Traços e desenhos da formação profissional: a escolha como processo sob o olhar da política pública no contexto amazônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moya, Maria Angélica Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6428794635648235
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7384
Resumo: A dissertação analisa as questões educacionais voltadas para os processos que orientam e condicionam a definição de um curso universitário, a partir do ambiente escolar do Ensino Médio da rede pública estadual do Amazonas. Organiza-se este estudo a partir de três grandes categorias: vocação, orientação profissional e formação profissional, ordenadas didaticamente numa composição circular, para compreensão da temática em três vertentes (a visão do estudante, a influência da família e o mercado de trabalho), quando associadas à escolha do curso universitário pelo estudante. Os passos descritos relacionam-se ao cenário das ações ou políticas públicas estabelecidas à opção por um curso universitário. Entender esse processo, que teoricamente condiciona a formação profissional, mostrou-se um desafio, pois envolveu questões contraditórias, como os desejos do sujeito, as exigências da família e as diretrizes do mercado. Neste sentido, a opção em falar de políticas públicas no campo da orientação profissional desenvolveu-se em duas dimensões. As formalizadas (definidas por leis escritas), as quais se apresentam mediante determinado contexto e interesse político, e as materializadas (manifesta nas práticas educativas). Assim sendo, o estudo configurou-se em uma abordagem que se estrutura com base no materialismo histórico e se desenha com técnicas que partem, circulam e amparam-se em aportes teórico-científicos das categorias propostas, dados documentais relacionados à temática proposta e a pesquisa de campo, com a técnica do grupo focal (GF), que priorizou a perspectiva dos estudantes e demais sujeitos envolvidos. A estrutura do trabalho é composta de três seções: a primeira aborda o aspecto teórico e conceitual, tendo em vista uma discussão histórica das categorias elencadas que se associam ao processo de escolha de uma profissão; a segunda seção concentra-se na discussão sobre o Estado e as políticas públicas relacionadas à temática; e a terceira seção caracteriza os processos e ações existentes na rede pública estadual de ensino, que orientam para uma área ou curso superior de formação profissional dos estudantes, indicando como se constituem as escolhas de áreas, universidades e cursos superiores que constituem os primeiros traços da formação profissional dos estudantes que começa a se desenhar ao final do Ensino Médio, como demanda e necessidade do contexto amazônico. Desse modo, a pesquisa analisou e interpretou dados relacionados diretamente ao desenvolvimento do GF, articulados diretamente às duas primeiras seções. Isso resultou na construção de um quadro com as ações e condicionantes presentes no processo de escolha do curso universitário. Na estrutura, houve a opção de não construir um elemento exclusivo para os aspectos metodológicos, pois foram abordados no decorrer de cada etapa, em um esforço de dizer, descrever e analisar aquilo que temos, queremos e fazemos no interior da escrita do texto dissertativo. Por fim, o trabalho apresenta uma importante contribuição ao fazer uso de princípios da ciência aberta, como a acessibilidade, a gratuidade e a transparência dos dados que visam fortalecer a socialização de conhecimento.
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Os passos descritos relacionam-se ao cenário das ações ou políticas públicas estabelecidas à opção por um curso universitário. Entender esse processo, que teoricamente condiciona a formação profissional, mostrou-se um desafio, pois envolveu questões contraditórias, como os desejos do sujeito, as exigências da família e as diretrizes do mercado. Neste sentido, a opção em falar de políticas públicas no campo da orientação profissional desenvolveu-se em duas dimensões. As formalizadas (definidas por leis escritas), as quais se apresentam mediante determinado contexto e interesse político, e as materializadas (manifesta nas práticas educativas). Assim sendo, o estudo configurou-se em uma abordagem que se estrutura com base no materialismo histórico e se desenha com técnicas que partem, circulam e amparam-se em aportes teórico-científicos das categorias propostas, dados documentais relacionados à temática proposta e a pesquisa de campo, com a técnica do grupo focal (GF), que priorizou a perspectiva dos estudantes e demais sujeitos envolvidos. A estrutura do trabalho é composta de três seções: a primeira aborda o aspecto teórico e conceitual, tendo em vista uma discussão histórica das categorias elencadas que se associam ao processo de escolha de uma profissão; a segunda seção concentra-se na discussão sobre o Estado e as políticas públicas relacionadas à temática; e a terceira seção caracteriza os processos e ações existentes na rede pública estadual de ensino, que orientam para uma área ou curso superior de formação profissional dos estudantes, indicando como se constituem as escolhas de áreas, universidades e cursos superiores que constituem os primeiros traços da formação profissional dos estudantes que começa a se desenhar ao final do Ensino Médio, como demanda e necessidade do contexto amazônico. Desse modo, a pesquisa analisou e interpretou dados relacionados diretamente ao desenvolvimento do GF, articulados diretamente às duas primeiras seções. Isso resultou na construção de um quadro com as ações e condicionantes presentes no processo de escolha do curso universitário. Na estrutura, houve a opção de não construir um elemento exclusivo para os aspectos metodológicos, pois foram abordados no decorrer de cada etapa, em um esforço de dizer, descrever e analisar aquilo que temos, queremos e fazemos no interior da escrita do texto dissertativo. Por fim, o trabalho apresenta uma importante contribuição ao fazer uso de princípios da ciência aberta, como a acessibilidade, a gratuidade e a transparência dos dados que visam fortalecer a socialização de conhecimento.The dissertation analyzes the educational issues related to the processes that guide and condition the definition of a university course, from the middle school environment of the state public network of Amazonas. This study is organized from three broad categories: vocation, professional orientation and professional formation, arranged in a circular composition, to understand the theme in three dimensions (student's vision, family influence and the labor market), when associated with the choice of university course by the student. The described steps are related to the scenario of the actions or public policies established to the option for a university course. Understanding this process, which theoretically conditions vocational training, was challenging, since it involved contradictory questions such as the subject's desires, family demands, and market directives. In this sense, the option to speak of public policies in the field of professional orientation has developed in two dimensions. Formalized (defined by written laws), which are presented by a particular context and political interest, and materialized (manifest in educational practices) Thus, the study was based on an approach that is structured on the basis of historical materialism and is drawn with techniques that depart, circulate and support theoretical and scientific contributions of the proposed categories, documentary data related to the proposed theme and research with the focus group technique (GF), which prioritized the perspective of students and other subjects involved. The structure of the work is composed of three sections: the first deals with the theoretical and conceptual aspects, in view of a historical discussion of the categories listed that are associated with the process of choosing a profession; the second section concentrates on the discussion about the State and the public policies related to the theme; and the third section characterizes the processes and actions that exist in the state public school system, which guide students to an area or higher vocational training course, indicating the choices of areas, universities and higher education courses that are the first features of professional training of students that begins to be designed at the end of High School, as demand and necessity of the Amazonian context . Thus, the research analyzed and interpreted data directly related to the development of GF, articulated directly to the first two sections. This resulted in the construction of a framework with the actions and constraints present in the process of choosing the university course. In the structure, there was the option of not constructing an element unique to the methodological aspects, since they were approached during each stage, in an effort to say, describe and analyze what we have, want and do within the writing of the dissertation text. Finally, the work has an important contribution in making use of principles of open science, such as accessibility, gratuity and transparency of data that aim to strengthen the socialization of knowledge.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGarcia, Fabiane Maiahttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303Vergara Fregoso, Marthahttp://lattes.cnpq.br/3097987485594330Mourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Falcão, Nádia Macielhttp://lattes.cnpq.br/5182856984673000Moya, Maria Angélica Diashttp://lattes.cnpq.br/64287946356482352019-09-24T18:07:23Z2999-12-312019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOYA, Maria Angélica Dias. Traços e desenhos da formação profissional: a escolha como processo sob o olhar da política pública no contexto amazônico. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7384porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-06-26T05:03:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-06-26T05:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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