Gestão escolar e participação da comunidade leste de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Edla Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1586747721284754
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3203
Resumo: O trabalho traz os resultados da pesquisa referentes à participação da comunidade na gestão de escolas públicas de ensino fundamental do sistema municipal de ensino da zona leste de Manaus. Apresenta as políticas públicas para a educação no país, a partir de 1990 e os reflexos na política educacional firmada para o sistema municipal de ensino manauense, focalizando as ações para a gestão das escolas públicas de ensino fundamental. A pesquisa verifica as formas de participação da comunidade no processo de gestão escolar, em especial no Projeto Político-Pedagógico PPP e analisa essa participação à luz da gestão democrática do ensino público firmada nos princípios e nas diretrizes da educação nacional. A fundamentação teórica da concepção e das novas abordagens de gestão democrática da educação e do projeto político-pedagógico, em articulação com a metodologia, sustenta a análise temática. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa na análise documental, destacando, dentre outros, os seguintes documentos selecionados: programas, planos de ação e regimento geral das escolas, projeto político-pedagógico. Como também, a análise qualitativa nas entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram realizadas com gestores escolares, pedagogos, professores, apoio administrativo, pais, representantes da Associação de Pais, Mestres e Comunitários APMCs e da comunidade local. A pesquisa demonstra que os planos e os programas, implantados pela SEMED, em certa medida, insere diretrizes para a gestão democrática na educação básica, tais como a criação do conselho escolar, o papel da APMCs e, sobretudo a realização do projeto político-pedagógico nas escolas públicas. A pesquisa constata que a participação da comunidade nos processos de gestão escolar é inexpressiva. Registra-se, no entanto, que uma das escolas concentra um esforço maior para obter a participação da comunidade nas tomadas de decisões da gestão da escola, inclusive na definição de prioridades e aplicação de recursos geridos pela APMCs. Nas duas escolas pesquisadas, os conselhos escolares não foram implantados e a participação dos pais ou responsáveis fica reduzida às reuniões da escola, na sua maioria centrada no rendimento escolar dos alunos. Além disso, a participação na construção do PPP fica restrita ao diretor, aos pedagogos e aos professores, sem envolver os demais segmentos da comunidade escolar, sendo que em uma das escolas o processo ocorreu de maneira mais participativa. Não obstante os avanços de participação da comunidade nas ações da escola pública de ensino fundamental, a pesquisa revela limitações e desafios no desenvolvimento de processos democráticos da gestão escolar.
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A fundamentação teórica da concepção e das novas abordagens de gestão democrática da educação e do projeto político-pedagógico, em articulação com a metodologia, sustenta a análise temática. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa na análise documental, destacando, dentre outros, os seguintes documentos selecionados: programas, planos de ação e regimento geral das escolas, projeto político-pedagógico. Como também, a análise qualitativa nas entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram realizadas com gestores escolares, pedagogos, professores, apoio administrativo, pais, representantes da Associação de Pais, Mestres e Comunitários APMCs e da comunidade local. A pesquisa demonstra que os planos e os programas, implantados pela SEMED, em certa medida, insere diretrizes para a gestão democrática na educação básica, tais como a criação do conselho escolar, o papel da APMCs e, sobretudo a realização do projeto político-pedagógico nas escolas públicas. A pesquisa constata que a participação da comunidade nos processos de gestão escolar é inexpressiva. Registra-se, no entanto, que uma das escolas concentra um esforço maior para obter a participação da comunidade nas tomadas de decisões da gestão da escola, inclusive na definição de prioridades e aplicação de recursos geridos pela APMCs. Nas duas escolas pesquisadas, os conselhos escolares não foram implantados e a participação dos pais ou responsáveis fica reduzida às reuniões da escola, na sua maioria centrada no rendimento escolar dos alunos. Além disso, a participação na construção do PPP fica restrita ao diretor, aos pedagogos e aos professores, sem envolver os demais segmentos da comunidade escolar, sendo que em uma das escolas o processo ocorreu de maneira mais participativa. Não obstante os avanços de participação da comunidade nas ações da escola pública de ensino fundamental, a pesquisa revela limitações e desafios no desenvolvimento de processos democráticos da gestão escolar.The paper presents the results of research related to community participation in the management of public schools in the school system of the municipal school district east of Manaus. Sets out policies for education in the country since 1990 and reflected in educational policy established so the municipal manauense education, focusing on the actions for the management of public schools in elementary school. The study assesses the ways of community participation in the process of school management, especially in the political-pedagogical - PPP and discusses such issues in light of the democratic management of public education based on the principles and guidelines of national education. The theoretical design and new approaches to democratic management of education and political-pedagogical project, in conjunction with the methodology, supports the thematic analysis. The research uses a qualitative approach in document analysis, highlighting, among others, the following selected documents: programs, action plans and bylaws of the general schools, political and pedagogical project. As well, the qualitative analysis in semi-structured interviews. The interviews were conducted with school managers, educators, teachers, administrative support, parents, representatives of the Association of Parents, Teachers and Community - APMCs and the local community. Research shows that the plans and programs implemented by SEMED to some extent, insert guidelines for democratic management in basic education, such as the creation of the school board, the role of APMCs and especially the creation of a political-pedagogical in public schools. The study finds that community participation in school management processes is negligible. This is, however, that one of the schools focus more effort to get community participation in decision-making of school management, including the prioritization and implementation of resources administered by the APMCs. In two schools surveyed, school boards have not been implemented and the involvement of parents or guardians is reduced to school meetings, mostly focused on student achievement. In addition, participation in construction of PPP is restricted to the director, pedagogues and teachers, without involving other segments of the school community, and in one of the schools the process took place in a more participatory. Despite the advances of community participation in the actions of public high school, the research reveals limitations and challenges in the development of democratic school management.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoPinheiro, Maria das Graças Sá PeixotoCaldas, Edla Cristina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/15867477212847542015-04-22T21:55:53Z2015-04-082009-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCALDAS, Edla Cristina Rodrigues. Gestão escolar e participação da comunidade leste de Manaus. 2009. 108 f. 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