Universidade Empreendedora e o empreendedorismo acadêmico na formação dos discentes de Engenharia da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8413 |
Resumo: | Essa investigação se deu para identificar o nível de conhecimento sobre empreendedorismo, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação dos discentes de engenharia da Faculdade de Tecnologia, principalmente os que se envolvem com iniciação científica e inovação tecnológica. Quanto aos objetivos, a meta geral foi mapear como esses temas são trabalhados na formação dos alunos de engenharia da FT. Os objetivos específicos são: identificar o conhecimento dos graduandos dos cursos de engenharia da FT, relativo à PI, especialmente no que se refere ao empreendedorismo com foco em inovação; identificar se os coordenadores de curso e membros da Comissão de Avaliação reconhecem as indicações e normativas para oferecer formação em empreendedorismo e inovação; demonstrar o estado-da-arte sobre políticas, ações e práticas de empreendedorismo e inovação nos ambientes universitários; analisar documentação, PDI, PPC, Matriz curricular e os Relatórios de Gestão, para identificar as ações que apoiam a Política de Inovação da Instituição, especificamente as que implementam práticas de empreendedorismo focados em inovação com aplicação nos cursos de graduação da FT; e propor um ambiente para troca de demanda e solução que envolva pesquisa e desenvolvimento. A perspectiva metodológica empregada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva, quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica, documental e levantamento. A metodologia se apoiou em revisão sistemática de literatura, análise documental, análise de dados do AVALIES 2019, coleta de dados por meio de formulário eletrônico aos coordenadores de curso e membros da Comissão de avaliação dos cursos de engenharia da FT. Em relação à justificativa da pesquisa, é a expectativa de composição de uma sistemática que proporcione e incentive ações conjuntas objetivando dar condições para que os cursos de engenharia da FT promovam formação empreendedora, com foco em propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O resultado apontou principalmente a falta de atualização dos PPC para cumprir a Resolução 002/2019 da CNE/CES, pois esta normatização recomenda o desenvolvimento dessas temáticas no perfil do egresso de engenharia. Espera-se que o conjunto desta pesquisa contribua para o despertar de setores, gestão, administrativos e acadêmicos da UFAM para aumentar a implementação do empreendedorismo com foco em inovação nos cursos de graduação em engenharia da Faculdade de Tecnologia. Bem como forneça apoio para implantação de um conjunto de ações, métodos e políticas que deverão promover o empreendedorismo e inovação nesses cursos. |
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Universidade Empreendedora e o empreendedorismo acadêmico na formação dos discentes de Engenharia da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do AmazonasEntrepreneurial University and academic entrepreneurship in the training of Engineering students at the Faculty of Technology of the Federal University of AmazonasUniversidad emprendedora y emprendimiento académico en la formación de estudiantes de Ingeniería en la Facultad de Tecnología de la Universidad Federal de AmazonasEmpreendedorismoPropriedade intelectualCIENCIAS SOCIAIS APLICADASUniversidade empreendedoraPropriedade intelectualEmpreendedorismo acadêmicoInovação tecnológicaIniciação científicaEssa investigação se deu para identificar o nível de conhecimento sobre empreendedorismo, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação dos discentes de engenharia da Faculdade de Tecnologia, principalmente os que se envolvem com iniciação científica e inovação tecnológica. Quanto aos objetivos, a meta geral foi mapear como esses temas são trabalhados na formação dos alunos de engenharia da FT. Os objetivos específicos são: identificar o conhecimento dos graduandos dos cursos de engenharia da FT, relativo à PI, especialmente no que se refere ao empreendedorismo com foco em inovação; identificar se os coordenadores de curso e membros da Comissão de Avaliação reconhecem as indicações e normativas para oferecer formação em empreendedorismo e inovação; demonstrar o estado-da-arte sobre políticas, ações e práticas de empreendedorismo e inovação nos ambientes universitários; analisar documentação, PDI, PPC, Matriz curricular e os Relatórios de Gestão, para identificar as ações que apoiam a Política de Inovação da Instituição, especificamente as que implementam práticas de empreendedorismo focados em inovação com aplicação nos cursos de graduação da FT; e propor um ambiente para troca de demanda e solução que envolva pesquisa e desenvolvimento. A perspectiva metodológica empregada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva, quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica, documental e levantamento. A metodologia se apoiou em revisão sistemática de literatura, análise documental, análise de dados do AVALIES 2019, coleta de dados por meio de formulário eletrônico aos coordenadores de curso e membros da Comissão de avaliação dos cursos de engenharia da FT. Em relação à justificativa da pesquisa, é a expectativa de composição de uma sistemática que proporcione e incentive ações conjuntas objetivando dar condições para que os cursos de engenharia da FT promovam formação empreendedora, com foco em propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O resultado apontou principalmente a falta de atualização dos PPC para cumprir a Resolução 002/2019 da CNE/CES, pois esta normatização recomenda o desenvolvimento dessas temáticas no perfil do egresso de engenharia. Espera-se que o conjunto desta pesquisa contribua para o despertar de setores, gestão, administrativos e acadêmicos da UFAM para aumentar a implementação do empreendedorismo com foco em inovação nos cursos de graduação em engenharia da Faculdade de Tecnologia. Bem como forneça apoio para implantação de um conjunto de ações, métodos e políticas que deverão promover o empreendedorismo e inovação nesses cursos.This investigation was carried out to identify the level of knowledge about entrepreneurship, intellectual property, technology transfer and innovation of engineering students at the Faculty of Technology, especially those involved in scientific initiation and technological innovation. As for the objectives, the general goal was to map how these themes are worked on in the training of FT engineering students. The specific objectives are: to identify the knowledge of graduates of engineering courses at FT, related to IP, especially with regard to entrepreneurship with a focus on innovation; identify whether the course coordinators and members of the Evaluation Committee recognize the indications and regulations to offer training in entrepreneurship and innovation; demonstrate the state-of-the-art on policies, actions and practices of entrepreneurship and innovation in university environments; analyze documentation, PDI, PPC, Curriculum Matrix and Management Reports, to identify actions that support the Institution's Innovation Policy, specifically those that implement entrepreneurship practices focused on innovation with application in FT undergraduate courses; and propose an environment for exchange of demand and solution that involves research and development. The methodological perspective used in this research is a qualitative approach, with regard to its objectives, it is descriptive, and with regard to technical procedures, it is bibliographic, documental and survey. The methodology was based on a systematic literature review, document analysis, data analysis of AVALIES 2019, data collection through an electronic form for course coordinators and members of the Evaluation Committee of FT engineering courses. Regarding the justification for the research, it is the expectation of composing a system that provides and encourages joint actions aiming to provide conditions for FT's engineering courses to promote entrepreneurial training, with a focus on intellectual property and technology transfer. The result mainly pointed to the lack of updating of the PPC to comply with CNE/CES Resolution 002/2019, as this standardization recommends the development of these themes in the profile of engineering graduates. It is expected that the set of this research will contribute to the awakening of sectors, management, administrative and academics at UFAM to increase the implementation of entrepreneurship with a focus on innovation in engineering undergraduate courses at the Faculty of Technology. As well as providing support for the implementation of a set of actions, methods and policies that should promote entrepreneurship and innovation in these courses.Esta investigación se llevó a cabo para identificar el nivel de conocimiento sobre emprendimiento, propiedad intelectual, transferencia de tecnología e innovación de los estudiantes de ingeniería de la Facultad de Tecnología, especialmente aquellos involucrados en la iniciación científica y la innovación tecnológica. En cuanto a los objetivos, el objetivo general fue mapear cómo se trabajan estos temas en la formación de los estudiantes de ingeniería de FT. Los objetivos específicos son: identificar los conocimientos de los egresados de los cursos de ingeniería en FT, relacionados con la PI, especialmente en lo que respecta al emprendimiento con enfoque en la innovación; identificar si los coordinadores del curso y los miembros del Comité Evaluador reconocen las indicaciones y normativas para ofrecer formación en emprendimiento e innovación; demostrar el estado del arte en políticas, acciones y prácticas de emprendimiento e innovación en entornos universitarios; analizar documentación, PDI, PPC, Matriz Curricular e Informes de Gestión, para identificar las acciones que apoyan la Política de Innovación de la Institución, específicamente aquellas que implementan prácticas de emprendimiento enfocadas a la innovación con aplicación en las carreras de FT; y proponer un entorno de intercambio de demanda y solución que implique investigación y desarrollo. La perspectiva metodológica utilizada en esta investigación es un enfoque cualitativo, en cuanto a sus objetivos, es descriptiva, y en cuanto a procedimientos técnicos, es bibliográfica, documental y de relevamiento. La metodología se basó en una revisión sistemática de la literatura, análisis de documentos, análisis de datos de AVALIES 2019, recolección de datos a través de un formulario electrónico para los coordinadores de cursos y miembros del Comité de Evaluación de los cursos de ingeniería de FT. En cuanto a la justificación de la investigación, es la expectativa de componer un sistema que brinde y fomente acciones conjuntas que tengan como objetivo brindar condiciones para los cursos de ingeniería de FT para promover la formación emprendedora, con enfoque en propiedad intelectual y transferencia de tecnología. El resultado apuntó principalmente a la falta de actualización del PPC para dar cumplimiento a la Resolución 002/2019 de la CNE / CES, ya que esta estandarización recomienda el desarrollo de estos temas en el perfil de los egresados de ingeniería. Se espera que el conjunto de esta investigación contribuya al despertar de los sectores, gerenciales, administrativos y académicos de la UFAM para incrementar la implementación del emprendimiento con un enfoque en la innovación en las carreras de ingeniería de la Facultad de Tecnología. Además de brindar apoyo para la implementación de un conjunto de acciones, métodos y políticas que deben promover el emprendimiento y la innovación en estos cursos.No Apêndice I da Dissertação está o Produto PROFNIT como resultado do mestrado profissional. O Produto PROFNIT também vai como documento independente no TEDE.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Estudos SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a InovaçãoKuwahara, Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/5693681670847561Vilela Júnior, Dalton Chaveshttp://lattes.cnpq.br/1930261992371151Costa, Joaquim Maciel dahttp://lattes.cnpq.br/9220131365530767Kieling, Antônio Cláudiohttp://lattes.cnpq.br/2276542034087411Oliveira, Lúcia Martins Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/3338004719061407https://orcid.org/0000-0002-2644-06592021-08-26T18:40:21Z2021-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Lúcia Martins Pereira de. Universidade empreendedora e o empreendedorismo acadêmico na formação dos discentes de Engenharia da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. 2021. 235 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8413porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T02:06:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-11-10T02:06:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Essa investigação se deu para identificar o nível de conhecimento sobre empreendedorismo, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação dos discentes de engenharia da Faculdade de Tecnologia, principalmente os que se envolvem com iniciação científica e inovação tecnológica. Quanto aos objetivos, a meta geral foi mapear como esses temas são trabalhados na formação dos alunos de engenharia da FT. Os objetivos específicos são: identificar o conhecimento dos graduandos dos cursos de engenharia da FT, relativo à PI, especialmente no que se refere ao empreendedorismo com foco em inovação; identificar se os coordenadores de curso e membros da Comissão de Avaliação reconhecem as indicações e normativas para oferecer formação em empreendedorismo e inovação; demonstrar o estado-da-arte sobre políticas, ações e práticas de empreendedorismo e inovação nos ambientes universitários; analisar documentação, PDI, PPC, Matriz curricular e os Relatórios de Gestão, para identificar as ações que apoiam a Política de Inovação da Instituição, especificamente as que implementam práticas de empreendedorismo focados em inovação com aplicação nos cursos de graduação da FT; e propor um ambiente para troca de demanda e solução que envolva pesquisa e desenvolvimento. A perspectiva metodológica empregada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva, quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica, documental e levantamento. A metodologia se apoiou em revisão sistemática de literatura, análise documental, análise de dados do AVALIES 2019, coleta de dados por meio de formulário eletrônico aos coordenadores de curso e membros da Comissão de avaliação dos cursos de engenharia da FT. Em relação à justificativa da pesquisa, é a expectativa de composição de uma sistemática que proporcione e incentive ações conjuntas objetivando dar condições para que os cursos de engenharia da FT promovam formação empreendedora, com foco em propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O resultado apontou principalmente a falta de atualização dos PPC para cumprir a Resolução 002/2019 da CNE/CES, pois esta normatização recomenda o desenvolvimento dessas temáticas no perfil do egresso de engenharia. Espera-se que o conjunto desta pesquisa contribua para o despertar de setores, gestão, administrativos e acadêmicos da UFAM para aumentar a implementação do empreendedorismo com foco em inovação nos cursos de graduação em engenharia da Faculdade de Tecnologia. Bem como forneça apoio para implantação de um conjunto de ações, métodos e políticas que deverão promover o empreendedorismo e inovação nesses cursos. |
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