Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168 |
Resumo: | O tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoas |
id |
UFAM_660dc9c81b5faf28b2a6b17a3a95016a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3168 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professoresEducação de SurdosMediadores TecnológicosLíngua de SinaisEducation of the DeafTechnological MediatorsSign LanguageCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoasThe theme of this study is the education of the deaf and the implications of the use of technological intermediaries in teacher`s education. Aiming at large, understand how to configure and articulate New Technologies of Information and Communication in Deaf Education in the city of Manaus-AM. The specific objectives are to identify the contributions of New Information Technologies and Communications for the Education of Deaf and see how the new technologies of information and communication are negotiated and problematized by the deaf and professionals involved with the education of this group. The research was performed at the Course of Literature / Brazilian Sign Language, developed in distance mode from the Federal University of Santa Catarina, in the center of the Federal University of Amazonas. The methodological procedures were graded in qualitative methodology and used the technique of individual interviews with semi-structured instruments. The research subjects were the deaf students and technical-pedagogical staff of the pole of the Federal University of Amazonas. Among the results, we identified that the use of technological mediators contributes, positively, to the training of deaf educators, especially if they are planned according to their specificities, namely, from the sign language and visual culture. It s considered of utmost importance that institutions of higher education in the country, especially public ones, should offer quality education and personalize service to deaf people, because these actions constitute themselves in affirmative and citizen policies and contribute to reducing social exclusion and education of these people.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças CorrêaScantbelruy, Iranvith Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/97366989531970792015-04-22T21:55:33Z2013-10-042010-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:53:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:53:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores |
title |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores |
spellingShingle |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores Scantbelruy, Iranvith Cavalcante Educação de Surdos Mediadores Tecnológicos Língua de Sinais Education of the Deaf Technological Mediators Sign Language CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores |
title_full |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores |
title_fullStr |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores |
title_sort |
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores |
author |
Scantbelruy, Iranvith Cavalcante |
author_facet |
Scantbelruy, Iranvith Cavalcante http://lattes.cnpq.br/9736698953197079 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9736698953197079 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scantbelruy, Iranvith Cavalcante http://lattes.cnpq.br/9736698953197079 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Surdos Mediadores Tecnológicos Língua de Sinais Education of the Deaf Technological Mediators Sign Language CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Educação de Surdos Mediadores Tecnológicos Língua de Sinais Education of the Deaf Technological Mediators Sign Language CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoas |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-28 2013-10-04 2015-04-22T21:55:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168 |
identifier_str_mv |
SCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732006087491584 |