Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168
Resumo: O tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoas
id UFAM_660dc9c81b5faf28b2a6b17a3a95016a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3168
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professoresEducação de SurdosMediadores TecnológicosLíngua de SinaisEducation of the DeafTechnological MediatorsSign LanguageCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoasThe theme of this study is the education of the deaf and the implications of the use of technological intermediaries in teacher`s education. Aiming at large, understand how to configure and articulate New Technologies of Information and Communication in Deaf Education in the city of Manaus-AM. The specific objectives are to identify the contributions of New Information Technologies and Communications for the Education of Deaf and see how the new technologies of information and communication are negotiated and problematized by the deaf and professionals involved with the education of this group. The research was performed at the Course of Literature / Brazilian Sign Language, developed in distance mode from the Federal University of Santa Catarina, in the center of the Federal University of Amazonas. The methodological procedures were graded in qualitative methodology and used the technique of individual interviews with semi-structured instruments. The research subjects were the deaf students and technical-pedagogical staff of the pole of the Federal University of Amazonas. Among the results, we identified that the use of technological mediators contributes, positively, to the training of deaf educators, especially if they are planned according to their specificities, namely, from the sign language and visual culture. It s considered of utmost importance that institutions of higher education in the country, especially public ones, should offer quality education and personalize service to deaf people, because these actions constitute themselves in affirmative and citizen policies and contribute to reducing social exclusion and education of these people.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças CorrêaScantbelruy, Iranvith Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/97366989531970792015-04-22T21:55:33Z2013-10-042010-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:53:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:53:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
spellingShingle Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
Educação de Surdos
Mediadores Tecnológicos
Língua de Sinais
Education of the Deaf
Technological Mediators
Sign Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_full Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_fullStr Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_full_unstemmed Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_sort Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
author Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
author_facet Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Surdos
Mediadores Tecnológicos
Língua de Sinais
Education of the Deaf
Technological Mediators
Sign Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação de Surdos
Mediadores Tecnológicos
Língua de Sinais
Education of the Deaf
Technological Mediators
Sign Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-28
2013-10-04
2015-04-22T21:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168
identifier_str_mv SCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006087491584