Índice da competitividade logística de cargas em contêineres nos portos da cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minori, Américo Matsuo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4215713305764369
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2290
Resumo: Operações portuárias são atividades complexas que envolvem, entre outros aspectos: consolidação de cargas e respectiva movimentação; transbordo e armazenagem, processos de liberação, informação e controle, além da infraestrutura necessária. Considerando a importância das cargas em contêineres para atendimento do Polo Industrial de Manaus (PIM), o trabalho avaliou o sistema de liberação de cargas em contêineres nos Terminais de Uso Privativo (TUP) da cidade de Manaus, nas operações de cabotagem e de longo curso e determinou um índice de desempenho, considerando as peculiaridades locais. Este instrumento de avaliação surge como um modelo que permite avaliar e indicar a competitividade do sistema de liberação de cargas em contêineres nos portos da capital amazonense. A metodologia fundamentou-se na revisão bibliográfica para fortalecer a determinação do instrumento de avaliação; pesquisa de campo para levantamento das informações, na Agência Nacional Transporte Aquaviário (ANTAQ), nos TUP e armadores. O índice elaborado foi denominado Índice de Desempenho Logístico (IDL) da cidade de Manaus e o valor encontrado foi igual a 0,5. Esta avaliação classifica os TUP com o conceito Regular de acordo com o modelo elaborado. O conceito Regular indica que o sistema de liberação de cargas não atende à necessidade do PIM de forma a torná-lo competitivo diante do cenário globalizado ou mercado sem fronteiras. A fim de verificar a consistência do resultado obtido, o mesmo foi submetido à análise pelos participantes da pesquisa que foram os TUP e armadores, para conhecer a dimensão da concordância ou discordância do IDL determinado de acordo com o trabalho. O instrumento de avaliação da opinião de concordância ou discordância foi baseado na Escala de Likert ajustada para a finalidade do trabalho. Apesar da diversidade de opiniões, no geral houve uma tendência de concordância do resultado. Como contribuição prática do trabalho propõe-se que o modelo seja usado como instrumento de avaliação de desempenho logístico aquaviário da cidade de Manaus, com periodicidade anual, considerando os últimos três anos em razão da redução de variações sazonais. Para facilitar a utilização do modelo de índice encontra-se no Apêndice um manual de como determinar o IDL.
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A metodologia fundamentou-se na revisão bibliográfica para fortalecer a determinação do instrumento de avaliação; pesquisa de campo para levantamento das informações, na Agência Nacional Transporte Aquaviário (ANTAQ), nos TUP e armadores. O índice elaborado foi denominado Índice de Desempenho Logístico (IDL) da cidade de Manaus e o valor encontrado foi igual a 0,5. Esta avaliação classifica os TUP com o conceito Regular de acordo com o modelo elaborado. O conceito Regular indica que o sistema de liberação de cargas não atende à necessidade do PIM de forma a torná-lo competitivo diante do cenário globalizado ou mercado sem fronteiras. A fim de verificar a consistência do resultado obtido, o mesmo foi submetido à análise pelos participantes da pesquisa que foram os TUP e armadores, para conhecer a dimensão da concordância ou discordância do IDL determinado de acordo com o trabalho. O instrumento de avaliação da opinião de concordância ou discordância foi baseado na Escala de Likert ajustada para a finalidade do trabalho. Apesar da diversidade de opiniões, no geral houve uma tendência de concordância do resultado. Como contribuição prática do trabalho propõe-se que o modelo seja usado como instrumento de avaliação de desempenho logístico aquaviário da cidade de Manaus, com periodicidade anual, considerando os últimos três anos em razão da redução de variações sazonais. Para facilitar a utilização do modelo de índice encontra-se no Apêndice um manual de como determinar o IDL.Port operations are complex activities that involve, among other things: consolidation of cargo and its movement; transshipment and storage, release processes, information and control, and the necessary infrastructure. Considering the importance of cargo in containers to meet the Industrial Pole of Manaus (IPM), the study evaluated the delivery system of cargo in containers in Terminals Private Use (TPU) of the city of Manaus, in cabotage operations and long-haul and determined an index of performance, considering the local peculiarities. This assessment tool appears as a model for assessing and indicating the competitiveness of the system release cargo in containers in the ports of the capital of Amazonas. The methodology was based on the literature review to strengthen the determination of the assessment instrument; fieldwork for the survey information, the National Agency for Waterway Transportation (NAWT), in TPU and shipowners. The index was developed called Logistics Performance Index (LPI) from the city of Manaus and the value was equal to 0.5. This assessment classifies the concept TPU Regular according to the model developed. The concept Regular indicates that the cargo clearance system does not meet the need of IPM in order to make it competitive on the global scenario or borderless market. In order to check the consistency of the results obtained, it was analyzed by the research participants who were TPU and shipowners, to know the extent of agreement or disagreement of the LPI determined in accordance with the work. The evaluation instrument of agreement or disagreement of opinion was based on the Likert Scale adjusted to the purpose of the work. Despite the diversity of opinions in general there was a tendency of agreement of the results. As practical contribution of the work it is proposed that the model be used as a tool for performance evaluation of logistics waterway city of Manaus, on an annual basis for the last three years due to the reduction of seasonal variations. To facilitate the use of the index model can be found in Appendix a manual of how to determine the IDL.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoRocha, Augusto César BarretoMinori, Américo Matsuohttp://lattes.cnpq.br/42157133057643692015-04-11T13:41:02Z2013-12-092013-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMINORI, Américo Matsuo. Índice da competitividade logística de cargas em contêineres nos portos da cidade de Manaus. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-10T15:32:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-10T15:32:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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