utilizada a entrevista fenomenológica efetuada com 11 participantes de práticas religiosas orientadas pela Federação de Umbanda e Cultos de Matriz Afro Brasileira do Estado do Amazonas - FUCABEAM , e os dados foram coletados após a aprovação do projeto de pesquisa pelo comitê de ética da UFAM, autorização da instituição e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos participantes. Os dados foram coletados a partir de entrevista áudio gravadas com uma duração em média de 30 minutos a duas horas cada no período de março a agosto de 2015 a partir da questão norteadora: Gostaria que o Sr.(a). descrevesse para mim a sua relação com o candomblé (ou Umbanda) como se deu o contato e sua entrada para a religião?Destes discursos foram identificadas Unidades de significados que permitiram a formação de Categorias de Análise que serviram para a compreensão de como os indivíduos constituíam sua subjetividade a partir das práticas com os cultos de matriz africana. O estudo revelou que os indivíduos praticantes dos cultos de matriz Africana Umbanda e Candomblé constituem sua subjetividade pautados em um processo de cuidar-do-outro ou ser-com-o-outro numa proposta de que cuidando do outro este ser cuida de si próprio. Percebo que em sua trajetória histórica, cada um deles foi mergulhando no conhecimento acerca das religiões de matriz africana que professam e o estado de humor propiciou a compreensão de seu papel, de suas possibilidades, de seu poder-ser. Concomitantemente, outra existenciália se faz presente, a interpretação que Heidegger (2009, p. 204) compreende como a “elaboração das possibilidades projetadas na compreensão”. Estabelece-se a indicação do para quê, desvelando o sentido. O sentido de sermembro de religião de matriz africana; o sentido de assumir as características de personalidade de seus mestres ou guias; o sentido para as facticidades vivenciadas cotidianamente que resultaram em ser quem são hoje, dirigentes de terreiros/barracões, responsabilizando-se por cada um daqueles que os procuram, no objetivo de propugnar conhecimento, alívio, cuidado.The search for the sacred, always, was made present in the man's life that was returned the practice of his/her religiosity or spirituality, therefore the religious phenomenon through the mystic search and of the practice of the syncretism that involves a miscellany of practices and rituals that seek to provide the subject's wellbeing it permeates the context of the human civilization and it would not be different in the area that we inhabited, however how to understand the proximity of a religious practice which we didn't have extreme approach, as this man builds his or her subjectivity with base in practices so different from his or her culture. This investigation intended the investigation of as the man amazônida, in specific the one of Amazon, builds its subjectivity starting from the contact with the cults of African head office, tends as analysis base Martin Heidegger's philosophy. It’s a qualitative research nature and it developed starting from the concepts proposed by the phenomenology that looks for to do the understanding of the other starting from his/her speech. The method was the research phenomenological in Psychology and the phenomenological interview was used made with 11 participants of religious practices guided by the Federation of Umbanda and Cults of Head office Brazilian Afro of the State of Amazon - FUCABEAM, and the data were collected after the approval of the research project by the committee of ethics of UFAM, authorization of the institution and signature of the term of free and illustrious consent for the participants. The data were collected starting from interview audio recorded with a duration on average of 30 minutes at two hours each in the period of March to August of 2015 starting from the guiding question: I would like that you would describe how was your first relationship with the candomblé (or Umbanda) and how did you feel about your entrance for the religion? About these speeches were identified Units of meanings that allowed the formation of Categories of Analysis that were for the understanding of as the individuals they constituted of his/her subjectivity starting from the practices with the cults of African head office. The study revealed that the practicing individuals of the cults of head office African Umbanda and Candomblé constitute the subjectivity ruled in a process of take care-pity-other or be-with-the-other in a proposal that taking care of the other this being takes care of itself own. I notice that in the historical path, each one of them went diving in the knowledge concerning the religions of African head office that profess and the humor state propitiated the understanding of their role, of their possibilities, of their canbeing. As the same time other way of existence is made present, the interpretation that Heidegger (2009, p. 204). The understands as the "elaboration of the possibilities projected in the understanding". The Settles down the indication of what and what for something, revealing the sense. The sense of be-member of religion of African head office; the sense of assuming the characteristics of their masters' personality or guides; the sense for the factuality lived daily that resulted in to be who they are today, their temples leaders, taking the responsibility for each one of those that seek them, in the objective of defend knowledge, relief, care.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaCastro, Ewerton Helder Bentes dehttp://lattes.cnpq.br/9404811031167076Goto, Tommy AkiraSilva, Iolete Ribeiro daRodrigues, Ênio José de Andradehttp://lattes.cnpq.br/22642496112413902016-05-24T15:22:40Z2015-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Ênio José de Andrade. A religiosidade e o homem amazônida: a construção da subjetividade a partir de sua prática religiosa nos cultos de Matriz Africana. 2015. 120 f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-25T05:04:17Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-25T05:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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