Civilização do automóvel: a BR 319 e a opção rodoviarista brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcelo da Silveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1215773198292553
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3380
Resumo: O presente trabalho busca compreender as razões/motivações que levaram a República Federativa do Brasil a optar historicamente pelo modal rodoviário como principal meio de indução do desenvolvimento nacional à revelia do gigantismo territorial e de sua consequente pluralidade de realidades econômicas, sociais e ambientais. Para tal, foi realizada uma análise da escolha pela manutenção deste padrão no contexto do século XXI, tendo como recorte do trabalho o projeto de reconstrução da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), que é bastante elucidativo, visto que esta foi uma estrada projetada e construída num dos principais momentos de boom rodoviarista nacional e que, apesar de ter sido completamente pavimentada, não se manteve funcional. Assim, o trabalho pretende demonstrar, através das peculiaridades desta estrada, a força desse projeto de desenvolvimento no país que, mesmo em contextos extremamente diversos e, especialmente, num momento em que em diversas partes do mundo se discutem novas formas ou racionalidades para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, se mantém presente nas propostas governamentais brasileiras.
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spelling Civilização do automóvel: a BR 319 e a opção rodoviarista brasileiraCivilização do automóvelAmazôniaBR-319, RodoviarismoModelos de DesenvolvimentoCivilization of the automobileAmazonBR-319Road transportDevelopment modelsCIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIAO presente trabalho busca compreender as razões/motivações que levaram a República Federativa do Brasil a optar historicamente pelo modal rodoviário como principal meio de indução do desenvolvimento nacional à revelia do gigantismo territorial e de sua consequente pluralidade de realidades econômicas, sociais e ambientais. Para tal, foi realizada uma análise da escolha pela manutenção deste padrão no contexto do século XXI, tendo como recorte do trabalho o projeto de reconstrução da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), que é bastante elucidativo, visto que esta foi uma estrada projetada e construída num dos principais momentos de boom rodoviarista nacional e que, apesar de ter sido completamente pavimentada, não se manteve funcional. Assim, o trabalho pretende demonstrar, através das peculiaridades desta estrada, a força desse projeto de desenvolvimento no país que, mesmo em contextos extremamente diversos e, especialmente, num momento em que em diversas partes do mundo se discutem novas formas ou racionalidades para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, se mantém presente nas propostas governamentais brasileiras.This study seeks to understand the reasons/motivations that led to the Federative Republic of Brazil to choose historically roads as the main means of inducing national development, despite the gigantism of its territory and its consequent diversity of economic, social and environmental realities. To this, it was performed a choice s analysis for maintaining this standard in the context of the twenty-first century, focusing on the work of the BR-319 s reconstruction project, that connects Manaus (AM) to Porto Velho (RO), which is quite elucidative, since this was a road designed and built in one of the key moments of national road transport boom and that although it was completely paved it not remained functional. Thus, the paper aims to show the road s peculiarities through of the strength of this country development project, even in highly diverse context and, especially, at a time in that various parts of the world is discussing new ways or rationales for the socio-economic and environmental, is still present in the Brazilian government proposals.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-Graduação em SociologiaWitkoski, Antonio CarlosRodrigues, Marcelo da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/12157731982925532015-04-22T22:04:13Z2015-04-092011-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Marcelo da Silveira. Civilização do automóvel: a BR 319 e a opção rodoviarista brasileira. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:44:09Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:44:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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