Mentalidade e residualidade do ano mil N'Os Sertões, de Euclides da Cunha
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5863 |
Resumo: | O ano mil construído no mundo reduzido e cristão é tema da presente pesquisa que investigou acerca do imaginário medieval sertanejo em Os Sertões, de Euclides da Cunha. Alicerçada em pesquisas bibliográficas, a análise da obra é realizada a partir de uma perspectiva literáriohistórica, conforme orientam a Teoria da Residualidade Literária e Cultural (PONTES, 1999) e a História das Mentalidades (DUBY, 1961). Partimos do pressuposto de que nada é novo na literatura ou na cultura e do conceito das Mentalidades, que trata da forma de pensar de uma época, identificando e analisando o modo de agir dos indivíduos e de como determinados acontecimentos são construídos e permanecem na memória coletiva ao longo do tempo. Pretendemos, por meio dessas duas teorias, evidenciar o literário, ressaltando os fatores que desencadearam a construção do personagem Antônio Conselheiro como um líder místico católico, pelo viés do messianismo milenarista, verificando as avaliações que historiadores e literatos efetuaram em relação a essa contiguidade, além de ressaltar as condições sociais, econômicas e políticas da República Velha e como essas estruturas colaboraram para a persistência de um sertão medievo. |
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Mentalidade e residualidade do ano mil N'Os Sertões, de Euclides da CunhaLiteraturaMentalidadeTeoria da ResidualidadeMilenarismoOs Sertões (Euclides da Cunha)LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASO ano mil construído no mundo reduzido e cristão é tema da presente pesquisa que investigou acerca do imaginário medieval sertanejo em Os Sertões, de Euclides da Cunha. Alicerçada em pesquisas bibliográficas, a análise da obra é realizada a partir de uma perspectiva literáriohistórica, conforme orientam a Teoria da Residualidade Literária e Cultural (PONTES, 1999) e a História das Mentalidades (DUBY, 1961). Partimos do pressuposto de que nada é novo na literatura ou na cultura e do conceito das Mentalidades, que trata da forma de pensar de uma época, identificando e analisando o modo de agir dos indivíduos e de como determinados acontecimentos são construídos e permanecem na memória coletiva ao longo do tempo. Pretendemos, por meio dessas duas teorias, evidenciar o literário, ressaltando os fatores que desencadearam a construção do personagem Antônio Conselheiro como um líder místico católico, pelo viés do messianismo milenarista, verificando as avaliações que historiadores e literatos efetuaram em relação a essa contiguidade, além de ressaltar as condições sociais, econômicas e políticas da República Velha e como essas estruturas colaboraram para a persistência de um sertão medievo.The year one thousand built in the reduced and Christian world is the theme of the present research which investigated about the sertanejo medieval imaginary in Os Sertões, Euclides da Cunha. Anchored in bibliographical researches, the analysis of the work is taken from and literary and historical perspective according to Teoria da Residualidade Literária e Cultural (PONTES, 1999) and História das Mentalidades (DUBY, 1961). We have assumed that nothing is new in Literature and Culture and from the concept of Mentalities, which treats about the way of thought from an age, identifying and analyzing the way of individuals act and how some events are built and remain in the collective memory over time. We intend by means of those two theories emphasize Literature, reinforcing character Antonio Conselheiro as a mystic and Catholic leader, bias millenariasm and messianism, verifying the evaluations of historians and literati undertook in relation to that contiguity and yet reinforcing the social, economic and political conditions of the First Brazilian Republic as well as how those structures cooperate with the endurance of medieval sertão.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasNascimento, Cássia Maria Bezerra dohttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535Ramos, Cláudia de Socorro Simashttp://lattes.cnpq.br/23068136149113802017-08-25T18:37:39Z2017-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Cláudia de Socorro Simas. Mentalidade e residualidade do ano mil N'Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5863porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-08-26T05:03:53Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-08-26T05:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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