As figuras paternas em A morte de um caixeiro viajante, de Arthur Miller e em A moratória, de Jorge Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Gaspar Rodrigues da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1281729121554864
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8727
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar comparativamente as peças A Morte de um Caixeiro Viajante, de 1949, do dramaturgo norte-americano Arthur Miller e A moratória, de 1955, do dramaturgo brasileiro Jorge Andrade, com foco nas figuras paternas, isto é, o fito de analisar como foram representadas e qual o impacto que desempenharam nos desfechos dos textos dramáticos citados. Nos dois objetos de estudo, as figuras paternas representam figuras masculinas que passam por uma transição histórica. Há personagens coadjuvantes nas peças que delineiam determinadas ações desses protagonistas, isso fica evidenciado a partir da exposição de alguns problemas de relacionamento com o mundo e seus familiares. Os personagens são figuras apresentadas não apenas como homens com masculinidade dominadora, como também indivíduos que possuem problemas pessoais, os quais os tornam inseguros e instáveis emocionalmente. Suas relações com os filhos são parte de maior tensão dramática nas peças, revelando os aspectos trágicos da paternidade no início do século XX. Por meio das personagens nas obras e no modo como elas se relacionam entre si, é possível verificar uma análise feita pelos autores, das consequências negativas do sonho americano e da crise cafeeira de 1929.
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